PASSAPORTE LIVRÓLICO
RIMAS E TABUADAS

Fotografia da minha autoria



«Café, livros e pessoas»


O regresso a Guimarães não estava planeado, no entanto, aconteceu recentemente e permitiu-me colocar mais um carimbo no meu passaporte livrólico. Ainda que este elemento seja fictício (imaginem o quão incrível seria ter um autêntico), o certo é que, passo a passo, vou conseguindo visitar as livrarias que tenho anotadas.

Localizada no Largo Condessa do Juncal, a Rimas e Tabuadas é um espaço encantador, que combina literatura e as histórias que se contam numa mesa de café. Foi fundada em 2017, «marginal e inesperada, num tempo em que se diz que os livros têm os dias contados». Quem entra na livraria percebe que essa imagem não podia estar mais desfasada da realidade - e que bom que é perceber que os livros ainda movem pessoas.


Adoro este conceito em que se combina, no mesmo espaço, cafetaria e cultura, porque sinto que torna a experiência mais intimista, convidando-nos a ficar, convidando-nos a saborear narrativas e iguarias.

Aproveitando elementos que poderíamos encontrar em casa, como armários, gavetas e prateleiras, até a decoração nos leva numa viagem literária. E não posso deixar de referir a simpatia da Ana e da Sílvia, duas irmãs que tiveram a ideia de abrir um espaço «para quem gosta de livros e de boa conversa», que tão bem me receberam. Deixaram-me à vontade a descobrir os exemplares disponíveis - uma seleção que inclui vários géneros e autores -, a fotografar e, no fim, ainda conversamos um pouco sobre um livro que procurava. Foi uma interação breve, mas senti que se interessam genuinamente pelas pessoas que recebem nesta casa.


Combinando o melhor de vários mundos, há sempre algo a acontecer. Trouxe uma obra da Ana Pessoa, Mary John, e prometi regressar, porque é impossível não querer voltar a lugares que nos fazem sentir bem-vindos.

Comentários

  1. Tenho que começar a visitar algumas destas livrarias, conhecê-las através do teu cantinho tem sido uma excelente viagem.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre uma viagem inspiradora, porque temos livrarias lindissimas e é sempre uma forma de ajudarmos espaços independentes 🥰
      Aww, que bom que é ler isso, minha querida!

      Eliminar
  2. Que sitio encantador *.* Da vontade de ficar aqui para sempre :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá mesmo, minha querida *-* mal posso esperar para regressar

      Eliminar
  3. Que deve ser um lugar bastante encantador para conhecer, mas acho que ainda não tinha ouvido falar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novo Diariamente

    ResponderEliminar

Enviar um comentário