ALMA LUSITANA ◾ TRÊS MULHERES
NO BEIRAL, SUSANA PIEDADE

Fotografia da minha autoria



«Quando alguém se torna uma pedra do caminho da especulação imobiliária, tudo pode acontecer»

Avisos de Conteúdo: Morte, Orfandade, Referência a Suicídio, Luto


A lista de autores para o Alma Lusitana, deste ano, foi pensada com antecedência e sofreu reformulações, mas um dos nomes que surgiu de imediato foi o da Susana Piedade. Já me tinha cruzado com algumas críticas maravilhosas sobre a sua obra e a minha curiosidade pendeu para o seu lançamento mais recente (2022).


PORTO, FAMÍLIA & ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA

Três Mulheres no Beiral transporta-nos para a Baixa do Porto, para «uma rua icónica com uma fiada de prédios» e para a história da família de Piedade, o elemento que agrega cada vínculo, mesmo que a ausência e a distância condicionem parte da sua convivência. E é, também, graças à octogenária que ficamos a conhecer o filho José Maria, a neta Madalena, a bisneta Catarina e o neto Eduardo: todos eles tão diferentes, tão concentrados em objetivos divergentes, como se fossem divisões de uma casa antiga a degradar-se.

«(...) à medida que lhe falava de amor por palavras tão leves 
como as nuvens que se desfaziam lá fora. E depois sorriu»

É extraordinário perceber como é que a cidade e as personagens se interligam, como é que as vidas de várias gerações ficam condicionadas por medos, por segredos, pela perda que tem tantos rostos e emoções. Há muitas sombras a interferir com as vivências desta família, mas também existe muito amor. E mesmo no meio da crueldade evidente, influenciada por interesses mesquinhos, percebe-se que, lá no fundo, existe um resto de dignidade, que só o amor pode reconhecer - ou procurar resgatar, para que não se repitam desgostos.

«Havia memórias e saudades espalhadas pela casa, dores e alegrias que não 
se podiam palpar ou reter em caixas e que pertenciam às pessoas que ali viviam»

Em simultâneo, acompanhamos os efeitos da especulação imobiliária, pouco benéfica para antigos inquilinos, que passaram toda a sua vida no mesmo lugar, construindo memórias e alicerces, para, na reta final, ser imperativo abraçarem a mudança. Aliás, a pressão é tão desleal, que fica apenas uma sensação: estas pessoas não pertencem à cidade que as viu nascer (ou quase), embora sejam as pioneiras da sua identidade.

«Julgamo-nos donos do tempo, das pessoas, da vida, 
mas a perda torna-nos humildes num instante»

Neste cenário tenso, a protagonista ganhou o meu coração: pela fibra, pela resiliência, pela vulnerabilidade que nunca escondeu e por ser o rosto de uma alma portuense que não quebra. O Porto Antigo demonstra o seu potencial, há quem procure reestruturá-lo, mas também continua a existir quem se recuse a baixar os braços. Piedade é essa voz de presença, é o exemplo de perseverança, que nos inspira a continuar a lutar.

«Cada um mantém vivos os seus mortos conforme entende»

Fiquei encantada com a escrita sem floreados, mas com um toque poético, com a construção verosímil das personagens, com o drama familiar e com as inúmeras camadas presentes nas entrelinhas. Foi a minha estreia nos livros de Susana Piedade e já só quero descobrir os anteriores - sinto que descobri outra autora-casa.


🎧 Música para acompanhar: Porto, Emmy Curl


◾ DISPONIBILIDADE 

Wook: Livro | eBook
Bertrand: Livro | eBook

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥ 

Comentários

  1. Respostas
    1. Aconselho, Francisco. Se ler, gostaria de saber a sua opinião
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  2. Já ouvi falar muito deste livro e da autora.

    Vou ter mesmo que ler. Levo a sugestão.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou desejosa de ler mais obras da autora
      Beijo grande, minha querida

      Eliminar
  3. Fiquei bastantre curiosa com esta sugestao. Muito obrigada pela partilha *.*

    ResponderEliminar
  4. Ainda não tinha ouvido falar, mas me parece ser uma boa sugestão
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novo Diariamente

    ResponderEliminar
  5. Tenho este livro em espera há demasiado tempo, parece-me!
    Da mesma autora já li "O Lugar das Coisas Perdidas" e gostei muito. Deixo-te aqui a recomendação 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo imenso este, foi uma das surpresas do meu ano 😍
      Trouxe esse da feira do livro, se conseguir, ainda o tento ler este mês. Muito obrigada 💛

      Eliminar

Enviar um comentário