MOLESKINE 2021 ||
O MELHOR DE OUTUBRO

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de momentos colecionáveis»


Outubro. Mês que se reveste de cor, numa paleta de tons que cobrem as ruas de um brilho identitário. Numa altura em que as temperaturas começam a descer, é o aconchego das mantas e de um chá bem quente que fazem as delícias do meu coração. Mas, para além disso, foi tempo de voltar a abraçar eventos culturais.


⚓ MOMENTOS
---------------------------


Está para chegar o dia em que ficaremos bem nestas fotografias que eternizam vídeochamadas especiais. No entanto, o que importa mesmo é matar saudades dos nossos, estreitando os laços que nos unem. Com o pretexto de cantarmos os parabéns à minha afilhada, foi maravilhoso reencontrar esta família que me é tanto.

       

Por falar em saudades, retomei os meus passeios pela deslumbrante cidade Invicta, sentindo-me amparada pela mística das suas ruas. Pelo cheio a castanhas assadas. E pela sua beleza sem igual. Mesmo que sinta que já conheço o Porto de cor, há sempre detalhes que me inspiram a procurar por outras perspetivas.


Este mês ficou, ainda, marcado pelo reencontro com os meus tios e com os meus afilhados, com quem já não estava há bastante tempo. Como tal, nada como combinarmos jantares que diminuem a ausência imposta.


Costuma dizer-se que o melhor vem no fim. Nem sempre, contraponho. Mas a verdade é que a última semana e meia de outubro permitiu-me marcar presença em dois eventos extraordinários: o Magical Garden - sobre o qual podem ler na seguinte publicação - e o concerto fabuloso do João Couto. Posso voltar a estas datas?

      

Novembro, sê gentil


📚 LEITURAS
---------------------------

O Ano da Dançarina, Carla M. Soares

Misery, Stephen King

Cem Anos de Solidão, Gabriel García Márquez


Outras Leituras do Mês
Rasura [Maria Brás Ferreira], O Gato Preto e Outros Contos [Edgar Allan Poe], Coisas de Loucos 
[Catarina Gomes], As Novas Identidades Portuguesas [Patrícia Moreira]


📺 FILMES & SÉRIES
---------------------------

Este foi o mês em que, quase de certeza, mais conteúdo vi deste segmento. Sobretudo, em português. Para além do regresso de The Rookie, tenho acompanhado a série Doce, que é um retrato fascinante do percurso daquela que foi a primeira girls band nacional, até porque nos faz deambular pelos bastidores menos glamorosos de uma história de superação, adversidades e garra. República foi outra das séries a que assisti e que se concentra nos acontecimentos de 3, 4 e 5 de outubro. Partindo de uma figura feminina ficcional, envolve-nos numa análise política, cultural e social, expondo jogos de interesses e uma luta tão sinuosa.


No que diz respeito à sétima arte, vi Os Conselhos da Noite, cujo argumento é uma viagem intimista pelas memórias de um jornalista retirado e desiludido com o seu passado, e Noite Sangrenta, que é um espelho do que aconteceu a 19 de outubro de 1921, uma data que ficará sempre marcada pela tragédia bárbara.


✏ PUBLICAÇÕES
---------------------------

A minha essência é feita de palavras. E muitas delas são embaladas e impulsionadas por melodias ímpares. Por isso, neste data em que se comemora o Dia Mundial da Música, compilei os cinco temas e os cinco álbuns que me conquistaram, recentemente, e que têm tocado em constante repetição.

Composto por 12 temas, é um trabalho de escrita minucioso, que tanto nos faz embarcar numa rota intimista, refletindo acerca da nossa jornada, das nossas emoções e perceções da realidade, como nos incentiva a descomplicar através de um ritmo mais dançável, de quem encara a vida com animação - mas que pode, igualmente, representar uma maneira de expiarmos as nossas inquietações. Porque, mesmo quando o tom é positivo - bastante mexido -, as letras transportam-nos para camadas plurais, fazendo-nos olhar para dentro.

Acredito que, para além de testemunhos pessoais, a arte tem um papel preponderante na sua abordagem e desmistificação. Por esse motivo, reuni algumas sugestões que nos consciencializam acerca da Saúde Mental.



🍴 À MESA
---------------------------

Outubro também não me proporcionou experiências gastronómicas novas. Porém, levou-me ao Bibó Porto e a muitos finais de dia na companhia de um chá quente. E, inclusive, a começar a minha manhã com panquecas.

       


📌 ENTRE LINHAS
---------------------------

Aproveito este entre linhas para reforçar o quanto as linhas do que vestimos conseguem ser uma segunda pele e uma forma de expressão. Por isso, fez-me todo o sentido recuperar as novas peças do meu guarda-roupa, que são imagem de renovação e, inclusive, uma tentativa suave de sair da minha zona de conforto.


Em simultâneo, tinha de me centrar nas linhas das novas canecas cá de casa. Que amores!

       


📌 JUKEBOX
---------------------------

A Surpresa: Easy On Me [Adele]
Melhor Duo: Onde Vais [Bárbara Bandeira & Carminho]
A Diferentona: Lokura [Dino d'Santiago & Branko]
A Favorita: Não Sou da Paz [Paz & Carlão]
Artista Revelação: Caio


Álbuns: Boa Sorte [João Couto], Heartbreak [Jimmy P], Andrómeda [Lefty], A Semente [Cassete Pirata], Jardim da Parada [The Happy Mess], E a Cantar [Mimi Froes], Tinha de Ser [Pedro de Tróia], Aventurina [Constança Quinteiro], Nada é Pequeno no Amor [João Só], Bárbara [Bárbara Tinoco], Desghosts & Arrayolos [Branko], Centro [Joana Alegre], Além da Curta Imaginação [Ana Bacalhau] e Passo Forte [Sal].


🎥 VÍDEOS & PODCASTS
---------------------------





✨ GRATIDÃO
---------------------------

«É aqui o meu lugar»

Outubro foi um mês muito bonito. Pelos momentos únicos e reencontros. Não podia pedir melhor ♥

       

Como foi o vosso mês?

Comentários

  1. Outubro foi, sem duvidas, um mês muito bonito e cheio <3 Despeço-me delec om o coração cheio de esperança e grata pela inspiração :) das coisas que mais saudades tenho é de caminhar pelas ruas da nossa cidade nos dias de Outono e sentir o cheiro da castanhas assadas :)
    Estou a gostar muito de acompanhar a serie Republica :) Acabei de assistir ao ultimo episodio e apludo o talento de Pedro Lamares e Daniela Melchior :) Este fim de semana tambem vimos The Suicide Squad com a Daniela e ficamos rendidos ao seu talento, que orgulho <3
    Feliz e doce Novembro, minha querida <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outubro trouxe uma luz ao fundo do túnel, que bom!
      A Daniela Melchior, caso não me falhe a memória, não entra em República. Será que estás a falar da série Pecado, que deu na TVI?
      The Suicide Squad ainda não vi, confesso que não faz o meu género, mas tenho lido ótimas críticas à sua prestação.
      Obrigada e igualmente, minha querida <3

      Eliminar
    2. Sim, por lapso nao mencionei o nome da serie Pecado, desculpa estes dedos de cabecinha de vento que se esquecem de digitar palavras... nao ligues <3

      Eliminar
    3. Oh, nada que pedir desculpa, é perfeitamente natural. Ainda por cima, o Pedro Lamares é protagonista em ambas :D
      Por acaso, tenho pena de não ter acompanhado Pecado

      Eliminar
  2. O mês de outubro ia ser muito especial por causa do NorthMusicFestival, infelizmente foi cancelado. Ainda assim foi um mês marcado pela reedição do livro morreste-me do José Luís Peixoto em edição de capa dura, ficou lindíssimo. Ouvi imenso o disco natalício Only Santa Knows da Delta Goodrem que vai ser reeditado em novembro. Não li muito, as leituras que escolhi foram cansativas, mas vi bons filmes.

    Beijinho grande, minha querida! Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento que tenha sido cancelado :/
      Tenho de adquirir essa reedição. Porque adoro livros de capa dura e é um dos títulos do autor que mais me interessa.

      Eliminar
  3. Bom dia:- Outubro está acabando. Novembro está a chegar. Cada nês tem a sua história.
    Publicação diversificada que aplaudo e elogio.
    .
    Tenhas um feliz domingo de halloween.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. Outubro foi um mês incrível com bons momentos, Andreia que Novembro venha com mais momentos bons, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  5. Que sim, foi mais um vez cheio de coisas bem boas, como é tão bom ter momentos assim
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Olá,
    Ahh, adorei as canecas!!
    O mês foi realmente especial, principalmente por poder estar com os seus, ainda mais depois de algum tempo.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São amorosas, não são? :D
      Awww, que bom! É mesmo especial quando podemos matar saudades das nossas pessoas

      Eliminar
  7. Que Novembro seja ainda melhor! <3 Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que novembro seja um mês maravilhoso e recheado de coisas boas ❤

    ResponderEliminar

Enviar um comentário