PÁGINAS SALTEADAS:
UMA VIAGEM À INFÂNCIA

Fotografia da minha autoria



Ingrediente do mês: Café


O regresso à infância implica sempre várias paragens, porque há aspetos que requerem a nossa atenção - pelo carinho, pela saudade e pelos intervenientes. E algumas das memórias que mais me confortam têm cheiro e sabor, atendendo a que me transportam, em simultâneo, para pessoas e lugares que me marcaram tanto. É que a comida tem esta magia de combinar na mesma receita os seus condimentos e o amor dos nossos.

Considerando que o ingrediente de julho, para o Páginas Salteadas, era o café, pensei logo numa sobremesa. E o livro Contra Mim, de Valter Hugo Mãe, revelou-se o mote perfeito para a confecionar. Porque recordou-me uma das fortalezas da minha vida: a minha avó materna. Entre todos os valores que me incutiu e as aprendizagens que me proporcionou, sem esquecer o aconchego do seu colo, passou-me o gosto por pudim.

A escolha, portanto, só poderia ser uma. Assim, viajando através de uma narrativa que recua à infância do autor, recuperei partes da minha e fiz uma homenagem a alguém que me será sempre imprescindível.


🍴 PUDIM ESCANGALHADO DE CAFÉ


Ingredientes
- 1 lata de leite condensado;
- 1/2 chávena de leite;
- 3 ovos;
- 3/4 da lata de leite condensado de café filtrado e frio.

Modo de Preparação
- Juntar todos os ingredientes e bater por 5 minutos;
- Caramelizar a forma com a calda;
- Despejar o creme batido;
- Levar ao forno - pré-aquecido nos 180ºC - por 50 minutos.

Calda
- Colocar açúcar numa panela e levar ao fogão em lume baixo;
- Quando começar a caramelizar, mexer com uma colher até derreter o açúcar;
- Pôr água e deixar ferver por completo [cerca de 10 minutos]

Nota:
- Visto que não tinha forma de pudim, improvisei com uma retângular;
- Não caramelizei a forma, nem fiz a calda e talvez tenha sido um erro;
- Utilizei óleo de coco para barrar, mas, se calhar, contribuiu para que o preparado ficasse mais gorduroso.


Costumam fazer pudim? Como é a vossa receita?

Comentários

  1. Uma das minhas receitas preferidas é mousse de café. Adoro receitas com café. Este pudim deve ser divinal, vou levar a receita :)

    Beijinho grande, minha querida! :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Awww, que delícia! Tenho de experimentar fazer mousse de café *-*

      Eliminar
  2. Que saudades do pudim de cafe da minha mae <3

    ResponderEliminar
  3. Raramente faço pudins, é mais bolos 😃

    ResponderEliminar
  4. Só gosto de pudim francês, que não sei fazer, estou arrependida de não o ter aprendido a fazer com a minha avó.

    ResponderEliminar
  5. Hum, que deve ser bastante bom mesmo, acho que vou levar a tua receita
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. O aspeto visual é divino. Imagino dar uma dentadinha, lol.
    .
    Um dia feliz. Cumprimentos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De aspeto não ficou incrível, mas de sabor estava ótimo :D

      Eliminar
  7. Nunca tinha ouvido falar desta receita, mas fiquei com água na boca!

    ResponderEliminar
  8. Me deu água na boca esse bolo!

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário