­

CINCO MUSEUS E TRÊS ROTEIROS LITERÁRIOS
PARA CONHECER

by - agosto 02, 2023

Fotografia da minha autoria



«O prazer da descoberta»


Os leitores não se fazem só de livros, mas também de todas as vias que preservam esse legado livrólico, porque a experiência multiplica-se de conhecimentos e sensações. No fundo, a viagem fica mais completa.

Há uns meses, quando a Bertrand partilhou um artigo sobre Museus Literários, parti à descoberta dos nomes sugeridos e deixei-o na secção dos guardados, no Instagram, já que gostaria de criar o meu itinerário. Não tinha qualquer viagem planeada, mas isso nunca foi impedimento para acrescentar pontos turísticos ao mapa.

Conhecer os lugares através de paragens literárias parece-me fabuloso e muito a minha cara. Portanto, concentrando-me apenas em possibilidades nacionais, existem cinco espaços museológicos que pretendo visitar, até porque mantêm viva «a ligação entre a literatura e o prazer da descoberta e das viagens».


CASA-MUSEU DE CAMILO CASTELO BRANCO 
[SÃO MIGUEL DE SEIDE]
«Foi mandada construir nos inícios do séc. XIX por Manuel Pinheiro Alves, um brasileiro de torna viagem. Depois da sua morte, em 1863, o escritor português veio instalar-se na mansão com Ana Plácido, onde permaneceu com certa regularidade e onde escreveu a maioria das suas obras. Foi também aqui que se suicidou a 1 de junho de 1890. Atualmente conserva mobiliário que pertenceu a Camilo Castelo Branco e à sua família, utensílios de uso pessoal, bibliografia do escritor e sobre o escritor, obras pertencentes à biblioteca particular do romancista, cartas, recortes de imprensa de teor camiliano, periódicos e peças de iconografia».


CASA FERNANDO PESSOA
[LISBOA]
«É a casa em que o poeta português viveu nos últimos 15 anos de vida, entre 1920 e 1935. Com a missão de manter vivo o legado do autor e dar a conhecer o seu singular universo criativo, mantém para além de uma exposição sobre a vida e obra do poeta, uma biblioteca de acesso livre especializada em Pessoa e em poesia internacional. Foi inaugurada a 30 de novembro de 1993, no dia do aniversário da morte do poeta, tendo o edifício sido reconstruído, segundo o projeto da arquiteta Daniela Ermano. Os livros que pertenceram a Fernando Pessoa são o maior acervo que guarda e divulga, sendo também um importante centro cultural».


FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO
[LISBOA]
«A Fundação José Saramago é uma instituição cultural privada com sede na Casa dos Bicos, na cidade de Lisboa, contando com uma delegação em Azinhaga, terra natal do escritor José Saramago. Constituída pelo próprio escritor em Junho de 2007, tem como objetivos a defesa e difusão da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a promoção da cultura em Portugal e em todo o mundo e a defesa do meio ambiente. A Casa dos Bicos, sede da instituição desde Junho 2012, oferece uma exposição permanente dedicada à vida e obra de José Saramago, intitulada A semente e os frutos, e outras atividades culturais como apresentações de livros, representações de peças de teatro, conferências e colóquios. Em Tías, na ilha espanhola de Lanzarote, pode ser visitada A Casa José Saramago, residência do escritor e de Pilar del Río até 2010».


CASA DE JOSÉ RÉGIO
[VILA DO CONDE]
«A Casa de José Régio não é um espaço museológico de base, é antes de mais a residência que o poeta escolheu para habitar após a sua aposentação, refletindo a vontade do poeta, no modo e na forma como todos os objetos se encontram dispostos nos diferentes espaços. No ano de 2005, a Câmara Municipal de Vila do Conde levou a efeito uma importante obra de beneficiação da Casa de José Régio, no sentido de garantir a estabilidade do edifício e, simultaneamente, criar condições de conservação ao importante acervo aí instalado. Paralelamente, na casa de Benilde, foi desenvolvida uma obra que visou a instalação do Centro de Estudos Regianos, para além de um conjunto de serviços de apoio à Casa de José Régio, tais como receção, sala de exposições temporárias e auditório».


MUSEU JÚLIO DINIS
[OVAR]
«O Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense tem como missão valorizar a passagem do famoso escritor português por Ovar, dando destaque à influência que esse período teve na sua obra literária, associando-lhe a preservação da típica casa vareira que ele habitou em 1863 – a Casa dos Campos. Pretende-se salvaguardar uma herança cultural local de repercussão nacional, focalizada no séc. XIX, criando condições museológicas adequadas às suas especificidades e conferindo-lhe uma leitura contemporânea».


Para complementar a aventura, deixo-vos com três roteiros que também adorava fazer:

🚶 Escritores a Norte - «Vidas com obra em casas d' escrita;

🚶 Roteiros Literários dos Açores«Nas ilhas atlânticas dos Açores, com as suas paisagens de origem vulcânica é fácil ficar impressionado pela natureza. No entanto, esses passeios podem ganhar outros sentidos quando guiados por pessoas que lá viveram e que no seu testemunho chamam a atenção para os pormenores que alimentam a paixão pelas ilhas. Em cada ilha, deixe-se acompanhar por um escritor ou uma personalidade açoriana, pelas suas memórias e histórias e dê outros sentidos à sua viagem»;

🚶 Os Percursos de Saramago em Arcos de Valdevez - «A autarquia de Arcos de Valdevez lançou um novo roteiro turístico, inspirado nas palavras que José Saramago dedica ao concelho minhoto no livro Viagem a Portugal, publicado em 1981. Integrado ainda nas comemorações do centenário do nascimento do escritor português, celebrado em 2022, o roteiro propõe a visita a quatro dos locais mais emblemáticos do concelho, entre citações da obra e contextualizações históricas».

You May Also Like

14 comments

  1. Já visitei a Casa Fernando Pessoa e a Fundação José Saramago. Gostei imenso, são dois museus incríveis para quem ama ler e escrever. Vale a pena a visita.
    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando voltar a Lisboa, tenho de os tentar visitar. Acredito que seja uma experiência extraordinária 😍

      Eliminar
  2. Excelentes sugestoes *.* Quero visitar todas :)

    ResponderEliminar
  3. Confesso que nunca visitei nenhum, mas acho que vou acabar por levar a sua dica
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  4. Teresa Palmira Hoffbauer

    Já visitei O MUSEU JÚLIO DINIS em OVAR.
    A minha próxima visita tem de der à CASA DE JOSÉ RÉGIO em VILA DO CONDE a um pulo do PORTO 💙

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Somos duas! Mal posso esperar para os descobrir a todos 🥰

      Eliminar