![]() |
Fotografia da minha autoria |
«A história extraordinária de uma mulher lutando pela sobrevivência»
Avisos de Conteúdo: Morte, Tortura, Abuso, Doença, Linguagem/Cenas Explícitas
As primeiras frases de um livro são cruciais para a envolvência do leitor. Por vezes, revelam-se um despertar lento; por vezes, arrebatam-nos ao ponto de ficarmos sem fôlego. Embora não limite a história a esse começo, por ser bastante precoce, a verdade é que não lhe sou indiferente. E, para mim, Karina Sainz Borgo escreveu uma das primeiras páginas mais surpreendentes com que me cruzei - e um dos melhores livros que li.
DURO, VISCERAL, COMOVENTE
Cai a Noite em Caracas transporta-nos para a Venezuela, um país em crise, no qual impera a corrupção, a criminalidade e a repressão. E a história deste lugar, que se funde com a da personagem principal, chega-nos pelo relato avassalador de Adelaide: uma mulher de 38 anos, de luto pela morte da mãe. Pouco tempo depois dessa perda, a sua casa é ocupada por um grupo de mulheres às ordens do regime. Sem nada, completamente à deriva, compreende que, tendo perdido tudo, a única alternativa que lhe resta é sobreviver.
«Sepultámos tudo, porque depois da sua morte já nada nos restava»
A primeira página desarmou-me de tal maneira que, sem o perceber de imediato, senti lágrimas a caírem pelo meu rosto. A crueza, a brutalidade e a magnitude do cenário de onde parte deixam-nos mesmo sem chão, até porque é fácil colocarmo-nos no lado da protagonista; é fácil percebermos que, por mais que não partilhemos a mesma dor, há vários sinónimos que lhe reconhecemos. E todos os seus destroços são uma lição de empatia.
«"Somos do lugar onde estão sepultados os nossos mortos", pensei»
Confesso que este livro não estava nos meus planos, no entanto, não resisti a adquiri-lo, assim que li as palavras que a Lénia Rufino lhe dedicou. Quando o terminei, compreendi tudo aquilo que queria transmitir.
A METAMORFOSE DA SOBREVIVÊNCIA
Esta narrativa - tão dura, desumana e visceral - mostra-nos o pior lado da humanidade e os efeitos nefastos da privação e da falta de confiança em relação aos demais; e mostra-nos o medo, o silêncio e o desnorte. Por outro lado, também nos permite conhecer a força inspiradora de alguém que se recusa sempre a sucumbir.
«Se tivesse de escolher uma das fronteiras que cruzámos, ficaria com a da pele dele»
Karina Sainz Borgo valeu-se do seu traço jornalístico e envolveu-nos num enredo ficcional baseado em factos reais. Com uma escrita concisa e direta, mas a transbordar de expressividade, abriu-nos uma porta valiosa, porque confronta-nos com outras vidas e necessidades. Mesmo que estejam longe, nunca poderão estar longe o suficiente para as ignorarmos. Por isso, alertou-nos para a urgência de agir e para o quanto são vulneráveis os nossos limites, quando estamos em situações de desconforto extremo e, pior, de perigo constante.
«Tiraram-me tudo, até o direito a gritar»
Cai a Noite em Caracas é uma história de luta, de superação. No meio dos escombros, num ambiente opressivo, sentimos que existem fantasmas a serem expiados. E, sobretudo, somos colocados na rota de uma mulher que, para sobreviver, teve de renascer. Acompanhar a sua metamorfose foi mesmo transformador.
|| Disponibilidade ||
12 Comments
Deixaste-me mesmo curiosa. Vou levar a sugestão.
ResponderEliminarObrigada pela partilha, minha querida.
Beijinho grande!
Aconselho, minha querida, é extraordinário!
EliminarAcabei de comprar graças ao teu review *.*
ResponderEliminarOww *-* depois vou querer saber o que achaste
EliminarAcredito que seja um livro fascinante de ler
ResponderEliminar.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Bastante, Ricardo!
EliminarHum, parece ser mais uma boa opção para conhecer,
ResponderEliminarMas como é sempre bom primeiro ter a opinião de quem já leu
Beijinhos
Novo post
Tem Post Novos Diariamente
Recomendo muito a leitura!
EliminarFiquei mesmo curiosa com este livro, parece-me ter uma história forte e boa para refletirmos um bocadinho
ResponderEliminarTem mesmo! Aconselho: não só pela história em si, mas também pela escrita. Foi uma leitura que me marcou bastante
EliminarDesconhecia por completo. Obrigada pela partilha. 🤍
ResponderEliminarSe tiveres oportunidade, arrisca neste :)
Eliminar