MOLESKINE 2022 ◾ O MELHOR DE JANEIRO

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de momentos colecionáveis»


Janeiro, mês com tantas vidas dentro. É provável que me repita, mas fico sempre com a sensação que o tempo avança mais devagar. Ainda assim, com pequenos percalços pelo meio, foi uma caminhada muito serena - não tanto como um breve recomeço, mas mais como uma forma de balançar ideias e estruturar novos destinos.


⚓ MOMENTOS
---------------------------

Um dos meus projetos mais queridos encheu-me as medidas, em 2021, portanto, fazia todo o sentido transitá-lo para este ano. E de modo a podermos conversar sobre as nossas leituras, criei um grupo no Goodreads.

O meu Bujo tem sido um companheiro indispensável. Por isso, neste novo ano, quis renovar a imagem dos separadores que o constituem. Além disso, aproveitei para definir o meu desafio no Reading Challenge [apontei para os 45 livros] e aderir a alguns clubes de leitura - ainda que a minha participação possa não ser tão regular.


Contraponto
Esta ideia estava a marinar há algum tempo, sobretudo, porque tinha um nome que não abandonava os meus pensamentos. Assim, este Contraponto divide-se em duas componentes: Irritações de Domingo à Noite [onde partilharei coisas que me me mexem com os nervos - mais ou menos sérias] e Brinde às Segundas [onde partilharei tudo o que me vai inspirando]. Esta dinâmica foi pensada para a conta de Instagram do blogue.

       

Coisas que iluminaram o mês: voltei a visitar livrarias físicas, aderi ao 1SE, os meus pais já têm a dose de reforço, continuei com a renovação do meu quarto, saíram as músicas do Festival da Canção e fui votar.



📚 LEITURAS
---------------------------

Pão de Açúcar, Afonso Reis Cabral

Pequenas Grandes Mentiras, Liane Moriarty

Inverno, Ali Smith


Outras Leituras do Mês
Memória de Elefante [António Lobo Antunes], Raízes Negras [Lúcia Vicente], Leite e Mel [Rupi Kaur], Levante-se o Réu [Rui Cardoso Martins], Persuasão [Jane Austen] e Ás de Espadas [Faridah Àbíké Íyímídé].



📺 FILMES & SÉRIES
---------------------------

Cavsa Própria
A nova aposta da RTP tem uma premissa intrigante. Partindo dos bastidores dos tribunais portugueses, há um crime violento que vem abalar o sossego de uma pequena cidade. E é neste desenlace que se enfrentará uma batalha, imagino, dura: fazer prevalecer a razão ou dar voz ao coração. Fiquei logo rendida, até porque o tom deste argumento consegue cativar. Além disso, fiquei a saber que a narrativa secundária baseia-se nos livros de Rui Cardoso Martins - Levante-se o Réu, Levante-se o Réu Outra Vez -, que é um dos autores da série.

O Sítio das Coisas Selvagens
Max aparenta ser um miúdo bastante indisciplinado, mas, no fundo, a lidar com um turbilhão de emoções, apenas se sente incompreendido e a forma como o demonstra pode trazer-lhe dissabores. Inspirado no livro infantil de Maurice Sendak - Onde Vivem os Monstros -, este filme é uma viagem muito pertinente à nossa essência, mostrando-nos que nem sempre é fácil gerir observações alheias e o que nos bate no peito.

A Mim, Nunca
Esta mini série - de três episódios - foca-se na história de uma mulher a libertar-se de uma relação abusiva e pretende demonstrar os traumas que esses fantasmas acarretam [para si e para os que a rodeiam]. Embora acredite que a mensagem seja de extrema importância, até porque não podemos afirmar que esta nunca será a nossa realidade, sinto que beneficiaria de uma abordagem mais duradoura. Porque este problema continua presente e não desaparece com tanta rapidez. Ainda assim, creio que o final acaba por desmistificá-lo.

Este mês, para meu agrado, regressaram S.W.A.T. e The Resident [que já me fez chorar bastante].



✏ PUBLICAÇÕES
---------------------------

Os escritores têm superpoderes: através das suas palavras e da sua imaginação, transportam-nos para mundos desconhecidos, para realidades que conseguem ser tão diferentes das nossas, despertando sensações e emoções que talvez não acreditássemos possíveis. E foi neste embalo que O Pintassilgo, de Donna Tartt, me transformou, assumindo-se como um dos livros da minha vida. Assim, tê-lo adaptado ao cinema foi mais uma maneira de eternizar aquilo que tem de mágico - desconcertante, mas tão inesquecível.

Quando criei o grupo para o Alma Lusitana, concentrei-me num segmento em específico: as estantes. No meu perfil, continuavam a constar as três basilares [e transversais a todos os utilizadores]: Read - com os livros lidos -, Want To Read - com os que queremos ler - e Currently Read - com os que estamos a ler. Porém, senti vontade de personalizá-lo, tornando-o mais próximo da minha identidade. Assim, organizei outras estantes.

O ano passado, com o intuito de comemorar o dia da escrita à mão, enumerei os sete motivos pelos quais continuo a priorizá-la. Para 2022, senti que fazia sentido mostrar-vos os meus essenciais na hora de escrever.




🍴 À MESA
---------------------------

Ferrero Rocher
Recentemente, experimentei os Dark Origins, revestidos com uma camada extra de chocolate - com diferentes percentagens de cacau [50%, 65% e 80%] - e os Ivory Coast [os de 80%] roubaram o meu coração.


Para tornar janeiro mais apetitoso, tive a minha dose de francesinha mensal. E mousse caseira.



📌 ENTRE LINHAS
---------------------------

As oportunidades para utilizar as paletas ainda não foram muitas - nem duradouras. Portanto, as minhas observações são pouco fundamentadas, partindo de primeiras impressões. Ainda assim, fiquei rendida aos tons e à qualidade dos mesmos, porque são bastante suaves e pigmentados. Além disso, permitem-nos construir looks mais simples ou mais ousados, dependendo da nossa personalidade e dos nossos planos.


Estava a precisar de uma jarra para complementar a decoração da minha cómoda. Depois de percorrer o catálogo, cheguei à conclusão que esta jarra salpicada e amarela era a mais indicada: 1) combina cores que adoro; 2) tem as dimensões ideais para o espaço; 3) como traz tampa, posso usá-la com ou sem flores. Optei pelo modelo mais baixo e a qualidade é extraordinária. Para completar a minha encomenda, não resisti a este arranjo, até porque adoro ter flores em casa. E o meu quarto ficou com um toque absolutamente encantador.


Vans Filmore Decon
Queria comprar umas sapatilhas pretas, visto que as minhas estavam a precisar da reforma [e, confesso, não fiquei muito fã do modelo Gazelle, da Adidas]. Como tinha as Vans em mente, aproveitei o Natal para as ter no sapatinho. E não podia estar mais satisfeita com a escolha. O meu desejo inicial passava pelas Old Skool, mas, já que estavam esgotadas quando as fui comprar, optei pelas Filmore Decon e o conforto é inegável.




📌 JUKEBOX
---------------------------

A Surpresa: Como Se Te Fosse Perder [Anselmo Ralph & Diogo Piçarra]
Melhor Duo: Fim [Fernando Daniel & Carolina Deslandes]
A Diferentona: Culpa [UAU, OK]
A Favorita: Matriz [Tiago Nacarato]
Artista Revelação: Ana Mariano


Álbuns: Night Call [Years & Years], Game Over [Kiko Mori], Apanhado [Zarco], 
Dear Jean [Fingertips] e Today We'll Be The Lucky Ones [Castilho]



🎥 VÍDEOS & PODCASTS
---------------------------




No que diz respeito a podcasts, destaco o regresso do Crise de Identidade, da Sofia Costa Lima. Outros Lugares, de Gonçalo Câmara [que nos fará viajar sem sair do lugar]. E Lá Fora Tá-se Pior, de Duarte Correia da Silva [que teve a duração de uma semana, atendendo a que acompanhou o seu recente confinamento].



✨ GRATIDÃO
---------------------------

«A importância do sorriso, da delicadeza»

Um início tranquilo, sem acontecimentos de maior, mas que me deixou muito grata por, principalmente, saber que os meus pais estão um pouco mais protegidos, que eu já tenho a minha dose de reforço agendada e que pude exercer o meu direito de voto. Além disso, sou grata por todas as histórias maravilhosas que descobri, pelos amanheceres bonitos e por ter pessoas interessadas em acompanhar e fazer parte do Alma Lusitana.

    


Como foi o vosso mês?

Comentários

  1. Que bem começaste o ano, minha querida! :)

    Comecei o ano com boas leituras, li 5 livros.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  2. Por aqui foi um mes de recuperacao com muitos frutos :) estou tao grata por isso <3 É tao bom começar assim o ano com um mes tao organizado como o teu <3 Sinal de que tudo vai correr bem <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo um ótimo sinal, minha querida. Que essa recuperação continue a correr pelo melhor!

      Eliminar
  3. Janeiro foi um mês agridoce. Teve muitos momentos felizes, mas começou com o pé errado e muito stress pós-traumático resultado de semanas caóticas repletas de frequências!
    Adorei a tua publicação! Que momentos felizes ❣️v

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que fevereiro te traga dias mais serenos!

      Muito obrigada *-*

      Eliminar
  4. Não é memso que ainda foi um mês cheio de coisas boas, que este novo seja cheio de coisas ainda melhor
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  5. E que belo mês! Que fevereiro também seja incrível! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  6. Que bom começo o seu!!
    Esse ano ainda não comi francesinha, adoro!!
    Estou em POrtugal em fase de adaptaçao, confesso que esse frio é o maior desafio, mas tenho esperança que em breve irá passar, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma perdição, não resisto!
      Espero que seja uma ótima adaptação.
      Pois, compreendo, o frio não facilita

      Eliminar
  7. Ai, que saudades de ler este teu resumo do mês! Trazes sempre partilhas interessantes e saio sempre daqui com vontade de ver ou ouvir algo :)
    Que bom que o teu mês foi sereno <3

    ResponderEliminar
  8. Que Janeiro tão bonito. Que este mês seja ainda melhor, tu mereces :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário