CAIXA MÁGICA || CHEGAR A CASA

Fotografia da minha autoria



«O cair da primeira peça de um dominó»


A comunicação é fundamental em qualquer relação, porque permite-nos conhecer o outro, definir limites, construir um lugar de partilha seguro, ser lar e alertar para sinais que não podemos ignorar, com o receio de ver os elos a quebrar. O problema surge quando o silêncio se intensifica e proporciona uma rotina em espiral, transformando a felicidade num traço de conformismo. E esse nunca poderá ser um caminho saudável.

Chegar a Casa - a nova aposta da RTP 1 - parte desta premissa para nos contar a história de um casamento fracassado, que será apenas o despoletar de algo maior. Assim, tal como rapidamente se percebe através das notas de impressa, acompanharemos Marta a regressar às origens, depois de 15 anos a viver em Santiago de Compostela. Gravada entre Portugal e Espanha, esta série confronta-nos com várias problemáticas: a sensação de sermos trocados, o desgosto, o julgamento alheio - em meios mais pequenos - e que tantas vezes vem das nossas pessoas e, naturalmente, as feridas que demoram a sarar. Além disso, há algo que fica comprometido: a confiança. E, portanto, constroem-se muros que impedem o reconhecimento da mágoa, a aproximação de terceiros, o pedido de auxílio e a aceitação da partida para libertar os fantasmas do passado.

Creio que é necessário fazermos o nosso luto, quando a vida nos vira do avesso. Mas o processo pode ser moroso, porque os nossos sentimentos têm voz própria e um ritmo que nem sempre se coaduna com a nossa vontade. Por esse motivo, sinto que este projeto tem um tom bastante proximal. Considerei algumas cenas um pouco exageradas, mas a verdade é que não deixa de ser um espelho de como o fim de um relacionamento pode ser vivido - e como um acontecimento desta dimensão influencia tantas áreas da nossa existência.

No retorno a casa, a protagonista procura reencontrar-se e acalentar força para se reerguer. No entanto, não há só dor e drama neste argumento. Pelo contrário, tem um traço descontraído e com sentido de humor. E até no exagero, que mencionei anteriormente, consegue desconstruir o assunto, arrancando-nos gargalhadas sentidas. Em simultâneo, é fascinante como as personagens assumem características simples e refletem uma subtil crítica à sociedade. Com muitas rotas a serem exploradas - porque o divórcio é, de facto, uma gota no meio do oceano -, deambulamos pelos Arcos de Valdevez para conhecermos as camadas desta história.

Chegar a Casa é uma viagem intimista, visceral, pelo mundo tão complexo das relações humanas. E é, também, uma mensagem sobre a importância de renascermos a cada nova adversidade, atendendo a que nós não somos um só momento. E, mesmo que o coração se fragmente, haveremos de encontrar o nosso lugar - físico e emocional. E de nos redefinirmos nele. Porque aprendemos a cair e a não permanecermos no chão.

16 Comments

  1. Não conhecia esta série. Tenho que ver logo que possa.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  2. Não costumo ver séries mas acredito que esta seja muito interessante de assistir.
    .
    Um dia feliz … cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá-nos uma perspetiva muito humana sobre várias questões sociais :)

      Eliminar
  3. Quero tanto ver <3 Aguardo que a RTP play disponibilize os direitos de transmissao online ;)

    ResponderEliminar
  4. Confesso que ainda não vi, mas tenho me surpreendido (pela positiva) com as produções da RTP!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  5. Que te posso dizer que ainda não conhecia de todo, mas é sempre bom conhecer novas coisas,
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia a série mas achei interessante, fiquei bastante curiosa, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  7. Não vi esta série, nem outras não vejo muita televisão! Mas se é sobre cair e conseguir re-erguer-se já tem a minha aprovação!
    Boa semana, beijinhos

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pela sugestão. Não conhecia, de todo.

    ResponderEliminar