MOLESKINE DE JANEIRO

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de momentos colecionáveis»


Janeiro manteve-me de coração inquieto, porque, quando os nossos não estão a cem porcento, nós também não conseguimos ser verdadeiramente funcionais. Tentamos, já que a vida não entra em suspenso, mas há sempre ali um salto sem rede que nos faz saltar uma batida. Ainda assim, foi um mês de apontamentos bonitos, com muitos planos de escrita e leituras, com ofertas comoventes e com um regresso ao teatro.

Querido janeiro, demoraste uma vida a passar, podemos seguir viagem.


       MOMENTOS       

O mês começou com um misto de ronha e de vontade de iniciar novos capítulos. Por isso, graças ao Spotify, criei uma playlist para o futuro. Depois, também criei uma playlist para os livros que for lendo, este ano.

Autores Lusófonos
A Estante da Nara, em janeiro, comprometeu-se a fazer uma publicação diária a promover alguns dos nossos autores, convidando algumas pessoas para a acompanharem nesta iniciativa. E foi com o maior gosto que aceitei o desafio de falar um pouco sobre A Vida Oculta das Coisas, de Cláudia Cruz Santos. Vejam aqui.

Nem a Ponta do Mindinho
Quero dedicar um texto mais completo a este espetáculo, mas tinha de o mencionar nesta retrospetiva, porque adorei voltar ao Sá da Bandeira para ver a Inês Aires Pereira e a Raquel Tillo. Confesso que não sabia bem o que esperar, mas achei o conceito extraordinário. Sinto que estive o tempo todo a rir, elas são incríveis.

Receber Livros
A Rita da Nova lançou o seu primeiro livro de ficção e eu fiquei mesmo feliz com esta conquista, porque acredito que escreve muito bem e que tem várias coisas para dizer ao mundo. Portanto, imaginem a minha comoção, quando me perguntou se queria receber um dos exemplares, durante o período de pré-venda. É um voto de confiança e de generosidade que nunca esquecerei. Como se este gesto não fosse suficiente para me desarmar, a Ana Gil Campos também me surpreendeu com o envio de um livro seu. Não vos mereço!

      

      

      

      

Outros apontamentos bonitos do mês: o presente do meu amigo secreto, conhecer as músicas do Festival da Canção, todas as horas de escrita e o Porto conquistar a Taça da Liga (finalmente, quebramos o enguiço).


       LEITURAS       

📖 Os Vampiros, Filipe Melo & Juan Cavia

📖 Comer / Beber, Filipe Melo & Juan Cavia

📖 Racismo em Português, Joana Gorjão Henriques

📖 A Cidade das Mulheres, Elizabeth Gilbert

📖 A Liberdade é Uma Luta Constante, Angela Davis


Outras leituras do mês: A Recolha de Morel (Afonso Cruz), O Último Voo do Flamingo (Mia Couto), A Filha Rebelde (José Pedro Castanheira & Valdemar Cruz) e Este Ano Escrevo Um Livro (Agência das Letras).


    FILMES, SÉRIES E PODCASTS    

Janeiro ficou marcado por três regressos muito aguardados: Mentes Criminosas, Tabu e Vale Tudo.

O Crime do Padre Amaro
A obra homónima de Eça de Queiroz já teve inúmeras adaptações, por isso, sinto que o maior desafio para esta nova aposta da RTP será mesmo encontrar uma nova abordagem que a torne original. Para além de um elenco de luxo, e consciente que vi poucos episódios para fazer uma avaliação ampla e justa, sinto que conseguirão fazer isso mesmo, porque existe «um olhar [bastante] crítico sobre a sociedade e [sobretudo] sobre a Igreja, em Portugal». Transportando-nos para Leiria, no século XIX, espera-nos uma luta constante entre fé, valores e um lado humano vulnerável, na qual imperam dúvidas, desejo, sedução e amor.

Podcasts
🎤 Terapia de Casal #160, que tem a energia caótica indicada para abraçarmos uma nova semana;
🎤 Menina Alzira, que junta José Luís Peixoto e a sua mãe para uma série de conversas ternurentas;
🎤 O Coração Ainda Bate, com as crónicas fascinantes de Inês Meneses.


       À MESA       

Neste segmento, tenho três destaques para fazer:

🍴 Os chocolates Dark Sublime, com quatro variantes, que são uma autêntica perdição;
🍴 Papas de Sarrabulho, que já não me lembrava de comer, mas que adoro;
🍴 Taças de Aveia e Manteiga de Amendoim, uma receita nova que já me conquistou.



       ENTRE LINHAS       

O meu telemóvel já não estava muito funcional, por isso, tive necessidade de investir num novo (e, mesmo assim, adiei o máximo). Mantive-me no mundo dos Samsung, por estar habituada, mas, desta vez, optei pelo A33 - embora não seja a maior entendida no assunto, pareceu-me ter a melhor relação qualidade-preço, face ao que estava disposta a gastar. O tempo de uso ainda não é elevado, mas estou bastante satisfeita.

Newsletter Martim Mariano
Uma das newsletters que recebo, no e-mail do blogue, é a do Martim Mariano, porque acho interessante a forma como comunica com os leitores e os temas que aborda. E adorei um dos seus envios mais recentes, porque alertou para a escrita com simplicidade. Por vezes, queremos mostrar-nos tão cultos, que tornamos os nossos textos ausentes de identidade, portanto, é bom ter estes lembretes, que melhoram a mensagem.

Almanaque Sincero
Almanaque Sincero é a newsletter semanal de Guilherme Fonseca, Pedro Durão e Duarte Correia da Silva. Todas as terças-feiras, receberemos um e-mail com três textos, de 250 palavras cada. Os temas poderão ser sobre tudo e mais um par de botas, dependendo do foco dos respetivos autores. Para ficarem com uma amostra daquilo que é [ou pode ser] este Almanaque, convido-vos a lerem a primeira representação aqui. O tom descontraído e humorístico - ou não fosse essa a área deles - dá logo uma energia diferente ao dia.


       JUKEBOX       

Top 5 de favoritas 
🎧 Pé Descalço (Domingues);
🎧 Nome de Mulher (Stereossauro, Ana Magalhães e Ricardo Gordo);
🎧 A Festa (Edmundo Inácio);
🎧 Flowers (Miley Cyrus);
🎧 Nasci Maria (Cláudia Pascoal).


Álbuns: 
Vida Antiga (Tomás Wallenstein), Horta da Luz (Falso Nove) e Princípio, Meio e Princípio (Diana Castro)


       GRATIDÃO       

«A expectativa de recomeçar»

Janeiro reservou-me dois pontos de gratidão: o mais importante de todos, saber que o meu pai continua a recuperar; de seguida, a confiança entrelaçada à oferta dos dois livros que chegaram cá a casa.

Como correu o vosso mês?

Comentários

  1. Que siga a viagem sempre em boa companhia!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Que mês incrível. *.*
    Infelizmente, 2023 para mim não começou bem a nível familiar, mas tudo se há de resolver. Tinha alguns objetivos de escrita programados, mas ainda não consegui realizar. Imprevistos acontecem, melhores dias virão :).
    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  3. Foi um mes longo, muito longo... parecia que nao tinha fim mas foi mais uma aprendizagem *.* Os meus pensamentos estao com o teu pai, espero que continue a recuperar :) E quero agradecer pela playlist que ja esta a fazer-me companhia :) Feliz Fevereiro <3

    ResponderEliminar
  4. Que ainda foi um mês cheio de coisas, mas é tão bom quando tudo corre bem
    Espero que o novo mês seja cheio de coisas boas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar

Enviar um comentário