MOLESKINE DE AGOSTO

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de momentos colecionáveis»


Agosto teve muitas vidas dentro, foi longo e trouxe momentos de descanso, que ajudaram a repor energias. Regressei a lugares que me fazem feliz, conheci locais novos e abracei pequenas mudanças (de visual e no digital). Como não podia deixar de ser, despedi-me deste mês no meu evento favorito da cidade Invicta.


       MOMENTOS       

Férias 2023
A dinâmica deste ano foi diferente, porque não havia um plano traçado. Ainda assim, trouxe experiências maravilhosas, uma vez que revisitamos o Jardim Botânico do Porto e fomos conhecer o Parque das Águas, voltamos a Baiona, conhecemos Vilarinho das Furnas e fomos passar uns dias a Bragança, aproveitando o início da Festa da História. Foram férias mais para descanso do que para explorar e soube muito bem.

Passaporte Livrólico
Turismo literário é algo que me fascina, por isso, estou sempre disponível para incluir livrarias no roteiro. Este mês, tive a oportunidade de visitar a Rimas e Tabuadas, em Guimarães, sobre a qual vos falei nesta publicação, e a renovada Livraria Arquivo, em Leiria (em breve, escreverei mais sobre ela).

Feira do Livro do Porto
O meu evento favorito começou no passado dia 25 de agosto e prolonga-se até ao dia 10 de setembro. Fui visitá-la no sábado (26) e aproveitei para comprar a maior parte dos livros que tinha na lista, porque, desta forma, nas outras datas que pretendo comparecer, vou completamente focada nas sessões que me interessam. Sou mesmo feliz a passear pelos Jardins do Palácio de Cristal e, nesta altura, ainda mais.

Entre Margens
O blogue comemorou dez anos e eu senti que estava na altura de renascer, porque este espaço é tudo o que imaginei, mas o nome com que o abri já não me estava a servir. Portanto, fiz pequenas mudanças.

      

      

      

      

Outros apontamentos bonitos do mês: A Portugalid[Arte] também renasceu e transformou-se numa newsletter semanal, o jantar cá em casa com a minha Gémea e o T., o aniversário do meu primo.


       LEITURAS       

📖 Vamos Todos Morrer, Hugo Van Der Ding

📖 Rapazes de Zinco, Svetlana Alexievich

📖 Pequena Coreografia do Adeus, Aline Bei

📖 Um Muro e Uma Cerca, Elisabete Martins de Oliveira

📖 Três Mulheres no Beiral, Susana Piedade


Outras leituras do mês: O Cultivo de Flores de Plástico (Afonso Cruz), Leme (Madalena Sá Fernandes), Entalados (Filipa Beleza), A Última Coisa Que Ele Queria (Joan Didion), Mary John (Ana Pessoa), Tribuna Negra (Cristina Roldão, José Augusto Pereira & Pedro Varela), Os Meus Sentimentos (Dulce Maria Cardoso), Obras Completas Vol. V (Maria Judite de Carvalho), A Natureza da Mordida (Carla Madeira), Recolha de Alexandria (Afonso Cruz) e A História de Roma (Joana Bértholo).


     FILMES, SÉRIES & PODCASTS     

Ao Largo
A nova aposta da RTP (que já chegou ao fim) mostra-nos, de um lado, uma mulher em fuga e, do outro, um pai em apuros. Em comum, têm o facto de as suas vidas se cruzarem e de terem uma comunidade a depender deles, ainda que não o saibam. Apesar do traço cómico (e insano em certas cenas), não deixa de evidenciar alguns problemas e algumas críticas. Nomeadamente, a falta de integridade e o abuso de poder, a dificuldade em gerir um negócio e as aventuras da paternidade e, ainda, uma chamada de atenção para os prejuízos inerentes à mudança da malha urbana, porque se perdem espaços tradicionais e as pessoas tendem a ficar esquecidas, quando o dinheiro fala mais alto. Foi uma companhia bastante agradável.

28 1/2
Aventurei-me neste filme, «acompanha um dia conturbado na vida de uma mulher a caminho dos trinta anos de idade», porque achei a premissa focada numa realidade muito comum. É através da história de Teresa que nos confrontamos com uma cidade a abarrotar de turistas e com o que isso implica para os habitantes daquele lugar, com a dificuldade em arranjar trabalho e todas as burocracias que surgem pelo meio, com a quantidade de vezes que olhamos para o lado, apenas para não nos preocuparmos com um problema que não é nosso. Apesar de levantar temas e questões interessantes, senti que algumas cenas ajudam a perpetuar estereótipos, enquanto outras ficaram demasiado forçadas, até desconexas. Não me arrebatou como estava à espera.

