ESTANTE CÁPSULA JUKEBOX (3)

Fotografia da minha autoria



A banda sonora de uma viagem literária


A playlist literária de março tem um tom mais melancólico, mas com espaço para vozes interventivas, que nos resgatam para o centro das causas e das entrelinhas. Com leituras que estimularam um lado reflexivo, contabilizei um total de sete temas para as acompanhar. Ficou assim a Estante Cápsula Jukebox deste mês.


ALEGRIA PARA O FIM DO MUNDO, ANDREIA C. FARIA
Alegria, Francesca Gagnon  A associação foi automática pelo título, mas também sinto que os versos do livro e os versos da canção estão em sintonia. É que nos poemas da autora encontramos vários estados de espírito dicotómicos, que transitam entre o sofrimento e a felicidade, entre o ceticismo e a magia de acreditar. Além disso, são feitos de vários raios de vida, tal como esta música, tal como a jornada de cada um de nós.


MULHERES NÃO SÃO CHATAS, 
MULHERES ESTÃO EXAUSTAS, RUTH MANUS
Pagu, Rita Lee ▫ A artista brasileira é uma das primeiras vozes em que penso, quando o tema é a quebra de estereótipos, a desconstrução de comportamentos que condicionam e diminuem as pessoas por aquilo que elas são. Por isso, só podia escolher este tema, uma vez que a letra transborda empoderamento feminino.


CORRERIA DOS PÁSSAROS PRESOS, ANA GIL CAMPOS
Olá Solidão, Os Quatro e Meia ▫ Num mundo tão cheio de pessoas, de partilha, de uma falsa ilusão de pertença e de proximidade, acredito que a protagonista experienciou uma solidão extrema, apesar de nunca estar totalmente sozinha, porque a dependência das redes sociais se revelou mais forte do que os laços criados fora de um ecrã. E «tão focada em [si]», na sua identidade online, foi-se perdendo do seu caminho.


UMA EDUCAÇÃO, TARA WESTOVER
Redemption Song, Bob Marley ▫ Esta música é mencionada pela autora e, depois de a escutar, senti que lhe encaixava na perfeição: pela ideia de emancipação, pelo medo, pela questão da saúde mental. Há aqui, tal como na narrativa, uma tentativa de cumprir o que vem no Livro - e quem não o fizer, vive em pecado.


DISLIKE, DIOGO SIMÕES
Save Me, Hanson ▫ A escolha deste tema foi imediata, porque os comportamentos do protagonista transportaram-me para os versos iniciais: «I'm needing you just to open up the door/If begging you might somehow turn the tides». A viver um grande amor (talvez maior do que aquilo que imaginou), a ideia de salvação também está muito presente e manifestou-se de várias formas, através de várias personagens. E eu acho sempre poético como os elos que estabelecemos com os outros nos podem resgatar da escuridão.


A LOJA DE ANTIGUIDADES, CHARLES DICKENS
O Jogo, Tiago Bettencourt ▫ A palavra jogo foi crucial para me relembrar desta canção maravilhosa e para perceber que nesta história, tal como na vida em geral, as apostas que fazemos nem sempre são as mais favoráveis - nem mesmo quando não sabemos largar tudo o que é nosso e trilhar um novo percurso. Fugiu-se do tempo, do medo, da desconfiança e, mesmo assim, parece-me que ninguém ganhou este jogo perigoso.


AD ASTRA PER ASPERA, ANA RITA AREIAS
Lost, Linkin Park ▫ O livro é, sobretudo, acerca de perda, de luto e de saudades. Embora se foque noutros temas, os poemas que me encantaram mais foram aqueles em que esse traço era visível, por isso, e porque há cicatrizes que ficam connosco para sempre, achei que este tema dos Linkin Park era o mais apropriado, uma vez que evidencia a dor, as memórias e a confusão de quem tenta continuar em frente com o coração desfeito.

Comentários

  1. Bom dia ... uma interessante estante sem dúvida. O meu elogio. Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  2. Adoro esta tua ideia de criar uma playlist para as leituras.

    Tenho que ir ouvir!

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aww 🫶🏻 obrigada pela recetividade! Tenho-me divertido imenso a criar esta playlist

      Eliminar
  3. Adorei este post *.* É um excelente exercicio associar livros a musicas :) Quero muito ler "as mulheres nao sao chatas..." e o livro do Diogo :)

    ResponderEliminar
  4. Como não gostar da tua ideia, acho que para quem adora ler vai adora bastante
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar

Enviar um comentário