MOLESKINE DE MARÇO

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de momentos colecionáveis»


Março veio com poesia no regaço, com um desfile de tulipas, que são das minhas flores favoritas, e com os primeiros sinais de primavera. Não escondo que também se revestiu de ansiedade, muitos nervos e hesitações, mas ficará sempre marcado como o mês em que o meu manuscrito em construção saiu da gaveta e levantou voo. O futuro é incerto, ainda assim, estes trinta e um dias foram feitos de detalhes encantadores.


       MOMENTOS       

Apresentação d' As Coisas que Faltam, no El Corte Inglês
Escrevi sobre esta experiência aqui, portanto não me vou alongar muito, mas nunca será de mais destacar o quanto adorei este momento intimista, porque é sempre especial ouvir falar sobre histórias que nos transformam. Além disso, a Rita é um amor e gostei imenso de trocar dois dedos de conversa com ela.

Celebrar Datas Importantes
Em março, há três datas que faço por assinalar, quer no blogue, quer nas redes sociais, porque acredito que têm um impacto incrível na sociedade, cada uma à sua maneira: o Dia da Mulher, o Dia Mundial da Poesia e o Dia do Livro Português. Interligando a literatura a todas elas, podem ler as celebrações aqui, aqui e aqui.

Enviei o Manuscrito
Ser escritora sempre foi um propósito, mas andei muito tempo perdida naquele que pretendia que fosse o meu caminho. Encontrei-o na poesia, construí o manuscrito - desde o conceito até aos versos -, concluí-o e, depois, deixei que o medo falasse mais alto. Foi uma jornada oscilante, com imensas dúvidas e a síndrome do impostor no auge, mas defini uma data e fui trabalhando nesse sentido. Assim, no Dia Mundial da Poesia, com o coração acelerado, enviei o meu livro para três editoras. Agora é continuar a respirar fundo e aguardar.

      

      

      

      

Outros apontamentos bonitos do mês: comprar tulipas (muitas, de várias cores), receber a merch dos D'ZRT (estou mesmo rendida aos artigos) e receber o livro da Ana Rita Areais (generosidade da autora).


       LEITURAS       

📖 Alegria Para o Fim do Mundo, Andreia C. Faria

[com reflexão sobre o dia da mulher]

📖 Correria dos Pássaros Presos, Ana Gil Campos

📖 Dislike, Diogo Simões


Outras leituras do mês: Uma Educação (Tara Westover), A Loja de Antiguidades (Charles Dickes), Ad Astra Per Aspera - Por Ásperos Caminhos até aos Astros (Ana Rita Areias).


     FILMES, SÉRIES & PODCASTS     

Motel Valkírias
Três mulheres com grandes problemas económicos e sociais cruzam-se num motel transfronteiriço e as suas vidas acabarão por ser viradas do avesso, quando se veem envolvidas num crime - e, sem saberem, com a máfia. A partir desse momento, acompanhamos um jogo de omissões e de sombras, que as obriga a conhecerem-se e, sobretudo, a confiarem umas nas outras. Além disso, esta série é um ponto de partida para refletirmos sobre relações humanas, sobre violência e o impacto da chantagem emocional; e, claro, sobre o mundo da criminalidade, onde há tantos limites a serem quebrados. Estou a gostar bastante desta série.

Revolta
A pandemia e uma forte crise económica deixaram a população num estado de revolta extremo. No dia em que há uma marcha popular, Paulo e Cristina, o casal protagonista do argumento, «não se juntam à indignação porque combinaram organizar um jantar para dois amigos», o que não esperava é que este momento pudesse ser tão caótico. Não fui completamente arrebatada pelo filme, até porque houve alturas em que o senti exagerado, mas valorizo muito os temas explorados, porque nos permitem refletir sobre as relações de intimidade, traições, saúde mental, a dependência das redes, ciência vs energias e as incoerências do ser humano, em várias questões mundanas. Tem um toque constante a tragédia e a surrealidade.

Lançamentos AXN
O AXN lançou duas séries novas - Accused e Alert. Enquanto a primeira me convenceu de imediato, porque são histórias contadas do ponto de vista do arguido, sem termos conhecimento do que o levou àquele momento no tribunal, a segunda está a ser mais oscilante, atendendo a que sinto que o foco central da série é muito célere. No entanto, é na linha narrativa secundária que ganha força e é por ela que continuo a assistir.

