À boleia do mundo #2 (Parte 3)
Capítulo 2 (continuação)
03.08.2014
(Valdonas-Freguesia de Junceira-Carril-Outeiro-Freguesia da Serra-Pai de Aviz-Serra)
O coreto da Serra, pintado de azul e com duas partes, é completamente distinto de todos os outros. Não consegui fotografar, mas memorizei-lhe os traços e a beleza.
(Cepos-Carqueijal-Vendas do Rijo-Ventoso-Bodegão-Ferreira do Zêzere-Casais-Freixo-Ceras-Calçadas de Areias-Venda dos Tremoços-Pereiro-Tojal-Alvaiázere-Venda dos Olivais-Freguesia de Rêgo da Murta-Carvalhal de Pussos-Barqueiro-Carvalhal-Vendas de Maria-Venda Nova-Freguesia do Chão de Couce-Ansião-Portelanos-Concelho de Penela-Venda dos Moinhos-Serradas de Freixiosa-São Simão-Casais da Cabra-Pastor-Senhora da Glória-Rosas-Ponte do Espinhal)
Viemos à procura do Castelo da Penela. Não sei porque, mas adoro visitar castelos. Se calhar, noutra vida qualquer, fui rainha/princesa/criada em algum.
17h23: Chegamos ao topo, vamos agora ver o seu interior.
Não é muito grande, o que permite visitá-lo rapidamente. Como gosto de observar os pormenores deixei-me andar devagar. Fotografei, perdi-me na paisagem verde pintalgada pelo branco das casas, vi Penela no seu todo e pisei o ponto mais alto do castelo, bem junto à nossa bandeira.
Tem uma planta irregular e as muralhas variam de altura. Para além das torres, vim depois a saber os nomes daquilo que se pode visitar: o Portão Principal (Brecha das Desaparecidas), a Porta da Vila, a Porta da Traição, o Castelejo (Torre de Menagem), a Igreja de S. Miguel, o Espaço Museulógico - Arte Sacra, o Anfiteatro e o Quintal das Lapas. Além disso, podem ser vistas sepulturas cavadas nas rochas e objetos medievais.
Tenho a sensação de que houve algum tipo de feira medieval por lá, isto por causa das decorações que por ainda permanecem expostas. Mas também é com tristeza que digo que me parece um pouco abandonado, mas posso estar a ser injusta. Gostava ainda de ver placas que nos permitissem saber para o que estamos a olhar, não só para sabermos os nomes, mas para que aquilo não seja um mero espaço, mas sim pedaços de pedra com história. Porque a têm e acho interessante sabe-la.
Não há-de ser a última vez que cá venho, fica garantido!
18h06: Estamos de volta à estrada, em direção a casa.
(Santo Amaro-Camarinha-Alfafar-Condeixa-a-Nova-Coimbra)
Atravessando a ponte, e olhando para o lado de fora da janela, fico saudosista por ver Coimbra ao longe. E eu sempre ouvi cantar que «Coimbra tem mais encanto na hora da despedida».
(Santa Luzia-Concelho da Mealhada-Mealhada)
Começo a sentir os olhos a fechar por causa de só ter dormido 3h30. E o cansaço da viagem também contribui para isso. Mas voltava a repetir tudo e acordava mais cedo se fosse necessário, porque é assim que sou feliz.
A estrada vai mais cheia agora. E eu permaneço com o olhar de fora da janela observando a paisagem.
Continua...
(qualquer dúvida não hesitem, deixem nos comentários ou mandem e-mail)
23 comments
Partilhamos o mesmo gosto por visitar castelos, eu cá gosto tanto! E amo de coração Coimbra, para mim tem mais encanto quando lhe digo "olá" e não "adeus". :b
ResponderEliminarAdoro viajar! E os sítios que tens visitado são lindos, lindos :) Também tenho um fascínio por castelos!
ResponderEliminaré lindo, também adoro visitar castelos.:)
ResponderEliminargostei linda adoro que faças tipo diario :D
ResponderEliminarbom fim de semana :)
beijinhos
Tu mostras aqui sítios que eu nem sabia que existiam. Se já era apaixonada por Portugal desde nascença agora que sei que tem ainda muito mais de beleza ainda me apaixono mais!
ResponderEliminarR: eu pessoalmente gosto muito do trabalho dele :)
Já aprendi coisas novas.
ResponderEliminarSinto-me se tivesse ido de férias contigo!
ResponderEliminarBjxxx
Gosto do modo como és descritiva não só em características físicas, mas também em emoções! ♥
ResponderEliminarR.: Aquelas ankle boots também foram as minhas predilectas.
Beijinhos,
The Inside Of Vogue
Não tens nada que agradecer! Eu sou como tu, embora não viaje tanto quanto o que gostaria e, para ser completamente sincera, prefiro as descrições emocionais às físicas!
ResponderEliminarBeijinhos,
The Inside Of Vogue
r : só não queria era que nesse dia fosse tarde demais . já não aguento tanta espera . faz hoje três semanas . está a custar-me tanto . este ano já tinha sofrido demais , não precisa de mais isto !
ResponderEliminarobrigada querida *-*
r : eu só queria entender o porquê dele estar assim agora . sei que ele não anda bem , e custa-me vê-lo assim . mas eu só o queria ajudar :c
ResponderEliminarquando começamos a namorar e eu comecei a ir para casa dele , a avó dele disse-lhe que se ele me andava a levar assim para lá , que não era para me deixar depois e me magoar , e ele disse-lhe "eu sei o que estou a fazer"! e agora faz isto . como achas que me sinto ? :(
Também não me importo nada de dormir pouco para passear e de conhecer locais novos e por instantes viajar na sua história.
ResponderEliminarR: é sempre bom ler os teus textos basicamente é como se estivesse a fazer a viagem contigo :)
beijinhos
http://retromaggie.blogspot.pt/
Adorei a imagem, adoro tudo que esteja relacionado com história!
ResponderEliminarMORNING DREAMS
Sofia Silva
Beijos*
r : mas se era isso , acho que ele devia ter falado comigo . não era acabar tudo assim logo . dizia que precisava de pensar e essas coisas . mas não , ele desistiu logo de mim :'(
ResponderEliminarImagens e texto maravilhoso você arrasou tenha bom final de semana.
ResponderEliminarBlog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis
Fantastic
ResponderEliminarI started following your blog.
kiss kiss
Cultureandtrend
r: eu ainda não tive oportunidade para os experimentar com o meu smartphone mas estou super curiosa para o fazer eheh
ResponderEliminarAdoro visitar castelos. Este ano tive a oportunidade de visitar um e foi uma manhã muito bem passada.
ResponderEliminarJá tinha saudades de vir aqui ler teus textos
ResponderEliminarSónia
www.tarasemanias.pt
Também adoro castelos!
ResponderEliminarr: Claro que não é indiscrição. Este ano fui ao Castelo de Sesimbra.
ResponderEliminarr: É um local muito bonito para visitar. A vista é completamente soberba. Fiquei com vontade de la voltar.
ResponderEliminarTomar é realmente uma cidade linda, é a minha cidade! E estiveste na minha terra, porque não vivo propriamente na cidade mas sim nos arredores :) e não sei se tiveste oportunidade de ir até ao rio, tem uma vista maravilhosa!
ResponderEliminar