Voltas
«Damos voltas e voltas, mas, na realidade, só há duas coisas: ou escolhes a vida ou afastas-te dela», José Saramago
São voltas e voltas num mar de dúvidas. Imenso como a angustia que te amarra o peito. É longe, é fundo, num pedaço de papel amarrotado, como uma pequena equação de grau um que aprendes na primária. Ou por ti, quando tens por dentro o espírito e a aventura de mil homens guerreiros, de espada em punho. Já diziam, em tempos, bandeira aos ombros e é pela pátria. Desta vez foi por ti.
São voltas e voltas que dei. São voltas e voltas que deste. Em torno, num rodopio sem mais não, de pequenas pegadas de migalhas – caídas no caminho como nas histórias que ouvíamos em criança.
Não sei mais olhar para essas linhas preenchidas de fórmulas e hesitações. Nem sei mais chegar à conclusão dessa confusa equação da qual mudaste o grau. É nível dois, agora. E os desafios sempre foram o teu alimento nos dias mais escuros. Sempre gostaste disso, pequenos pormenores de aventura, dentro de quatro linhas coloridas.
São voltas e voltas de nada que invertes e colocas em teu favor. E o gozo que isso te dá reflecte-se nesse brilho azul mar dos teus olhos esbugalhadas e cheios de simpatia.
São voltas e voltas em torno desse pedaço de papel, onde E é igual a M e só tu sabes porquê. Mas eu vou atrás, em busca dessa resposta que não me dás. Embora saiba que, provavelmente, nunca hei-de lá chegar. Mesmo assim não me deixas desistir. Juntos sei que podemos dar voltas e voltas em direcção ao desconhecido e chegar ao real em menos tempo do que aquele que demoramos a resolver uma equação matemática. É tudo tão diferente, mas podemos concluir que, por meio de imaginação mais fértil e boa vontade, dois mais dois são cinco. E o riso é mais solto pelo conhecimento de que isso é um total disparate. Mas tu sempre soubeste que o meu mundo é assim: tão diferente do teu, onde não há mais do que simples invenções criadas por um consciente fora de si, em busca de respostas impossíveis de alcançar.
São voltas e voltas no desconhecido, são linhas de papel preto preenchidas por números e letras – misturados por sinais – onde chego todas as manhãs e me recordo de ti.
E são voltas e mais voltas que dou nesse fundo verde de letras brancas, com círculos e palavras que não percebo. É tudo tão difícil, visto assim, mas no final de contas é tudo mais simples quando juntas uma pequena dose de amor, uma pequena porção de aventura, um pequeno gesto de simpatia e o tal desejado reflexo de sabedoria. No final é a solução que importa.
São voltas e voltas. É o processo. São os desenhos. As letras. As cores. Os sons. É muito mais do que aquilo que eu sei. Mas o que eu sei, o pouco que sei, tu sabes também e não é mais que um E=MC elevado a 2.
São voltas e voltas de mistério, mas é mais fácil assim. E não podia ser melhor. É mais fácil. Eu sinto-me bem.
Parte do que sou. Junho, 2009
14 comments
Escolher a vida nem sempre é fácil. Implica gasto de energia e sacrifício.
ResponderEliminarPodemos dar voltas e voltas e voltar sempre ao mesmo sítio, à mesma pessoa.
ResponderEliminarObrigada, minha querida. :')
As voltas só nos ajudam a ver melhor o que nos rodeia ;)
ResponderEliminarEu acho que as voltas que a vida tem são para nosso bem, ajudam-nos a ver as coisas de maneira mais clara!
ResponderEliminarR: querida não vou tirar já o curso, não me fiz entender bem no post, vou só começar a juntar dinheiro e depois quem sabe mas para já não consigo :p
R: sim querida, estou muito motivada :D
ResponderEliminarpronto já comecei, não me estendi no começo, daí estar simples.
ResponderEliminarquero ir revelando as coisas pouco a pouco e não tudo de um vez :)
Lindo!! amei!! :)
ResponderEliminarÉ preciso ter sempre cuidado com as voltas...às vezes ajudam-nos a ver para além do que está diante de nós...mas demasiadas voltas podem deixar-nos desorientados
ResponderEliminarEu já sou tua fã pelos textos! Mas os teus textos também têm mostrado quem tu és e, pelo que tenho visto és uma pessoa formidável, pareces ter a alma de uma pessoa que já viveu 100 anos.
ResponderEliminarNunca fui fã de José Saramago e, só conheci a sua escrita no 12º ano com "memorial do convento" que li do princípio ao fim de muito bom grado. Essa frase que escolheste é muita bonita.
http://morningdreamsfree.blogspot.pt/
Sofia Silva
Beijos*
R: também costumas receber sempre prenda? A que recebi é uma coisa diferente mas já tenho planos para domingo, afinal somos sempre crianças
ResponderEliminarVoltas com a matemática como mestre.
ResponderEliminarA vida nunca para, dá voltas incessantes.
Beijinhos
E como em qualquer escolha/decisão na vida...
ResponderEliminarHá sempre algo que fica para trás.
Sónia
Taras e Manias
"São voltas e voltas num mar de dúvidas", frase que descreve bem a minha vida ultimamente...
ResponderEliminarR: Quem me dera que seja transmitido!! Nem que seja 45 min!!! :)) Acho que choro se tal não acontecer...
A vida é uma constante "correria" ás voltas por vezes são trocadas com o tempo mudam os cheiros, os sons, a frase que antigamente citavam é dita de maneira diferente com o passar do tempo sentimos nos bem ficam as memórias de tudo o que passou mas é mesmo assim.
ResponderEliminarbeijinhos
http://retromaggie.blogspot.pt/