Podcasts
🎤 Verde Menta, em especial o episódio Tirar Fotografias ou Aproveitar o Momento;
🎤 Afinal, em que é que ficamos?, da Andreia Moita e da Rita Nobre Mira, sempre com duas perspetivas;
🎤 Ponto Final, Parágrafo, no episódio em que a Magda Cruz conversou com a Rita da Nova;
🎤 Debaixo da Língua, onde Rui Maria Pêgo está à conversa com convidados de várias áreas.


       À MESA       

Por incompatibilidade de agendas, este mês não foi possível riscar mais um nome no meu roteiro gastronómico. Em compensação, trouxe duas receitas: uma de húmus e uma de tarteletes de aveia e banana (e chocolate, se também quiserem adicionar). Estão ambas disponíveis nesta publicação do Doce ou Salgado.

   

E como um gelado cai sempre bem, não resisti aos de chocolate negro da Mercadona.


       ENTRE LINHAS       

A fotografia tem um espaço muito importante na minha vida, por isso, há investimentos que pretendo fazer, tendo em conta as minhas poupanças, com o intuito de continuar a explorar esta paixão - e de me auxiliar na criação de conteúdo. É certo que não precisava de nada muito profissional, mas fui adiando a compra em questão, até que, no início do mês, adquiri dois tripés: um para a máquina fotográfica e outro para o telemóvel. São ambos da marca Hama e o da máquina veio mesmo revolucionar os momentos em que fotografo para o blogue, porque me dá outra liberdade, ao mesmo tempo que consigo experimentar outras perspetivas.

   

Publicações
Timing, Criatividade e Rock & Roll, da Marisa Vitoriano;


       JUKEBOX       

Top 3 de favoritas
🎧 Juro Já Nem Paro, Iolanda;
🎧 Na Escola, Os Quatro e Meia;


Álbuns: Portuguesa (Carminho), Endless Summer Vacation (Miley Cyrus), Caos (Carolina Deslandes), Pedrouços Clandestino (Félix Gambino), Leva-me Pra Longe (Joana Almeirante), Heartbreak & Other Stories (Richie Campbell). A Miúda do 319 (Rita Rocha), Prazer Prazer (Beatriz Pessoa), Invisível (Isaura).


       GRATIDÃO       

«Leva-me para longe»

Março floresceu, que nem traço de primavera. Portanto, o meu pedaço de gratidão destina-se ao momento em que decidi parar de adiar o envio do manuscrito - e de já não ficar completamente no vácuo, porque uma das editoras respondeu. Foi uma resposta negativa, mas prefiro isso à expectativa. Em simultâneo, não me esqueço do privilégio que foi ouvir a Rita da Nova a apresentar o seu extraordinário As Coisas Que Faltam.

Comentários

  1. Que mês tão preenchido. Espero que tenhas toda a sorte do mundo com o teu manuscrito, mal posso esperar para ler. Também tenho acompanhado a série Alert, estou a gostar bastante do mistério relacionado com o filho desaparecido.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada, minha querida 🫶🏻
      O mistério em relação ao filho é que me está a prender e estou desejosa de perceber o que aconteceu

      Eliminar
  2. Foi mesmo um mês maravilhoso, recheado de coisas muito boas ✨ Estou aqui a torcer por ti e mal posso esperar para ter o livro nas maos *.* Vai correr bem, acredita :) Venha Abril com a sua leveza 💛 E agora vou continuar embalada com a tua playlist :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico de coração cheio ao ler isso, minha querida, obrigada 💛
      Venha ele, que estamos prontas!

      Eliminar
  3. Adorei acompanhar os teus momentos! Boa sorte com o manuscrito!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  4. Oh, como é tão bom ter esses momentos no nosso mêsm, só espero que o novo mês te traga só coisas boas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  5. É um processo emocionalemente oscilante, admito, porque andas sempre nesse misto da coragem e do achar que o teu manuscrito não tem valor para ser publicado.
    Muito obrigada, Inês. Estou deste lado a torcer para que o teu momento também chegue 🫶🏻

    ResponderEliminar
  6. Que mês incrível! Que abril seja fantástico!

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  7. Tiveste um mês repleto de bons momentos :) Também sou mega fã de túlipas :) fiquei curiosa com as tarteletes
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São flores tão bonitas!
      Aconselho a experimentar, porque ficam ótimo e são super fáceis de fazer

      Eliminar
  8. Eu também adoro tulipas. Adorava ir à holande apreciar de perto aqueles campos de tulipas.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  9. Um dia vou aprender a lidar com o facto de chegar a uma publicação tua e ter textos meus destacados. Hoje não é o dia.


    A Sofia World

    ResponderEliminar

Enviar um comentário