GIRA-DISCOS
PRIMEIRA PARTE DE UM ASSALTO

Fotografia da minha autoria



«A vida é mais que um sopro»


O aconchego que alguns artistas nos proporcionam tem um toque a abraço apertado. E eu gosto mesmo dessa sensação próxima, que tem o dom de confortar vários momentos da nossa trajetória. Por isso, senti uma ligação imediato com Valter Lobo, cuja sonoridade e dialeto impulsionam uma paz de espírito extraordinária.

Mediterrâneo foi o seu último lançamento, transportando-nos para 2016. E, desde então, tenho alternado entre este álbum e o EP Inverno, acalentando uma certeza: o seu talento merecia um palco maior. Porque tem uma sensibilidade e uma atenção ao detalhe que nos representam, sobretudo, por cantar inquietações, amores e desejos que todos nós já vivenciamos. Com uma voz serena, canta-nos histórias que nos falam ao coração.

A ânsia de escutar um novo trabalho de originais era, portanto, imensa. Por isso, foi em êxtase que recebi a notícia acerca do Primeira Parte de Um Assalto. Sendo, como o próprio refere, um disco «ultrapessoal, que [o] expõe e revela o que [foi] sentindo e pensando», somos convidados para este lado mais intimista, que quase nos permite conhecer a sua alma. E que privilégio é poder escutar algo tão delicado, honesto e poderoso.

Emocionalmente intenso, os seus temas dividem-se entre a esperança e a automatização da sociedade, visto que se concentrou neste novo normal, que tanto nos fez repensar o comportamento humano. Por esse motivo, sentiu necessidade de deixar a generalização em segundo plano e de partir para contextos mais concretos.

Primeira Parte de Um Assalto expõe o conformismo, as crenças e a insistência naquilo que já não é benéfico. Por oposição, é a empatia das letras que nos motiva a libertar as amarras, para renascermos «e construirmos um lugar melhor». Este álbum é, assim, uma viagem. E a metamorfose para regressarmos às nossas origens.


 As três favoritas 
🎧 O Que o Sol Guardou;
🎧 Para T.;
🎧 Desencanto.

14 comments

  1. Não conhecia o Valter Lobo, gostei da sua musica.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou suspeita, mas acho-o um artista maravilhoso *-*
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  2. Adorei a música O que o sol guardou. É tão linda. Obrigada pela partilha, vou ouvir mais.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  3. É um bom músico e fantástico intérprete. Gosto muito de o ouvir. Gostei das coletânea de pequenos trechos de músicas/canções dele
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. Gosto de musicas que me aconchegam como as desta playlist *.* Muito obrigada pela partilha, minha querida :)

    ResponderEliminar
  5. Olha que ainda não conhecia de todo, mas sim, vou levar a dica
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia a música. Nos últimos tempos nem música tenho vontade de ouvir.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar