MUDANÇAS QUE TÊM FEITO DIFERENÇA NA MINHA ROTINA

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de tentativas e acertos»


O compromisso de escutar os meus pensamentos, tornando-me mais consciente de mim, é um processo que priorizo, porque considero imprescindível para estar em paz e sentir-me bem resolvida. Por essa razão, vou aprimorando os compartimentos pelos quais divido o meu foco, compreendendo o que funciona e o que precisa de ser revisto, pois só desta maneira conseguirei corresponder às minhas expectativas.

Portanto, com o intuito de respeitar os meus tempos e as minhas necessidades, tenho feito pequenas mudanças. Embora não sejam extraordinárias, sinto que estão a fazer a diferença na minha rotina.


 ACORDAR E NÃO MEXER LOGO NO TELEMÓVEL 
Só para desligar o despertador. Não sinto que seja dependente do telemóvel, mas a verdade é que já era um hábito pegar nele, poucos segundos depois de acordar, verificando as novidades nas redes sociais. Mas qual era a urgência disso? Nenhuma. Pelo contrário, só me fazia perder tempo - que poderia aproveitar para dedicar a tarefas mais importantes. Assim, deixo essa distração para o pequeno-almoço.


 DEITAR-ME CEDO 
Era raro deitar-me antes da meia-noite/meia-noite e meia, porque ficava perdida na leitura ou em alguma série. O problema é que, como também acordo cedo, acabava por descansar pouco e isso ia-se refletindo em determinados aspetos. Deste modo, percebi que era necessário mudar este hábito e, atualmente, tento deitar-me por volta das 22h30 - menos ao fim de semana. Para ajudar a desligar, também procuro não mexer no telemóvel a partir das 22h - salvo algumas exceções -, minimizando os estímulos. E o meu corpo agradece bastante.


 LER LIVROS EM SIMULTÂNEO 
Desde que comecei a tratar a literatura por tu, priorizei sempre um exemplar de cada vez, pois acreditava que era a melhor forma de apreender a mensagem e de comprometer-me em pleno. No entanto, mais recentemente, e porque compreendi que a minha concentração não estava a ser compatível com leituras noturnas, explorei uma nova abordagem.

Ler à noite faz-me bem à alma, porque ajuda-me a desacelerar. Porém, era contraproducente tentar embarcar numa história e não captar os seus detalhes, porque o cansaço levava a melhor. Então, optei por deixar essas leituras para um horário matutino [se possível] e, à noite, dedicar-me a livros de crónicas ou de poesia, que têm essências individuais, concedendo-me espaço para desligar do mundo exterior.


 PRIORIZAR OU ADIAR CONTEÚDO 
Há projetos que faço questão de acompanhar com regularidade: seja porque o seu conteúdo me interessa, seja porque o seu criador me inspira de alguma maneira. Mas há alturas em que parece ser, humanamente, impossível estar a par de todas as novidades e todos os estímulos das plataformas digitais. E eu fui compreendendo que não há qualquer mal em não ver tudo logo ao primeiro segundo de estreia. A partir do momento em que me interessa, hei-de vê-lo, lê-lo, escutá-lo. Mesmo que demore. Porque é importante sabermos priorizar, uma vez que só assim seremos capazes de lhes atribuir a devida atenção e mérito.


 USAR O NOTION 
Esta aplicação dispensa apresentações. Ainda assim, só a comecei a utilizar há pouco tempo. Continuo a não dispensar as minhas anotações em papel, mas a verdade é que me tem facilitado a vida, sobretudo, no que diz respeito à estruturação da Portugalid[Arte] e do Moleskine.


Outra mudança que pretendo abraçar é voltar às caminhadas

Que mudanças fizeram a diferença na vossa rotina?

22 Comments

  1. Quem muda Deus ajuda, como a minha mae costuma dizer :) Há mudanças, que por mais pequenas que sejam, ajudam-nos bastante :) Nos ultimos anos, fiz mudanças que me ajudaram a evoluir fisica e psicologicamente <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida! Parecem pequenas, mas o efeito é incrível :)

      Eliminar
  2. Enquanto pessoa que convive há três anos com uma enxaqueca desde a última crise que tive, em dezembro, que decidi fazer algumas mudanças. Comecei a caminhar meia hora por dia, levo o meu leitor de música e dou um passeio pela cidade. Também reduzi o consumo de alguns alimentos: chocolate, queijo, leite e derivados pois são alimentos que desencadeiam crises de enxaqueca. Também reduzi o tempo ao computador, a luz branca dos aparelhos eletrónicos também desencadeia crises. Apesar de ter crises severas, a enxaqueca trouxe-me algumas aprendizagens.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa saúde fala sempre mais alto e há mudanças que acabam por ser inevitáveis! Confesso que só fiquei a saber desse pormenor quando o mencionaste, porque não estava a par da relação entre esses alimentos e o despoletar de enxaquecas.

      Eliminar
  3. Todas as mudanças devem de ser feitas desde que seja para melhorar o nosso bem estar.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  4. quero muito adotar a primeira mudança que referiste, acho que faz toda a diferença!!

    ResponderEliminar
  5. No saber mudar está a mais bela essência da vida.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  6. Das coisas que não tenho é uma rotina diaria, mas sim devia ter, mas gostei de saber como é a tua
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. A do telemóvel é fatal, é a primeira coisa que faço! Eu já comecei com as caminhadas até porque estou com uns kilitos a mais ops!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era igual, mas agora tento não o fazer.
      Já tenho saudades de caminhar à noite *-*

      Eliminar
  8. O deitar cedo para acordar cedo e com energia sem dúvida que me tem ajudado bastante a criar ritmo e bom aproveitamento no trabalho. Ainda assim, não dispenso ver um episódio de alguma série ou ler um pouco antes de dormir, de forma a desligar do stress do dia-a-dia.
    Beijinhos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou igual, também não dispenso esse programa. Acho que ajuda mesmo a relaxar :)

      Eliminar
  9. Notion é vida! 🙏

    Sou igual em tudo, mas ultimamente a minha forma de ler voltou a ser "um de cada vez", porque é a forma que encontro para ler alguma coisa no meio do cansaço e das rotinas.


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de subscrever :D

      Compreendo bem essa forma de ler!
      Não o faço sempre, mas, quando tenho vontade de ler à noite, e o cansaço está naquele limbo em que me permite fazê-lo, mas a concentração não é a maior, tem sido a minha salvação, digamos assim

      Eliminar