SETE LIVROS QUE TÊM BIBLIOTECAS
COMO CENÁRIO DE FUNDO

Fotografia da minha autoria



«Um veículo de transmissão de conhecimento»


Os espaços que nos proporcionam uma procura autónoma por conhecimento - ou por fontes de entretenimento que nos acrescentem - só podem ter fragmentos de magia na sua essência. Porque nos abrem portas infinitas, com acesso a mundos diversos, únicos. E existe um exemplo que me salta logo ao coração: as bibliotecas.

Atualmente, não as frequento com a maior regularidade, mas foi na biblioteca da escola secundária que comecei a estreitar laços com os livros, a descobrir nomes que em nenhum momento anterior me sussurraram ao ouvido, mas que começaram a conquistar a minha atenção e a minha curiosidade, e a compreender que as palavras podem ter imensas formas, mensagens e almas. Inclusive, talvez tenha sido neste ambiente que desenvolvi o fascínio por estantes preenchidas de tantas histórias, encontrando conforto na organização e exploração das mesmas. É quase terapêutico. E, melhor, é uma passagem para muitas viagens intermináveis.

Outubro é o mês internacional das bibliotecas escolares. E isso, para além de me transportar para as bibliotecas que quero descobrir, inspirou-me a procurar obras literárias que as tenham como cenário de fundo.


📖 BIBLIOTECA PESSOAL, Jorge Luis Borges
«Quando morreu, Borges já tinha escrito os prólogos dos primeiros sessenta e quatro títulos de uma série de cem que haveria de constituir uma coleção, a súmula das suas preferências literárias: a sua biblioteca pessoal, sobre a qual Borges escreveu: «Desejo que esta biblioteca seja tão variada quanto a curiosidade que a mesma induziu em mim.» É esta escolha pessoalíssima de Borges que aqui se apresenta».

📖 O NOME DA ROSA, Umberto Eco
«Guilherme de Baskerville, tendo chegado com Adso pouco antes das duas delegações, encontra-se subitamente envolvido numa verdadeira história policial. Um monge morreu misteriosamente, mas este é apenas o primeiro dos sete cadáveres que irão transtornar a comunidade durante sete dias. Guilherme recebe o encargo de investigar esses prováveis crimes. O encontro entre os teólogos fracassa, mas não a investigação do nosso Sherlock Holmes da Idade Média, atento decifrador de sinais, que através de uma série de descobertas extraordinárias, conseguirá, no final, encontrar o culpado nos labirintos da Biblioteca».

📖 A BIBLIOTECÁRIA, Salley Vickers
«Em 1958, Sylvia Blackwell, recém-licenciada de uma das novas escolas de bibliotecários do pós-guerra, assume um emprego como Bibliotecária Infantil numa biblioteca degradada na vila de East Mole (...) é um testemunho comovente da alegria de ler e do poder dos livros em mudar e inspirar todos nós».

📖 A BIBLIOTECA DA MEIA-NOITE, Matt Haig
«No limiar entre a vida e a morte, depois de uma vida cheia de desgostos e carregada de remorsos, Nora Seed dá por si numa biblioteca onde o relógio marca sempre a meia-noite e as estantes estão repletas de livros que se estendem até perder de vista. Cada um desses livros oferece-lhe a hipótese de experimentar uma outra vida, de fazer novas escolhas, de corrigir erros, de perceber o que teria acontecido se tivesse escolhido um caminho diferente. As possibilidades são infinitas e vários horizontes se abrem à sua frente».

📖 COM A BRECA, HÁ AMOR NA BIBLIOTECA, Sara Rocha
«Quando o sol se despede e a lua começa a espreitar, há uma biblioteca algures que deixa de existir tal como a conhecemos e se transforma num local extraordinário. Que segredos esconde? Que situações oculta? Entra nesta biblioteca peculiar e conhece dois primos com um dom especial, uma bibliotecária desconfiada e várias estantes cheias de sonhos, e tudo o que descobrires, não contes a ninguém... Atreves-te a entrar?»

📖 UM CORPO NA BIBLIOTECA, Agatha Christie
«Ela era jovem, loura e usava demasiada maquilhagem. O coronel Bantry e a mulher, Dolly, nunca a tinham visto antes... até a encontrarem morta no tapete da sua biblioteca! Quem é ela? Como é que foi ali parar? E qual a sua relação com outra jovem assassinada, cujo cadáver será posteriormente descoberto num carro incendiado? O respeitável casal Bantry convida a pessoa mais eficiente que conhece no que a mistérios diz respeito: Miss Jane Marple. E quando o enigma se adensa e a investigação aponta para vários suspeitos possíveis, a astuta solteirona faz jus à sua fama de implacável bisbilhoteira».

📖 UMA AVENTURA NA BIBLIOTECA, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
«A biblioteca funciona num antigo palacete recheado de mistérios. A bibliotecária é ruiva e linda de morrer. Tem um irmão igualmente ruivo e tão giro como ela. No jardim do palacete vive uma velhota que garante haver maldições pairando sobre aquele lugar. Mas o que paira mesmo são mensagens, bilhetes com códigos secretos que alguém enfia entre páginas de livros escolhidos. Para clarificar tanta confusão, o grupo cai nas mãos de uma perigosíssima bandida, que tem a alcunha de Rapa Tachos, e dos seus filhos».

Comentários

  1. Que post curioso. Da lista só li Uma Aventura na Biblioteca e vi o episódio da série na SIC.

    Boa semana, minha querida! Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este nunca li, confesso!

      Obrigada e igualmente, minha querida

      Eliminar
  2. Uma Aventura na Biblioteca, que saudades <3 Ja vi o filme Em Nome da Rosa com Sean Connery no fim da minha adolescencia e quero muito ler o livro :)

    ResponderEliminar
  3. Olha que interessante! Não fazia ideia! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. É maravilhoso ler livros que falam de livros ou que nos transportam por estes ambientes mágicos!
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  5. Como é tão bom gostar de ler um livro, há mesmo bibliotecas que encantam
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Eu ainda sou do tempo da biblioteca itinerante da Calouste Gulbenkian!!
    Boa semana!

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  7. De todos acho que li o último, foi em pequena, não me recordo muito bem!

    ResponderEliminar
  8. Não li nenhum desses, mas tenho um ou dois debaixo de olho :D

    Uma Aventura na Biblioteca vi na série eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes também ainda não li, mas tenho curiosidade com todos!

      Já não me recordo se vi esse, por acaso, mas é provável, porque ficava coladona na série ahahah

      Eliminar
  9. Amazing! I know nothing about traveling all over the country, what a wonderful looking place to explore.
    Visit website: "https://www.ridetransferdirect.com/sv/taxi/transfers/malaga-flygplats/marbella/.

    ResponderEliminar
  10. Só conhecia e li o de Uma Aventura :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário