MOLESKINE DE OUTUBRO

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de momentos colecionáveis»


Outubro de alma cinzenta, mas que, por entre os pingos da chuva, trouxe pontos de luz aconchegantes. Neste mês, tive a oportunidade de mudar de ares e de escutar uma artista que admiro. Além disso, foi o tempo perfeito para retomar um dos meus hábitos favoritos: acender velas pela casa. Pelo meio deste ambiente, reorganizei as estantes pela milésima vez e voltei à companhia dos chás quentes, sobretudo, ao final do dia.


       MOMENTOS       


Visitar o Parque e Palácio da Pena
Sintra, não me canso de o referir, parece um cenário de contos de fadas e eu assumi a missão de conhecer cada um dos seus recantos. Depois de me perder de encantos pelo Palácio de Monserrate e pela Quinta da Regaleira, em 2020, este ano, regressei para descobrir o Parque e Palácio da Pena. Optámos por ir num dos horários da manhã [11h30] e a visita prolongou-se quase até às 15h, porque não desperdiçamos a oportunidade de ver o Chalet e Jardim da Condessa d'Edla. Irei dedicar uma publicação a esta viagem, muito em breve, porém, posso já adiantar que adorei cada pormenor. Quer a paisagem envolvente, quer os diversos espaços interiores são de uma beleza indescritível. Fiquei sem palavras, por isso, valem-me os registos fotográficos captados para ter a certeza que não passou de um sonho. Regressava num estalar de dedos.

   

Concerto da Carolina Deslandes
Recuo ao Ídolos e relembro-me do quanto fiquei fascinada com o timbre da Carolina Deslandes. Desde então, tenho acompanhado o seu percurso e o seu crescimento enquanto artista, mas nunca se tinha proporcionado a minha presença num concerto. No passado dia 27, isso mudou, uma vez que foi atuar na Gala das IPSS, em Vila Nova de Gaia. Foi emocionalmente transformador, porque a energia da Carolina é contagiante e porque as letras das suas canções adquiriram um novo significado. Quando cantou, por exemplo, a Adeus, Amor, Adeus, senti-me a tremer com o impacto da sua voz. Foram quase duas horas de puro talento. Que momento mágico!

      

Outros apontamentos bonitos do mês: Fui à Boca do Inferno, estive com a minha sobrinha do coração, regressei à Ericeira, recebi o livro da Ana Gil Campos [cortesia da própria] e comprei três belos girassóis.


       LEITURAS       


Novas Cartas Portuguesas, Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa & Maria Teresa Horta

Como Se Fôssemos Vilões, M. L. Rio

Kafka à Beira-Mar, Haruki Murakami


Outras Leituras do Mês: As Reencarnações de Pitágoras [Afonso Cruz], Aquário [Capicua], O Lugre [Bernardo Santareno] e O Caso Christie [Nina de Gramont].


     FILMES, SÉRIES E PODCASTS     


O Pedro Teixeira da Mota já dispensa apresentações, por ser um nome incontornável no panorama humorístico, em Portugal. Assim, não é de admirar que se tenha lançado num novo projeto. Masterclass, como o próprio define, é um guia prático de como podemos melhorar o nosso comportamento em sociedade.

A RTP continua a figurar nas minhas escolhas, por isso, trago mais duas sugestões que fizeram o meu mês. Por um lado, temos A Série, que combina drama e humor, ao longo de 13 episódios, mostrando-nos a realidade de três amigos que têm dificuldade em encontrar oportunidades profissionais na sua área de formação. Por outro, temos Viagem a Portugal, um documentário da obra homónima de José Saramago. Através da reconstrução de Fábio Porchat, regressaremos aos mesmos lugares por onde passou o Nobel da Literatura.

Guilherme Fonseca está prestes a publicar o seu livro e decidiu lançar um podcast de quatro episódios, com o mesmo nome - Deve Ser, Deve -, atenuando a espera. Martim Sousa Tavares e Hugo Van Der Ding partiram à descoberta da América e a sua aventura resultou num podcast hilariante: Era Uma Vez Duas Pessoas.


