Um ano


«Eu sei que o tempo não pára. O tempo é coisa rara e a gente só repara quando ele já passou», Mariza.


Um ano. É mesmo verdade? O tempo avançou assim tão rápido para nem darmos por ele? Há dias em que acho que a minha memória me atraiçoa, baralha as datas e troca as lembranças. Hoje não é o caso, passou mesmo um ano. E vejam onde nos tem levado toda esta aventura!

Vamos recuar a vinte de outubro de dois mil e treze e saborear este percurso em câmara lenta. Lembram-se dos Bring Us Tomorrow? Sim? Eu também! E tudo começou assim: com outro nome. Mas a essência dos Aurora esteve sempre ali, bem dentro de cada um deles. Talvez não o soubessem na primeira vez que pisaram o palco, ainda em separado, mas depressa chegaram lá. Ao projeto mais fascinante de toda a competição. A «Homem do Leme» com que se deram a conhecer elevou a fasquia, não só para eles, mas para todos os outros concorrentes, por ter sido cantada, tocada e interpretada de forma tão brilhante. Estavam ali para vencer, para marcar a diferença, e isso ficou claro, pelo menos para mim, quando afirmaram com toda a convicção que iam cantar em português porque «devemos valorizar a nossa língua». Conquistaram-me naquele instante. E desde então nunca mais parei de me render a todo o talento que têm. 

Há um ano compramos um bilhete sem volta para esta viagem alucinante que têm sido os Aurora. Se a música dos Xutos&Pontapés marcou o início de algo tão fantástico, a «Sete Mares», dos Sétima Legião, encerra um ciclo. E a chegada de uma nova etapa. Pelo meio muitas foram as músicas que nos deixaram sem palavras. Em êxtase. A sorrir. De lágrimas nos olhos. E por mais distintas que sejam têm todas em comum a entrega, o respeito e o amor com que se dedicaram a trabalhá-las. Porque ser Aurora é inovar. E tornar a música portuguesa ainda mais bonita.

Por gostar tanto do que é nosso, cresci a ouvir todos os temas que cantaram no Factor X. E não podia ter ficado mais orgulhosa por vê-los a fazê-lo com tanta alma. Nunca me esquecerei do choque, acompanhado de uma grande satisfação, quando percebi que iam cantar a «Cenário», dos Toranja - é das minhas músicas favoritas e acho que nunca ouvi alguém a interpretá-la num programa deste género. Além disso, foi uma honra sabe-los trazer a palco grandes nomes como António Variações, Heróis do Mar, Resistência, Sitiados, Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Ornatos Violeta. 

Superaram medos, dúvidas, nervos e pressão. Aliaram-se e encontraram o caminho certo. E a amizade que criaram é um dos trunfos mais valiosos. Nada os fez parar. Podem não ter sido os vencedores em título, mas o que é que isso importa quando aquilo que fizeram gala após gala foi único e insuperável? Claro que mereciam sê-lo, por mais suspeita que possa ser, mas venceram no exato momento em que se juntaram e começaram a traçar o seu destino: original, criativo, sem máscaras. Tudo o que são é tudo o que nos mostram. E isso tem que valer alguma coisa. Para mim valerá sempre mais do que um troféu.

Cresceram tanto! A rampa de lançamento que o programa se tornou depressa os fez voar mais alto, mas nunca perderam o norte. E foi mesmo de Norte a Sul que deixaram a sua marca, em todos os concertos que ficam para a história. O público é cada vez maior e isso é a consequência inevitável e merecida por serem tão incríveis. Mesmo que as pessoas os reconheçam de um programa de televisão a verdade é que rapidamente se descolaram dessa imagem. São os Aurora. Ponto. Essa fase das suas vidas fará sempre parte daquilo que são, mas hoje, um ano depois, são muito mais que isso.   

Perdoem-me o egoísmo de recordar este ano pelos meus olhos, pelo que me transmitem e por tudo aquilo que são para mim. Passou tão rápido! E no decorrer desta viagem podemos escrever dois originais, um projeto solidário, um vídeo oficial e um álbum a caminho. Partilhamos momentos, alguns à distância e outros bem perto. Partilhamos o aniversário do David em palco, em Arouca; partilhamos a Gafanha da Nazaré e Espinho. Deixaram-me sem saber o que dizer em todas as atuações, em todos os textos meus que partilharam, por nos abrirem o vosso mundo e nos deixarem acompanhar os vossos passos. E nunca me cansarei de realçar o cuidado que têm com quem os acompanha. Acho que não falo só por mim quando afirmo que é o mínimo que podemos fazer por tudo aquilo que nos fazem sentir. Sou mesmo feliz a ouvi-los!

