2022 ◾ 12 MESES, 12 PEDAÇOS DE GRATIDÃO

Fotografia da minha autoria



«O amor dissolve toda a zanga na poesia que se inventa»


Um traço atípico e uma velocidade de cruzeiro parecem-me marcar este ano. Se, por um lado, houve meses que foram vividos num sopro, por outro, também é verdade que me senti a embarcar numa travessia demorada, como se o leque de meses restantes tivesse duplicado a sua duração. E ainda que tenha registado memórias muito bonitas, reconheço que 2022 não foi dos meus favoritos - e esta semana reforçou isso mesmo.

A simplicidade esteve sempre presente e, creio, ajudou a equilibrar os momentos de maior inquietação e dúvida. Este foi, talvez, o ano em que mais me coloquei em causa e que mais vezes deixei o medo ganhar, mas faz parte do processo, não é? A vulnerabilidade consegue ser fonte de aprendizagem e de reencontros.

Por falar em reencontros, estive com pessoas-casa, que alimentam a minha definição de família e de amor. E vê-las a abraçar novas conquistas deixou-me em paz, naquele estado de felicidade extrema, como se fossem um pouquinho minhas. Nas ocasiões em que foi maior a neura, agarrei-me aos livros, à escrita e à música.

Observando tudo aquilo que vivi, sei que tenho muito mais para agradecer. É por isso que aprecio tanto estas retrospetivas: porque, sem procurar camuflar os momentos mais turvos, ajudam-me a manter o foco daquilo que, para mim, é o mais importante. Assim, sinto que estes são os meus 12 maiores pedaços de gratidão.


JANEIRO
Ter os meus pais mais protegidos com a dose de reforço.

FEVEREIRO
Consciente do caos que se abateu na Ucrânia, só posso estar grata por estar em segurança, por ter um teto e comida na mesa, por poder abraçar e ser abraçada pelos meus. Quem me dera que todos os inocentes que estão a sofrer neste momento estivessem no mesmo patamar de conforto. Que lhes seja devolvida a paz.

MARÇO
Ter o álbum do Valter Lobo para trazer um pouco de luz aos dias cinzentos.

ABRIL
Ter ouvido - e ter estado com - o João Couto na FNAC

MAIO
Ter regressado à ESE, de capa traçada, para assistir à Imposição de Insígnias de três pessoas tão especiais.

JUNHO
Ter visitado, finalmente, a Livraria Centésima Página.

JULHO
Um mês introspetivo, que me ajudou a perceber quais as ramificações pelas quais quero continuar a lutar.

AGOSTO
Os nove anos d' As gavetas da minha casa encantada.

SETEMBRO
A oportunidade de ouvir a Filipa Leal e o Valério Romão, na Feira do Livro do Porto.

OUTUBRO
O concerto da Carolina Deslandes.

NOVEMBRO
Ver o Chip a recuperar.

DEZEMBRO
O Natal em família - é sempre o melhor amparo que posso ter.


Aproveito para vos desejar um 2023 com muito amor, saúde e inspiração. Espero que encontrem sempre um propósito e luz para vos guiar - se, em algum momento, a sentirem a enfraquecer, continuarei por perto.


Quais são os vossos pedaços de gratidão?

Comentários

  1. Poder fazer o que gosto. Ser livre para fazer as minhas escolhas, quando há países onde as mulheres não têm direitos. Viver num país seguro. O concerto da Aurea na minha cidade. E ter ganho saúde este ano.
    Um excelente 2023, minha querida. Cheio de conquistas para ti, para os teus e para este cantinho. Que concretizes todos os teus sonhos.
    Beijinho muito grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belos apontamentos, sem dúvida, minha querida!
      Obrigada e igualmente <3

      Eliminar
  2. Passando a fim de ver, ler, elogiar, agradecer, e deixar votos de um:
    .
    Feliz Ano Novo para si e família
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Querida Andreia
    Que a paz, a saúde e o amor estejam presentes em todos os dias deste novo ano que se inicia. Feliz Ano Novo!
    Obrigada por sua doce companhia neste ano que chega ao fim
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Tão bom mesmo quando temos pedaços de gratidão na nossa vida
    Que este novo ano te traga só coisas boas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que nos guiam pelos valores certos.
      Obrigada e igualmente, Sofia

      Eliminar
  5. Tão bom *.* Desde que me conheço como gente que sinto que quanto mais mais agradecemos mais coisas boas acontecem :) No meio do caos em que esta este mundo, acho que se fizermos do nosso pequeno mundo um lugar melhor as coisas vao fazendo um pouco mais de sentido... um dos melhores momentos de 2022 foi quando fui à vigilia pela Ucrania em Março e dei um abraco bem forte a senhora ucraniana que estava atras de mim a chorar... as vezes um gesto vale mais que mil palavras. Nao dissemos nada, so nos abracamos. Feliz 2023, minha querida *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso demonstra bem que, embora não possamos mudar o mundo na totalidade ou reverter certas situações, há sempre algo ao nosso alcance para tornar a vida do outro um pouco melhor.
      Obrigada e igualmente, minha querida!

      Eliminar
  6. Tenho tantos pedaços de gratidão que não caberiam num post apenas de 12. 🤍
    Feliz 2023, querida. ✨🥂

    ResponderEliminar

Enviar um comentário