ENTRELINHAS ||
A ÁRVORE QUE NÃO FAZIA SOMBRA

Fotografia da minha autoria



«A aventura de um encontro exótico»


A poesia, quando eu ainda era uma criança a descobrir a magia das primeiras letras, fascinou-me. Mais tarde, um pouco mais velha, assustou-me por ter tantos caminhos interpretativos - e eu temia não ser capaz de desconstruir o significado dos seus versos, quando necessário. Já adulta, voltei a perder-me de amores por essa imprevisibilidade, pelas palavras nada óbvias que nos transportam para recantos inexplorados da alma.

«Tropeçar num abraço
e dar conta de todo esse tempo
que não existe»

Um dos autores que tem impulsionado o meu estreitar de laços com este género literário é Gonçalo Câmara. E A Árvore Que Não Fazia Sombra permitiu-me, inclusive, descobrir o haiku, um modelo de poesia japonesa, que prima pelo seu formato mais curto. Atendendo a esta característica tão particular, é percetível que o impacto da mensagem não depende da sua extensão, mas, antes, da verdade e da intensidade da partilha.

«Nesse pequeno detalhe
onde o vento muda
regressar é sempre o nosso jardim»

Esta obra divide-se em quatro capítulos centrais - O Tempo, O Campo, O Mar e A Espuma dos Dias -, que nos embalam por traços imagéticos, focados em pequenas trivialidades que nos marcam, porque se aproximam do nosso quotidiano, das nossas emoções e de pensamentos soltos que nos atribuem um propósito. Com a consciência de pretender registar momentos que não se querem efémeros, há uma energia serena e delicada.

«De nada te serve a bússola
se o desnorte
vem de dentro»

A Árvore Que Não Fazia Sombra estabelece uma ponte com a Natureza e com o próprio sentido de existência do ser humano. Porque a vida é feita de uma procura constante, de uma certa solidão e de uma vontade imensa de, mesmo pelo meio da neblina, encontrar o nosso lugar, compreendendo a nossa essência.

«Na maior parte das vezes
o amor está em tudo aquilo
que fica para depois»


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Nunca li nada do autor, tenho que descobrir a sua poesia.

    Obrigada pela sugestão, minha querida!

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  2. Livros de poesia transmitem magia nas suas palavras <3 Gosto de poesia desde que comecei a ler ou pensando bem antes disso, a rima sempre me encantou :) Muito obrigada pela partilha de mais uma bonita sugestao, minha querida <3

    ResponderEliminar
  3. Acredito que seja um livro maravilhoso de ler.
    .
    Saudações cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. Não conheço o autor.
    Gostei dos versos que transcreveste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo tanto este, como o seu Entre o Deserto e a Montanha

      Eliminar
  5. Acretita que ainda não conhecia de todo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Andreia é um bom livro, livros que é ligado a natureza são muito bons, fiquei muito curiosa pelo livro bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  7. Fiquei com curiosidade nesse livro.
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário