ALMA LUSITANA: OS AUTORES DE SETEMBRO

Fotografia da minha autoria


Uma viagem literária para descobrirmos os nossos autores


Setembro traz-me sempre a magia dos regressos e quis o sorteio do Alma Lusitana que me reencontrasse com um autor que marcou o meu 2022 (mesmo só tendo lido uma obra da sua autoria). Para complementar, porque este mês também pode ser a motivação perfeita para abraçar abordagens distintas, proponho a descoberta de uma nova autora (na qual me estrearei) e, ainda, um livro extra, para conhecermos mais da nossa história.


MARIA FRANCISCA GAMA

Nasceu em Leiria, tirou Direito, em Lisboa, e chegou a trabalhar num escritório de advogados. Atualmente, divide o seu percurso entre a escrita, a leitura, o trabalho criativo e as explicações de língua portuguesa.

   

Madalena: «De repente, aparecem muitas pessoas. Rostos, não pessoas. Não me lembro de quase ninguém em específico, não obstante, sinto nunca ter esquecido quem lá esteve. Ligo ao João, peço-lhe que venha para aqui. Abraços sem fim. Lágrimas sem fim. A minha mãe vai ao hospital com uma amiga. Volta a tremer. Não há esperança. Morreu. MORREU. Não vai acordar mais. Choro. Continuo de pijama, na rua, com frio. Muitas pessoas, mil abraços, mil lágrimas, palavras que esqueci. Havia quem chorasse muito alto, outros para dentro. O telemóvel não parava de tocar. Tantas coisas para dizer. Tantas coisas por dizer. "Pai? Pai… Volta».

A Profeta: «Mariana é uma jovem mulher solitária. Tem um emprego do qual não gosta, passa os dias e as noites sozinha a ler um livro misterioso. Sente um profundo desprezo pela Humanidade, mas não consegue evitar ajudar quem precisa, mesmo que a ajuda venha na forma de um frasquinho de veneno indetetável. Através das pessoas com quem se vai cruzando, todas vítimas de alguém, Mariana vai eliminando o mal do mundo e, ao fazê-lo, junta uma legião que jura segui-la para sempre, como a uma profeta».

Encontram um conto seu no e-book Nove Contos (Não) Tradicionais de Natal


VALÉRIO ROMÃO

Filho de emigrantes portugueses, nasceu em França e veio para Portugal aos dez anos. Licenciou-se em Filosofia e conta com um percurso profissional vasto, atendendo a que é escritor, contista, dramaturgo e tradutor. Foi, por três vezes, selecionado como Jovem Criador Nacional e já tem várias obras publicadas.

      

Autismo: «Trata-se da primeira abordagem literária de um tema que toca cada vez mais gente em Portugal. Este primeiro romance do jovem autor dá-nos a experimentar, de um modo nunca óbvio, o impacto devastador da doença na família, mas também faz um retrato impiedoso da comunidade médica além de abordar, sempre de um modo fortemente literário, as inúmeras consequências do autismo. O romance, com um final inesperado, afirma-se como reflexão dinâmica e até aventurosa sobre a solidão, a impossibilidade de comunicar e o desespero».

O da Joana: «Joana e Jorge esperam por um filho há oito anos. Mudaram três vezes a cor do quarto da criança: a ansiedade era muita. Naquela noite, aos sete meses de gravidez, quando rebentam as águas de Joana, Jorge apanhou-se a pensar que talvez haja males que vêm por bem e que isso significasse um parto mais fácil. O drama explode no hospital quando algo corre mal. Joana pede então ao médico que simule uma normalidade dando início a um longo itinerário interior que a leva, à personagem e a nós, leitores, numa viagem de montanha russa à loucura».

Facas: «É um livro que assume uma centralidade temática contrastante com a liberdade formal com a qual exprime, em mutações de forma e de tom ao longo dos contos que o compõem, as diversas declinações do objecto que empresta o título ao livro, ora sublimando-as num realismo tão mágico como grotesco, ora tornando-as as máscaras mais visíveis de uma natureza humana caleidoscópica, ora desafiando livro, leitor e lógica, desapossando-os pouco a pouco da clareza e segurança de uma definição, como quem estando na praia não saber dizer se a praia é a areia ou o mar».

   

Da Família: «Valério Romão, um dos mais desafiantes escritores da atualidade, regressa com um conjunto de 11 contos, alguns deles anteriormente publicados em revistas como a Granta ou Egoísta. Com estilo de grande crueza lírica, expande aqui o seu universo para o tema omnipresente da família, desenhando com nitidez extraordinárias personagens. Ninguém fica indiferente a estas páginas».

Cair Para Dentro: «Eugénia, a filha, não foi educada para ser um adulto independente e, embora seja professora universitária, a mãe controla o seu dinheiro, o seu tempo, proibindo-a até de ter telemóvel. Quando Virgínia começa a desenvolver sintomas de demência, Eugénia vê-se obrigada, deixando aquela infância artificial construída pela sua mãe, a crescer e a cuidar de todos os aspectos práticos da vida de ambas. Até descobrir que, no estado em que a mãe se encontra, a vingança é uma possibilidade».

Autismo, O da Joana e Cair Para Dentro compõem a trilogia Paternidades Falhadas


TRIBUNA NEGRA, CRISTINA ROLDÃO, JOSÉ AUGUSTO PEREIRA & PEDRO VARELA


«Poucas pessoas saberão que, entre 1911 e 1933, Lisboa foi palco de um movimento negro que combateu o racismo, exigiu direitos para as populações nos territórios colonizados e criticou sistematicamente, embora por vezes de forma ambivalente, o colonialismo, chegando mesmo a dialogar com formas de internacionalismo negro, como o pan-africanismo. Este livro, que resulta de um longo e aprofundado trabalho colectivo de pesquisa, percorre a vida desta geração, dos seus inúmeros jornais, organizações e activistas, até ao ponto em que a ascensão da ditadura, a perseguição política dos seus mais destacados militantes e as contradições internas selaram o seu destino. Os autores problematizam ainda o modo como raça, género e classe atravessaram o movimento e as relações políticas que estabeleceu com a diáspora negra no mundo e com a «Geração Cabral». Tribuna Negra levanta o véu sobre uma história silenciada, interpelando as gerações do presente e do futuro sobre a História Negra em Portugal».


O Alma Lusitana tem grupo no Goodreads

Comentários

  1. Parecem-me excelentes escolhas. :)
    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tive a oportunidade de ler Tribuna Negra e achei o livro fascinante, razão pela qual decidi incluí-lo como indicação extra.
      Estou muito curiosa por ler mais do Valério Romão e por descobrir a Maria Francisca Gama

      Eliminar
  2. Não é verdade que me parece ser boas opções para ler e conhecer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novo Diariamente

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Ainda só li Autismo, mas quero muito ler os restantes
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  4. Parece-me ótimas escolhas, venha setembro! 😊

    ResponderEliminar
  5. Está aí a feira do livro do Porto. Uma ótima oportunidade para procurar novos autores!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. Que incríveis apostas! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  7. Excelentes sugestoes como sempre *.* Ficou curiosa com Tribuna Negra :) Muito obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário