­

5 PEQUENOS PROPÓSITOS PARA 2023

by - janeiro 02, 2023

Fotografia da minha autoria



«Eu já não conto dias»


A palavra-chave, para 2023, será autocuidado: mental, emocional e físico. Isso não significa que não irei ceder a receios, angústias e a uma certa neblina, apenas que procurarei subir a montanha e tirar tudo isso do cenário, de modo a manter o equilíbrio. A vida será sempre feita desta adrenalina, portanto, abraçarei o arrepio de cada subida para conseguir, depois, sorrir em cada descida - e ganhar balanço para subir novamente.

Em simultâneo, continuarei a planear com moderação. A estruturar objetivos, claro, mas reservando espaço para tudo o que possa surgir pela rota da espontaneidade - tão crucial na caminhada. Tenho alguns bilhetes para espetáculos comprados e uma vontade imensa de descobrir novos recantos. Ademais, quero estar mais presente em mesas redondas [ou quadradas, vá, que não sou assim tão esquisita], a desfrutar da companhia, do colo e da conversa das minhas pessoas-casa. Espero mesmo que este ano nos permita alinhar agendas.

De mãos entrelaçadas a sonhos antigos, sempre consciente do quanto a saúde [minha e dos meus] é a parte mais importante da equação, não quis traçar metas quase intransponíveis: quis, antes, estabelecer cinco propósitos. O compromisso será o de sempre, com alguns passos mais leves e descomplicados, que não ficam associados a uma linha temporal. A acontecerem, terão consequências muito bonitas para o meu bem-estar.


SAIR MAIS PARA LER/ESCREVER
A minha casa é um refúgio e um espaço sereno, que me faz bem. E é dentro destas quatro paredes que dou asas à imaginação e que me permito viajar através das palavras dos outros. No entanto, gostava de fazer isso noutros contextos; de agarrar no meu saco de pano, com livros e cadernos, e usufruir de outros ambientes.

DEDICAR-ME MAIS À ESCRITA
Nomeadamente, à prosa. O livro 1 é de poesia e tenho a intenção de continuar nesse registo. Ainda assim, pretendo arriscar mais na escrita de contos; quero mesmo reservar tempo para abrir o caderno e construir enredos. A escrita é uma parte importante da minha essência, por esse motivo, quero priorizá-la como tal.

ENVIAR O MEU LIVRO
O ano passado quis muito avançar com a concretização deste sonho, mas, depois de uma grande crise de identidade, estagnei. Penso que este passo ainda não acontecerá durante o mês de janeiro [nem tenho pressa], mas vai acontecer! Quero voltar a trabalhar no manuscrito com o intuito de, finalmente, sair da gaveta.

COMPRAR MENOS LIVROS
À semelhança do que já tinha feito, decidi que, em 2023, só comprarei livros em três ocasiões específicas: no meu aniversário, na Feira do Livro do Porto e no Natal. Adoro ver as estantes cheias de possibilidades literárias, mas sei que isso só leva a que algumas obras fiquem para segundo, terceiro ou quarto plano. Deste modo, para descobrir as histórias que já habitam cá em casa, comprometi-me a comprar menos livros.

FAZER ALGO PELA PRIMEIRA VEZ
E sair um pouco da minha zona de conforto.


Que propósitos têm para 2023?

You May Also Like

16 comments

  1. Entre 2020 e 2022 fiz uma pausa na minha vida, para me restabelecer das enxaquecas. Este ano quero voltar à vida. Quero regressar aos concertos, às apresentações de livros e a Lisboa. Quero retomar a escrita e reeditar o meu Ao Teu Lado. Espero que seja um grande ano.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico a torcer para que se alinhe tudo nesse sentido, minha querida <3

      Eliminar
  2. Para 2023 quero paz e saude mas tambem quer voltar a viver intensamente como por exemplo viajar :) *.* Vou ficar aqui à espera do teu livro no momento certo :)

    ResponderEliminar
  3. Andreia desejo que você consiga todos os seus propósitos de 2023, bjs.

    ResponderEliminar
  4. Feliz ano novo, que consiga cumprir todas as suas metas.
    Essa ano eu quero cuidar mais de mim, ser mais consciente e paciente e aprender a viver de uma forma diferente.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Que realizes todos os teus propósitos! :)
    Bom ano!

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  6. A questão de comprar menos livros também me comprometi a reduzir, mesmo que grande parte das compras sejam quase sempre em 2a mão, Natal, aniversário ou Feira do Livro. Tenho alguns livros ebooks por ler e não quero continuar a desprezá-los.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu compromisso também vai nesse sentido: priorizar as obras que já habitam cá em casa. Boa sorte e boas leituras :)

      Eliminar
  7. Só espero que consigas realizar cada um desses teus sonhos e que o novo ano seja repleto de bons momentos
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar