CLUBE DO LIVRA-TE ◾ INVERNO

Fotografia da minha autoria



«Desolação, vento gelado, tempo dos dias mais curtos»

Avisos de Conteúdo: Homicídio, Saúde Mental, Relações Familiares Desestruturadas


O Uma Dúzia de Livros renasceu com uma nova identidade. Rita da Nova e Joana da Silva são co-apresentadoras do podcast Livra-te e quiseram aprofundá-lo com esta dinâmica de clube do livro, no entanto, continuam a ser formatos independentes, isentos de qualquer obrigatoriedade para os leitores e os ouvintes. Além disso, em vez de funcionar por temas, todos os meses existirão duas obras para serem descobertas.


LIVROS DE JANEIRO

A Joana selecionou A Troca, de Beth O'Leary, enquanto a Rita sugeriu Inverno, de Ali Smith. Estão ambos traduzidos em português e figuram na minha lista de desejos. Ainda assim, manifestou-se com mais intensidade o meu interesse em cruzar-me com a escrita de Ali Smith, portanto, priorizei a escolha da Rita.


A ÉPOCA QUE NOS ENSINA A SOBREVIVER

Os dias gélidos de inverno tendem a mortificar-nos com lentidão, na mesma medida em que despertam, em nós, um certo instinto de sobrevivência, uma certa vontade de procurar conforto, embora possamos movimentar-nos sobre o caos - físico e emocional. E foi nesta espécie de limbo que avancei na minha leitura.

«Sou filho de ninguém. Como uma flor. Cresço selvagem»

A premissa permite antever um retrato próximo da realidade. Mesmo não sendo autobiográfico, percebe-se que há uma urgência na autora para nos transportar e consciencializar para referências políticas e sociais. Neste caso em concreto, foca-se nas consequências do Brexit, na intervenção problemática de Trump e na questão dos refugiados. Em simultâneo, confronta-nos com o impacto da desinformação, das notícias falsas e da dependência do mundo digital. E cada uma destas temáticas é explorada no quotidiano dos protagonistas.

«A tua propensão para o egoísmo é que me preocupa, disse ela»

Inverno divide-se por fios soltos e complexos, que não estou certa de ter acompanhado e compreendido na totalidade. Não obstante, fiquei maravilhada com o seu processo narrativo e com a escrita de Ali Smith.


A DINÂMICA FAMILIAR

O início da narrativa é um pouco surreal e demorei a ambientar-me à sua energia. No entanto, tornou-se muito mais intuitivo quando se reuniram as personagens e a dinâmica entre elas se tornou o principal foco da ação.

«A generosidade dela abala-o quase tanto quanto a frieza da mãe»

Essencialmente passado no Natal, há, neste enredo, um relato que nos faz viajar até ao passado, descobrindo os desencontros, as mágoas, as falhas e os laços que se quebraram. Mas, quase como se a vida proporcionasse uma segunda oportunidade, as situações inusitadas e palco de tanta discórdia são, também, a demonstração de um amor profundo, só possível no seio familiar - que tantas vezes nos faz frente, continuando a amparar-nos as quedas, mesmo em silêncio -, porque a preocupação com os nossos não desvanece.

«Seria possível travar o desfile do tempo através de nós?»

Com pequenos momentos de tensão e pensamentos em suspenso, há nos diálogos destes intervenientes tão distintos uma ponte para reflexões de inúmeras naturezas, que nos convidam a olhar para dentro de nós.


O CAOS E A ARTE

Inverno, com o seu registo cómico-trágico, reserva-nos passagens com a dose certa de ironia. E sentindo o caos próprio da estrutura textual, somos igualmente impelidos a considerar a forma como observamos o mundo, como nos posicionamos e qual o papel que a arte pode exercer neste plano com tantas ramificações.

«onde é que nós estaríamos sem a nossa capacidade de ver para lá do que devemos ver»


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Gostei bastante da sugestao :) O Inverno ensina-nos mesmo a mesmo sobreviver <3

    ResponderEliminar
  2. Confesso que desconhecia por completo.
    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O início talvez não seja o mais intuitivo, mas vale a pena ler

      Eliminar
  3. Gosto sempre que alguém dê sugestões de leitura. Estou a ler o livro: " ABRAÇO de José Luís Peixoto " e estou a gostar muito. Ler faz bem à alma e acalma o coração.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. Tenho a certeza de que não vou ler tudo o que elas forem lendo, mas este mês decidi participar. Só que comecei pelo The Switch e decidi parar a meio para ler outras coisas porque não estou a encarrilhar com a história. 😂🤷‍♀️ O Inverno vou deixar para fevereiro, mas, pela tua opinião e pela da Rita, acho que vai ser uma daquelas leituras a combinar na perfeição com a estação: fria.


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano, também sinto que a minha participação não será tão ativa. A não ser que já tenha algum dos livros ou seja algum que esteja com muita vontade de ler, como foi o caso de Inverno.
      Oh, que pena :(
      Sim, sem dúvida, combina na perfeição

      Eliminar
  5. Andreia gostei das indicações, é sempre bom ter boas opções bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  6. Fiquei mesmo curiosa com este livro. Não conhecia.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senti que demora a entrar na história, mas é muito interessante

      Eliminar
  7. Que sim, é mesmo uma boa sugestão para conhecer, ainda não tinha ouvido falar, ou não estou dentro dos livros
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  8. Vou guardar a sugestão! Fiquei curiosa! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário