FESTIVAL DA CANÇÃO 2022

Fotografia da minha autoria



«É o início da 56ª edição»


O segredo foi sendo revelado aos poucos, como quem desembrulha uma lembrança ou se enlaça num ritmo melódico surpreendente. Porque um dos eventos do ano está próximo de se concretizar. Após terem sido anunciados os seus autores e os interpretes, foi a vez de conhecer as datas chave do Festival da Canção.

Contrariamente a anos anteriores, a edição de 2022 só ocorrerá em março, mas a lista de músicas já se encontra disponível nas plataformas digitais, permitindo-nos satisfazer a curiosidade, ao mesmo tempo que as descobrimos com calma e a tempo das duas eliminatórias. Neste sentido, a primeira está marcada para dia 5 [sábado], enquanto a segunda acontecerá a 7 [segunda]. A grande final ficou definida para dia 12 de março.

No total, existem 20 temas em competição e a votação seguirá a dinâmica habitual: metade da pontuação será atribuída pelo júri e a outra metade representará a voz dos telespectadores. Conhecendo, em traços gerais, o regulamento do espetáculo, dediquei-me à minha parte favorita deste processo: a viagem pelas canções.

Procuro sempre ser isenta na minha apreciação, mesmo quando sei que há nomes que dificilmente ficarão fora dos meus prediletos. Mas a verdade é que isso acontece por algum motivo e houve duas músicas que me conquistaram de imediato. Apesar disso, ainda acrescentei outras três a este pódio, porque acredito no seu potencial. E acredito, também, que todas elas podem fazer um percurso muito bonito dentro e fora do festival.

Portugal transborda de talento. E isso sente-se. Portanto, são estas as minhas cinco canções favoritas.


A FAVORITA DE TODAS



A SEGUNDA FAVORITA



AS OUTRAS FAVORITAS




Embora não me tenham marcado tanto como as anteriores, mas reconhecendo-lhes algo especial, tenho de fazer uma menção honrosa a Calisun [TheMisterDriver], Corpo de Mulher [Milhanas] e Pontas Soltas [Jonas].



Já ouviram as canções a concurso? Alguma preferência?

Comentários

  1. Ainda não ouvi com atenção, mas fiquei curiosa com a música da Aurea. Quando tiver um tempinho vou ouvir.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que a dela não me tocou particularmente, mas talvez na atuação ao vivo tenha outro impacto

      Eliminar
  2. Respostas
    1. A canção do FF, para mim, é uma cópia do "Amar pelos dois". Não será considerado plágio musical?
      Não gosto que representem Portugal a cantar em outras línguas, em particular inglês. É "ofender", num festival da canção, a língua portuguesa. É apenas a minha opinião.

      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Honestamente, não reconheço a música Amar Pelos Dois na música do FF. E não creio, de todo, que ele fizesse semelhante [nem tinha razões para isso, porque é um excelente artista].
      Não sinto que seja uma ofensa. Prefiro que cantem na nossa língua, por ser nossa e por ser mais uma forma de nos destacarmos, mas também acho importante termos em atenção o percurso de quem concorre a este festival. Se o músico/banda canta sempre em inglês, não faria sentido perder essa identidade.
      Mas entendo, perfeitamente, o seu ponto de vista

      Eliminar
  3. Confesso que o festival da canção me tem passado completamente ao lado.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. A minha preferida ja sabes qual é pois ja me pronunciei no Twitter, é a dos Quatro e Meia <3 Por mim ja ganharam :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ops acabei de ouvir a da Aurea e tambem gostei muito :) Mas a dos Quatro e Meia está no meu coracao <3

      Eliminar
    2. A música deles é tão linda! Não sei lidar

      Eliminar
    3. A dela, confesso, não me cativou. Mas vou esperar pela semifinal

      Eliminar
  5. Acho que temos aqui muito potencial, a minha favorita é a primeira sem dúvida <3

    ResponderEliminar
  6. Nem te sei dizer qual foi a que mais gostei, a escolha está mesmo fácil
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar

Enviar um comentário