O meu 2016 em livros

Imagem retirado do google

«O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive», António Vieira


A minha paixão pela leitura, como já referi algumas vezes, cresceu tarde. Contudo, está cada vez mais forte. E sempre que posso perco-me em mais uma história. Nas suas personagens. Nos cenários descritos. Em todos os detalhes que nos retiram da realidade e nos fazem sentir perto do enredo.

No início de 2015, registei-me na plataforma Goodreads (da qual já vos falei aqui) e desde então que tenho feito o «Reading Challenge». As minhas metas nunca são exageradas, a meu ver, até porque mantenho bem presente a certeza de que a magia está em desfrutar do livro. Por isso, vou aumentando a quantidade, mas sem perder aquilo que é mais importante. Desafiem-se a ler mais, mas pelo gosto, pelo prazer que isso vos dá, não por um número que têm que atingir. Até porque, se for assim, vão perder tudo aquilo que a obra tem para vos oferecer. 

Com esta ideia de base, e tendo em atenção o número de livros lidos na edição anterior, estipulo a meta para o ano seguinte. Para 2017 marquei-a nos 40, uma vez que em 2016 consegui ler 37. E são precisamente os livros que me acompanharam no ano transato que vos irei mostrar. A parte curiosa é que, também muito por culpa do estágio, os livros infantis assumiram uma posição de destaque (ao carregarem no nome de cada livro, com exceção de quatro, serão direcionados para a página do mesmo na Wook, para que possam saber mais informações). Segue-se, então, a lista dos eleitos! 


O meu ano em livros:
1. Grey, E. L. James;
3. Falar, Ler e Escrever, Fernanda Leopoldina Viana;
4. Hoje Sinto-me..., Madalena Moniz;
5. Os Milagres Acontecem Devagar, Margarida Rebelo Pinto;
7. Mariana, Meu Amor, Margarida Rebelo Pinto;
8. Todos no Sofá, Luísa Ducla Soares; 
10. A Casa da Mosca Fosca, Eva Mejuto; 
11. O Menino Poeta e a Menina dos Olhos Azuis, Pedro Duarte (constitui um dos produtos do Projeto Diagnóstico e Implementação da Igualdade de Género na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto);
12. O Macaco de Rabo Cortado, António Torrado;
14. Manual do Guerreiro da Luz, Paulo Coelho;
15. Os Meus Problemas, Miguel Esteves Cardoso;
16. Amores e Saudades de um Português Arreliado, Miguel Esteves Cardoso;
17. Vai Aonde te Leva o Coração, Susanna Tamaro; 
18. No Teu Deserto, Miguel Sousa Tavares;
19. O Meu Oriente, Jessica Athayde; 
20. O Sorriso das Estrelas, Nicholas Sparks;
21. O Segundo Fôlego, Philippe Pozzo Di Borgo;
22. Quando Voltares para Mim, Margarida Rebelo Pinto;
23. A Arca de Noé, Vinicius de Moraes; 
24. A Viagem do Espanholito, António Mota;
25. Cinderela, João Paulo Seara Cardoso; 
26. Voa Pássaro, Voa, Sidónio Muralha;
27. Mariluz Avestruz, Rachel Chaundler;
28. Os Melhores Beijinhos, Joanna Walsh; 
29. Se Eu Fosse... Nacionalidades, Francisco José Viegas;
30. Quem Está na Casa de Banho?, Adrian Reynolds e Jeanne Willis;
31. Caras, Matthew Van Fleet;
32. O Burro de Buridan, Luísa Ducla Soares;
33. Perdido e Achado, Oliver Jeffers; 
34. Como Apanhar uma Estrela, Oliver Jeffers; 
36. Gugui, o Dragão Azul, Margarida Rebelo Pinto;
37. O Modelo, Lars Saabye Christensen.


Já leram algum destes? Se sim, qual/quais? Que livros me aconselham?

Comentários

  1. Uma bela lista de livros lidos minha amiga e espero que consiga atingir a meta para 2017.
    Um abraço e boa semana.
    Andarilhar || Dedais de Francisco e Idalisa || Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  2. 37 livros! Boa!! =)
    Nunca fiz uma lista assim dos livros que li, é uma ideia interessante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Uau, tantos! Também tenho de começar a ler mais

    ResponderEliminar
  4. Não conheço tantos mas fiquei curiosa. Esse desafio é muito bom.

    ResponderEliminar
  5. Tens aí uns que gostava de ler. Principalmente o Grey :)

    ResponderEliminar
  6. Amiga o livro é tudo isso e muito mais,
    tenha uma semana abençoada, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  7. Da tua lista já li uns 10. Quero ver se leio mais este ano, às vezes demoro imenso tempo com o mesmo livro.

    R: Obrigada minha querida, fico mesmo contente :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Por acaso ando a precisar de comprar um :)

    ResponderEliminar
  9. O único destes que li foi mesmo o Grey. Shame on me. Ando mais desligada da leitura, mas o amor não desaparece nunca!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // SORTEIO DE UM PERFUME ‘BLUE WONDERS’ NO FACEBOOK //

    ResponderEliminar
  10. Gosto tanto de pessoas que gostam de ler :)
    Que rica lista tao inspiradora :)
    Continua assim :)
    Bjinhosss e boa semana*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  11. Uma ótima lista! Também adoro ler! Devoro livros e eles são tãooo caros!!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  12. Vai onde te leva o coração e sorriso das estrelas também já li :) gostei! Os outros não conheço.
    Adoro ler, mas os livros são muito caros:( às vezes peco emprestado :)
    Beijinhos Andreia boa semana.

    ResponderEliminar
  13. Gosto imenso de ler, costumo dizer que quando lê-mos viajamos para onde quisermos :)

    ResponderEliminar
  14. Também gosto imenso de ler. E tal a ti, a minha paixão pela leitura também começou tarde mas nc mais parei :)
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Obrigado, meu anjo!
    Podes crer. E o importante é que consigamos andar sempre quentinhos :P

    Custa-me olhar para o ano que passou e ver que li muito pouco :( Tenho de mudar isso este ano!

    NEW TIPS POST | 5 Steps to Have Perfect Lips All Year.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário