ESTANTE CÁPSULA
A BREVE VIDA DAS FLORES, VALÉRIE PERRIN

Fotografia da minha autoria



«Íntimo, poético e luminoso»

Avisos de Conteúdo: Ausência Parental, Morte, Referência a Suicídio, Violência


A vida é, muitas vezes, feita de uma subtil poesia melancólica, que conhecemos através de enredos intimistas, que nos desarmam. E eu só lamento não ter a oportunidade de descobrir o livro de Valérie Perrin pela primeira vez, para ser transportada para a sua energia e voltar a vivenciar o impacto maravilhoso da sua narrativa.


UMA HISTÓRIA DE DOR, AMOR E ESPERANÇA

A Breve Vida das Flores narra a história de Violette Toussaint, «guarda de cemitério numa pequena vila da Borgonha». O contexto em si já é surpreendente e original, mas a concretização deixa-nos quase sem fôlego, porque espera-nos uma montanha russa de emoções fortes, com reviravoltas desconcertantes, confidências trágicas e duas linhas temporais que se cruzam e que nos mostram como o passado e o presente se unificam.

«O Nono diz que o cheiro da morte pode não se agarrar à roupa, 
mas não existe detergente que o impeça de sujar o interior da sua cabeça»

Oscilando entre o riso e a lágrima, entre a revolta e a dormência, entre uma confortável sensação de felicidade e uma dose angustiante de tristeza, este romance prima pela sensibilidade, fazendo-nos sentir cada cicatriz. Assim, através das vivências desta protagonista, somos convidados a descobrir uma bagagem intensa de memórias e de circunstâncias que têm tanto de cómicas como de comoventes. Porque a Violette é inebriante.

«É a prova de que o medo dá asas»

A beleza da obra divide-se por inúmeras componentes, a começar pelos detalhes e a acabar na naturalidade com que a autora interligou os factos e nos levou por um cenário de dor, de amor e de profunda esperança.


UM TOM DE RESILIÊNCIA

Neste exemplar, nada acontece por acaso e existe um equilíbrio fascinante nos momentos de maior tensão. Tendo em conta o seu historial, talvez fosse expectável encontrar uma mulher amargurada, com poucos motivos para prosseguir inteira, mas somos surpreendidos por uma personalidade resiliente, que se recusa a abdicar da felicidade, embora tenha as suas nuances sombrias. E é esta força que a torna tão inspiradora.

«Os casais que nunca gritam, que nunca se zangam, que são indiferentes 
um ao outro vivem por vezes a maior violência de todas»

O enredo está mesmo muito bem construído e não é só a protagonista Violette que merece destaque. Aliás, as personagens secundárias partilham o mesmo nível de qualidade e interesse. Não me importaria nada de conviver com elas, fazendo parte desta atmosfera tocante, hilariante, que se cola à nossa pele para sempre.

«Tudo nele era bondade, tudo e mim era destroço. Estava em ruínas»

A Breve Vida das Flores é um retrato belíssimo sobre o quanto a luz nos pode envolver, ainda que seja maior a escuridão. É uma história sobre renascer no meio do caos, apesar de a tristeza se apoderar de nós, nas mais diversas situações. Feito de pessoas e de simplicidade, há um traço de superação que nos apaixona.


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Fiquei muito curiosa com este livro. Vou levar a sugestão.
    Obrigada pela partilha, querida.
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É maravilhoso, minha querida. Se puderes, dá-lhe mesmo uma oportunidade *-*

      Eliminar
  2. Para além de uma excelente escritora és também uma boa fotografa! Vou guardar mais esta sugestão!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Bastante, Francisco. Acredito que fosse gostar de ler
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  4. Gostei muito desta frase: «Os casais que nunca gritam, que nunca se zangam, que são indiferentes
    um ao outro vivem por vezes a maior violência de todas» Bem verdade... Muito obrigada por esta partilha tao interessante. *.*

    ResponderEliminar
  5. Hum, parece ser mais uma boa opção para se conhecer, mas acho que ainda não tinha ouvido falar desse livro
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  6. Não conheço essa escritora, fiquei curiosa com o livro
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário