ENTRELINHAS
JESUS CRISTO BEBIA CERVEJA

Fotografia da minha autoria



«(...) romance colorido e extraordinariamente inteligente»

Avisos de Conteúdo: Doença Prolongada, Álcool, Morte, Suicídio, 
Negligência Parental, Violência, Homicídio


As atitudes que temos com os nossos - e com todos aqueles que nos rodeiam sem conhecermos - pode ou não validar a nossa essência, mas, pelo menos, expõem aquilo que transportamos no lado esquerdo do peito. E quando o amor é a nossa linguagem, movemos mundos e fundos para satisfazermos os sonhos de quem queremos bem. E é este cenário que encontramos num dos exemplares mais encantadores de Afonso Cruz.


JERUSALÉM NUMA ALDEIA ALENTEJANA

Jesus Cristo Bebia Cerveja é uma história de amor de uma neta pela sua avó. Por norma, procuro partilhar poucas informações sobre o enredo: não só para evitar condicionar [ou estragar] a experiência de leitura, mas também porque a sinopse pode ser lida em qualquer plataforma online que inclua a obra em questão. No entanto, sinto que, para esta, vale a pena contextualizar para ser evidente toda a dimensão da sua beleza.

«- Em pequena, deixava flores às criadas do meu pai com o nome de outra criada. 
E a criada que recebia a flor ficava encantada e dava uma flor de volta. 
Punha toda a gente a dar flores a toda a gente»

Rosa vive com a avó Antónia, cujo último desejo de vida é visitar a Terra Santa. Tendo em conta as dificuldades de ambas - financeiras, de saúde e logísticas -, talvez fosse impensável concretizá-lo. Em parte, sim. Mas se elas não conseguem ir até Jerusalém, Jerusalém renascerá numa aldeia alentejana, num gesto de empatia e entreajuda extraordinárias. No meio de um turbilhão de personagens peculiares, com papéis muito próprios, é comovente como o ser humano tem a capacidade de se reinventar e de unir esforços em prol dos demais.

«Sentam-se junto à água em silêncio e ficam assim algum tempo»

A ternura desta encenação não camufla, ainda assim, a realidade dura da protagonista, como se caminhasse de mãos dadas com a tragédia. Com uma escrita bela, poética e tão distinta, embarcamos numa narrativa triste, divertida, irónica e emotiva, que explora temas delicados como gravidez, traição, fé, religião e morte. Além disso, privilegiando um tom singelo, que «desafia todas as convenções», são muitas as cordas - e as rotas - que entrelaçam as personagens que compõem o quadro, permitindo-nos refletir sobre o que as move.

«As memórias devem ser procuradas, não na cabeça encanecida, mas no corpo. 
As memórias enraízam-se nos ossos, na pele, nas rugas»

Jesus Cristo Bebia Cerveja parece um livro dentro de outros livros. Com apontamentos profundos e um final atípico, que nos desarma por completo, mostra-nos que todos nós procuramos amar e ser amados. Ter colo. E pertencer - a algo, a alguém. E subindo a interminável escadaria da nossa jornada, gerindo emoções e fatalidades, o copo vai esvaziando até à última gota, resgatando-nos para aquilo que temos de mais poderoso.

«Nós não somos nós, somos o que damos»


|| Disponibilidade ||


Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Ainda não li este livro do Afonso Cruz, autor que tento seguir.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho, Francisco, é um livro maravilhoso!
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  2. Fiquei mesmo curiosa com este livro. Vou levar a sugestão.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou bastante suspeita, porque adoro o autor, mas vale a pena arriscar :)
      Beijo grande, minha querida

      Eliminar
  3. Vou iniciar as minhas leituras deste autor com O Vicio dos Livros por sugestao tua :) E fiquei muito curiosa com esta por causa do teu excelente review <3

    ResponderEliminar
  4. Amei este livro. A história da avó e da neta é linda e profunda e toda a dinâmica da aldeia, faz-me lembrar as histórias antigas que contam da minha *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senti muito isso! Essa envolvência é maravilhosa 😍 tenho de o reler

      Eliminar
  5. Hum, que parece ser mais uma boa opção para conhecer, ainda não tinha ouvido falar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar

Enviar um comentário