Curral de Moinas
A dupla Quim Roscas e Zeca Estacionâncio está de volta ao grande ecrã, de segunda a sexta (tanto podem ver na RTP, como podem ver na RTP Play). Aos 35 anos, Quim descobre que, afinal, teve um pai e que este lhe deixou uma herança peculiar, o que o deixou muito abalado - a ele e ao próprio Curral de Moinas. Quim e Zeca mudam-se para Lisboa e o novo estilo de vida de ambos colocará a amizade deles em causa. A pergunta que importa é: estará a capital preparada para lidar com a farfalhuda monocelha que eles possuem? Veremos! A única certeza que eu tenho é que, passe o tempo que passar, estes episódios continuam a ter imensa graça.

Glória
Raret foi um «antigo centro retransmissor, instalado pelos americanos, que tinha como principal objetivo combater o comunismo». A funcionar durante 50 anos, colocou a região Ribatejana na rota da Guerra Fria e é este o palco da primeira série portuguesa da Netflix, que chegou agora à RTP. Estou a achar fascinante o jogo de espionagem, sombras e suspense. A figura central é João Vidal e sinto que representa bem o quanto as nossas ações nunca são lineares, o quanto, em ambientes tensos, são mais as áreas cinzentas.

Podcasts
🎤 A Milhas, com um episódio de aniversário especial;
🎤 Silly Season, um episódio bónus do Livra-te com o Private Joke;
🎤 21 e 3/4, um episódio bónus de Só Se Estraga Uma Estante.


       À MESA       

Magnum Double Starchaser
Esta nova opção, que andava desejosa de experimentar, combina caramelo e pipoca. A parte do caramelo consegue ser um pouco enjoativa, mas o sabor a pipoca na parte do chocolate é divinal.

      

Coração do Tua
Esta pizzaria/restaurante foi a nossa escolha para almoçar em Mirandela. Se andarem pela zona, aconselho: a comida é uma delícia e o atendimento irrepreensível. Além disso, têm uma sala muito agradável.


       ENTRE LINHAS       

Saco Zé Livreiro
O Zé Livreiro, da página Confissões de Um Livreiro, lançou dois sacos de pano e eu não resisti a este do nosso Eça. Aliás, acho que não fui a única, porque, na Feira do Livro do Porto, aquando da atribuição da tília de homenagem, acabou por ser filmado e apareceu numa reportagem da TVI.


Publicações
✏ A importância da representatividade, numa partilha mais intimista do Filipe Heath;
✏ A breve história de um corpo que não sabe sê-lo, Daniela Errada; 


       JUKEBOX       

Top 4 de favoritas
🎧 Go Go Go, Jorja Smith;
🎧 Óleo de Nardo, Marta Carvalho;
🎧 Colãs, Dillaz;
🎧 Toque, Rita Laranjeira

Álbuns
🎵 The Felt Library, Lemos


       GRATIDÃO       

«Ainda não é o fim nem o princípio do mundo calma é
apenas um pouco tarde»

Agosto relembrou-me a importância de abrandar e de desfrutar das pausas, por isso, sinto-me grata por esses momentos que revitalizam a alma. Além disso, estou grata por ir ouvir um autor-casa.


Como foi o vosso mês?

Comentários

  1. Que mês tão intenso e tão bom *.*
    Adorei este resumo, como sempre.
    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  2. Que belo mês o teu *.* Por aqui foi intenso, ouve de tudo um pouco, muito trabalho e muita diversao :) Mal posso esperar pelas ferias do proximo ano que vao ser para relaxar, assim espero mas primeiro venha a melhor altura do ano, o ultimo quadrimestre do ano é mesmo o meu prefeirdo :) Estou a gostar muito de acompanhar as series Ao Largo e Curral de Moinas para descontrair :) Tambem vi Gloria no Netflix e recomendo bastante :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que venha setembro cheio de energia e bons momentos *-*
      Confesso que, apesar de estar a gostar, estava à espera que Glória me envolvesse de outra forma, porque há cenas um pouco confusas. Ainda assim, deixou-me com vontade de ler mais sobre Raret

      Eliminar
  3. Como é tão bom mesmo ter um mês cheio de bons momentos assim,
    Espero que o novo mês seja cheio de bons momentos
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novo Diariamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Sofia, dá-nos logo outro ânimo.
      Muito obrigada, desejo-te o mesmo

      Eliminar

Enviar um comentário