       À MESA       


O segundo fim de semana de outubro também valeu muito por algumas experiências gastronómicas.

      

Depois de sairmos do Parque e Palácio da Pena, paramos na Pastelaria Monserrate para um almoço tardio. Para além do atendimento prestável e bastante simpático, acertei em cheio nas minhas escolhas: quiche de frango e brócolos e bolo de chocolate. Sem exageros, deve ter sido dos melhores que já comi na vida.

Já na Praia das Maçãs, jantamos no Villa Maçã, um café-restaurante com muita pinta e profissionalismo. Desta vez, optei por um prego de atum em bolo do caco, uma Bandida do Pomar e, para finalizar em beleza, um brownie de chocolate com uma bola de gelado. Estava tudo delicioso! Quando voltar a esta zona, não hesitarei.

Na viagem de regresso, paramos na Ericeira e, por isso, voltamos ao Pão da Vila, uma vez que gostamos muito das experiências anteriores. Escolhi uma Bowl de Salmão e constatei uma coisa: não fui feita para comer com pauzinhos. Mas o almoço estava muito saboroso - também comi uma fatia de pavlova, mas não adorei.


       ENTRE LINHAS       


Pernoitamos uma noite na Praia das Maçãs e aproveitamos para descobrir o seu Mercado. E foi lá que fiquei a conhecer o trabalho da Mariana, que tem o projeto Willow Studio. Os brincos são o acessório que mais uso, portanto, fui logo atraída para as suas peças, totalmente feitas à mão. Deste primeiro encontro, trouxe dois pares, que tenho utilizado quase sem parar, porque são lindos, leves e super confortáveis. Entretanto, já fiz uma nova encomenda e sei que voltarei a fazer mais, pois faço sempre por apoiar quem me enche as medidas.



       JUKEBOX       


A Surpresa: Arraial Triste [Ana Moura]
Melhor Duo: Sonhar [Elisa Rodrigues & Rita Onofre]
As Favoritas: Gosto de Ti [Luísa Sobral], Neblina [Luar, Rita Onofre & Sara Cruz], Metamorfose [Brisa]
As Diferentonas: Venham Mais Sete [Eu.Clides], Unholy [Sam Smith & Kim Petras]
Artista Revelação: Dianna Excel


Álbuns: 2032 [Duque Província], Heartbeats Etc. [Mirror People], Canções Mundanas [Tiago Vilhena], DanSando [Luísa Sobral], Reconstrução [Os Azeitonas], Círculo [Mariana Dalot], 
Midnights - 3am Edition [Taylor Swift], E Não Só [João Só], Somos [D'Alva]


       GRATIDÃO       


«Estou tão longe da neblina»

Outono foi mês de neblina, em muitos dos seus dias, mas foi, também, a serenidade de uma realidade que conheço como a palma da minha mão. Começando e terminando com chave de ouro, é claro que os meus pontos de gratidão se direcionam para a visita ao Palácio da Pena e para o concerto da Carolina Deslandes.


Como foi o vosso mês?

Comentários

  1. Que mês tão bom, minha querida.
    Que novembro seja ainda melhor.
    Boa semana! Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  2. Que rico mês de Outubro *.* Por aqui foi cheio por entre caixas e caixotes pois Novembro vai ser cheio de surpresas :) Ca por casa estamos a adorar o Viagem a Portugal e quero muito que o Pai Natal me traga o livro com o mesmo nome *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que chegue novembro e que traga todas essas surpresas maravilhosas ❤
      Espero que o Pai Natal não se esqueça ahah

      Eliminar
  3. Foi um mês bonito. Também gosto muito de passar pela feirinha da Ericeira. Gosto de ver as bancas e tomar um café naquela esplanada que fica mesmo ao lado da feira.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
  4. Que o teu mês foi recheado de coisas bastante boas e cheio de momentos, como é tão bom mesmo para depois mais tarde recordar.
    Espero que o novo seja cheio de coisas boas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sofia! Espero que novembro te traga muitas coisas boas

      Eliminar

Enviar um comentário