ESTANTE CÁPSULA JUKEBOX (1)

Fotografia da minha autoria



A banda sonora de uma viagem literária


O meu percurso literário, em 2023, terá uma nota diferente, porque associarei uma música a cada livro. Assim, nasceu a Estante Cápsula Jukebox, uma playlist que será atualizada sempre que terminar uma nova leitura.

A combinação poderá ser feita de várias maneiras: pelo título, pela dinâmica da história, por um detalhe em particular, por ser mencionada no enredo, entre outros. Portanto, todos os meses partilharei o motivo que sustentou a minha escolha, complementando a narrativa. Para janeiro, a banda sonora tem nove canções.


OS VAMPIROS, FILIPE MELO & JUAN CAVIA
Os Vampiros, Zeca Afonso: Não só pelo título e por ter sido uma fonte de inspiração para a obra citada, mas também por transmitir a sua mensagem em perfeita simbiose.


RACISMO EM PORTUGUÊS, JOANA GORJÃO HENRIQUES
Esquinas, Dino d'Santiago & Slow J: Pensei logo neste tema por causa do verso «nossos corpos também são pátria», uma vez que grita o respeito racial que deveria ser um direito e não uma luta constante.


COMER / BEBER, FILIPE MELO & JUAN CAVIA
Memória, Ana Bacalhau: Os dois contos do livro são unidos pelas memórias que a comida e a bebida conseguem preservar, por isso, senti que esta música o acompanhava muito bem.


A CIDADE DAS MULHERES, ELIZABETH GILBERT
You're On Your Own, Kid, Taylor Swift: Confesso que esta escolha não foi tão óbvia. Primeiro, pensei na Welcome to New York, porque um dos locais mencionados na história é, precisamente, Nova Iorque, que tem grande importância para a protagonista. Mas, depois, senti que esta encaixava melhor, porque, apesar de tudo o que lhe aconteceu, apesar dos laços que foi estreitando, a verdade é que Vivian dependeu sempre dela.


ENCICLOPÉDIA DA HISTÓRIA UNIVERSAL: 
A RECOLHA DE MOREL, AFONSO CRUZ
Dandelions, Ruth B.: As narrativas que encontramos nestes volumes fazem-me sempre pensar em dentes-de-leão, porque, em frases curtas, tal como um sopro, dividem-se em infinitos fragmentos. Nestas histórias, em particular, que nos encaminham por inúmeras encruzilhadas, factos e burlas, senti-me a viajar à boleia de cada um desses fragmentos, que, depois, pousam em terreno fértil e permitem que tantos outros floresçam.


A LIBERDADE É UMA LUTA CONSTANTE, ANGELA DAVIS
Freedom Is a Constant Struggle, Barbara Dane & The Chambers Brothers: Uma escolha literal, até porque é mencionada no livro. O ritmo demorou a conquistar-me, tenho de admitir, pois parece mais uma oração, no entanto, é a melhor representação da mensagem desta obra.


O ÚLTIMO VOO DO FLAMINGO, MIA COUTO
Bloco Novo, Omar Sosa & Tiganá Santana: Estava difícil encontrar a canção desta leitura, por isso, resolvi seguir uma via alternativa. Foi assim que cheguei ao nome de Omar Sosa, responsável pela trilha sonora da adaptação cinematográfica. Embora este tema não seja contemplado na mesma, até porque é muito mais recente, senti que encaixava na perfeição: 1) pela melodia ancestral, mais espiritual, tão adequada à escrita de Mia Couto; 2) por mencionar dificuldades e pobreza, problemas também referidos no livro.


A FILHA REBELDE, 
JOSÉ PEDRO CASTANHEIRA & VALDEMAR CRUZ
Havana Son, Alexander Wilson & Davide Giovannini: Estive indecisa entre esta música e a Como Fué, por ser o tema de abertura da série Cuba Libre, adaptada a partir desta obra. No entanto, fiquei-me pela primeira opção, porque achei que o ritmo combinava melhor com a personalidade de Annie e com o seu percurso: tão revolucionário, tão audaz, tão sedutor.


ESTE ANO ESCREVO UM LIVRO, AGÊNCIA DAS LETRAS
Livros, Caetano Veloso: Para um exemplar que tem como principal foco a escrita de um livro, é claro que a música só poderia ser sobre o mesmo tema. Confesso que não me estava a recordar desta, mas, assim que a escutei, percebi que não precisava de procurar mais.

Comentários

  1. Que boa ideia, minha querida. A música e a literatura andam sempre de mãos dadas.
    Estou muito curiosa para ir ouvir estas tuas sugestões.
    Beijinho grande e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, minha querida! Também sinto o mesmo e foi por isso que me ocorreu esta ideia. É tão frequente darmos por nós a associarmos uma música a determinada história :)
      Boa semana

      Eliminar
  2. Excelente ideia :) Gosto muitos da musica do Zeca (bem escolhida), Memoria da Ana Bacalhau e Esquinas *.* Vou guardar a playlist para ouvir mais tarde pois agora estou a ouvir um livro do mestre Stephen King :)

    ResponderEliminar
  3. Que ideia incrível! :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  4. Que acaba por ser uma ideia bastante incrível, acho que devia fazer isso não era com os livros mas com outras coisas, nem todos que têm aí conhecia
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Associar músicas a vários aspetos da nossa vida pode ser mesmo entusiasmante

      Eliminar

Enviar um comentário