Se há algo que se mantém comum ao dia em que começaram? Há! A humildade, a maturidade, a consideração pelo trabalho dos outros, o amor ao que fazem. Cresceu a dedicação, o talento, a entrega, a vontade, o à vontade em palco, a ligação entre eles. Fizeram crescer todas as qualidades que já tinham. Intensificaram-nas. Deram-lhes muito mais valor e significado. E a evolução é notória. Sempre que os ouço soam-me melhor. Pergunto-me muitas vezes como é que o conseguem e a resposta é sempre a mesma: porque querem! E fazem acontecer. Há muito futuro aqui!  

Há um ano deram início a esta família e agora têm um mundo inteiro pela frente para conquistar. Hoje celebram o primeiro aniversário e muitos mais virão depois deste. Estou aqui, desde o primeiro dia, até ao fim - mesmo que a idade pese e me obrigue a andar encurvada ou de bengala. Envolvemo-nos todos de alma e coração porque acreditamos em conjunto. Só faria sentido assim. Obrigada por este ano tão extraordinário. A partir daqui é a sempre a subir. Parabéns!

Comentários

  1. eu gosto muito deles tambem :D
    uma optima semana :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. E não dúvido que eles conquistem o mundo!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  3. Bem, o tempo voa ou eu é que ando a dormir? :o Os Aurora têm vindo a crescer a olhos vistos e acredito que ainda há muito por vir :D

    r: eu também acho eheh

    ResponderEliminar
  4. Mas se conseguires, vale ainda mais a pena. Todo o esforço.

    ResponderEliminar
  5. O tempo tudo traz, até crescimento e mudança, sempre.

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Olá Andreia, só os ouvi uma vez na rádio, foi de manhã no final de Setembro ou início de Outubro. Recordo eles pela música.

    Já consegui falar com ele e pagou-me mas ainda falta tratar de pormenores em relação a esse logótipo como o design do site vai ser alterado. Foi complicado mas lá consegui resolver as coisas com ele. Agora só falta receber doutro logótipo em que já está tudo finalizado pronto a entregar, só falta a transferência bancária para acabar com o "engonhanço".

    É sempre bom valorizarmos os nossos e cantarem ainda por cima em português.

    ResponderEliminar
  7. Também gosto de épocas festivas!

    Não conheço a música deles! :O

    Ótima segunda, Andreia!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  8. É. Mesmo que seja recompensado por algo "pequeno" parece gigante.

    ResponderEliminar
  9. O tempo passa mesmo muito rápido, por isso é que temos de aproveita-lo sempre ao máximo!

    http://checkinonline.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. E o céu será o limite para eles.
    Beijos
    http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. Por acaso não conheço as músicas deles :)

    ResponderEliminar
  12. No los conozco, pero bonito tu post, como siempre....
    Buen comienzo de semana!!! mi g+ para ti!!

    Besos, desde España, Marcela♥

    ResponderEliminar
  13. Que bom jeito que lhe deste com as palavras em recuar no tempo o texto está fantástico, que eles tenham muito sucesso pela frente.
    bjs
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Já os conhecia e gosto :)

    Afinal ainda conheço umas coisas :p

    ResponderEliminar
  15. Eles cantam muito amei a postagem.
    Curta e siga o meu canal, tenha uma semana abençoada.
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderEliminar
  16. o tempo passa mesmo rápido.. só os conheço do que tens partilhado por aqui :P

    ResponderEliminar
  17. Fico eternidades sem te visitar, eu sei mas tiro sempre um bocadinho para ler tudo. É um gosto.

    ResponderEliminar
  18. Infelizmente é. // Exatamente

    ResponderEliminar
  19. R. Obrigada :) Ouvirei sim, beijinhos *

    ResponderEliminar
  20. Gostei da forma como escreveste


    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar
  21. r: eu chamo-lhe mais «máquina fotográfica» eheh mas não sei se a câmara é boa, fiz o post consoante o que vi nas especificações do telemóvel mas às vezes os MP de uma câmara de telemóvel não são tão bons quanto seriam se estivessem numa objectiva «a sério» eheh

    ResponderEliminar
  22. Muitos parabéns aos Aurora :) Não duvido que eles terão imenso sucesso!!

    ResponderEliminar
  23. É mas que posso eu fazer?

    ResponderEliminar
  24. Amanhã, de manhã, vou seguir o conselho.
    Saudações poéticas!

    ResponderEliminar
  25. Este até está a ser dos anos que está a passar mais devagarinho e eu agradeço por isso.
    Quanto aos aurora, bem tu gostas mesmo deles!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário