O que fala ao coração #2


«A minha ideia é que há música no ar, há música à nossa volta, o mundo está cheio de música e cada um tira para si simplesmente aquela de que precisa», Edward Elgar


Não passo um dia sem ouvir música. E esta frase há-de acompanhar esta rubrica até ao fim. Porque é verdade. Porque, se possível, ouço música desde que me levanto até que me volto a deitar. O que me permite passar por quase todos os géneros musicais e artistas pertencentes às minhas preferências. Quando gosto sou capaz de permanecer no modo repetição durante bastante tempo e raramente me canso de ouvir. Sabem aquela frase que diz «Gosto desta música, então vou ouvir mais 500 vezes»? É o que acontece comigo. Aliás, acho que me define na perfeição. Por isso não estranhem se vos disser que consigo estar um dia inteiro a ouvir a mesma música, e mesmo assim continuar com vontade de a ouvir nos dias seguintes.

Há artistas que não ouço todos os dias por falta de oportunidade. Ou porque fazia mais sentido ouvir outros em vez daqueles. Mas depois há artistas que me acompanham diariamente, como se a sua presença fosse obrigatória. A escolha desta semana faz parte desse grupo. Escolhi novamente uma banda. E adivinhem? É portuguesa. 

«São da Maia. Começaram numa cave em 2005. Inicialmente eram três e cantam em português. Soam a rock "curto e grosso" e o seu álbum de estreia foi lançado em 2009. A escolha de cantar em português "surgiu naturalmente mas com fundamento", até porque sendo portugueses e exprimindo-se nesse idioma "as palavras chegam de forma mais imediata às pessoas. O que é meio caminho andado para encontrar um sentido no que se ouve" (como se pode ler nesta entrevista). Ensaiam numa cave húmida e isto é o que se pode ler na sua página pessoal do facebook:

2005: Pedro fala com Nico e André e nascem os doismileoito;
2009: Sai o primeiro álbum, “doismileoito”;
2010: Entra o Testo para a guitarra;
2011: Sai o segundo álbum, “Pés Frios”».

Apresento-vos, assim, os Doismileoito. E deixo-vos as versões acústicas daquelas que são as minhas músicas favoritas da banda, ainda que todas mereçam ser ouvidas. 



Quinta-feira

«Quinta-feira liguei
Convidei-te e o ok
Que ouvi
Soou-me a uma
Canção assim

Tu chegaste e eu pensei
Em fugir mas gelei
E fiz cara de mau
E não disse nada do que ensaiei

* Refrão *
Se ao teu lado eu engasgo é para o teu bem
Pois se eu dissesse o que eu acho… bem…
O que eu tinha por não mentir
Era um estalo e um "deixa-me em paz"

Querias ir ver o mar
Mas levei-te a um bar
E bebi para impressionar
Mas só o consegui quando adormeci

* Refrão * (X4)
Se ao teu lado eu engasgo é para o teu bem
Pois se eu dissesse o que eu acho… bem…
O que eu tinha por não mentir
Era um estalo e um "deixa-me em paz"

Se ao teu lado eu engasgo...
E se eu dissesse o que eu acho...
E se ao teu lado eu engasgo...
E se eu dissesse o que eu acho... bem...»




Conta contigo

«Sempre assim fui
E depois?
Qual é o mal que tem?
O teu mundo rui
Não me dói porque o meu também
Se cais,
Não esperes minha mão
Com azar,
Ainda te empurro para trás

* Refrão *
E nem de mim podes dispor
Conta contigo e cura a dor
E ao pores-te a pé vais ser maior

O que tem de ser há de ser
E o que foi são marcas
Que dão para ler
Basta ver quando as disfarças
Se estás
Numa guerra e és dos bons
Ou vais
Até ao fim ou vens sem paz

* Refrão *
E nem de mim podes dispor
Conta contigo e cura a dor
E ao pores-te a pé vais ser maior

Com ferros
Em vez de ossos
Vais ter netos
E não gatos
Esquece a raiva
Varre os cacos
P'ra já tens-te a ti

E só de ti podes dispor
Conta contigo e cura a dor
Tu nem de mim podes dispor
Conta contigo e cura a dor
e ao pores-te a pé vais ser maior».


Já conheciam? Gostam? Qual a música que mais gostaram?

Comentários

  1. Não conhecia, mas adorei! São as músicas perfeita para uma longa viagem, à beira-mar, de janela aberta.
    Eu sou como tu... Sou capaz de ouvir a mesma música 1500 vezes e não me canso dela! Aliás, se pudesse ouvia música todo o dia. Até a ouvir música já cheguei a adormecer, por isso imagina lá :p

    ResponderEliminar
  2. Ora essa, tens mérito próprio, acredita que tens muito talento** E já me explicaram qual seria o problema, acho que agora já te sigo, certo fofa? :'D
    É, também acho que é só uma fase querida, com o fim de semana vai dar para descansar e me acalmar, foi só a pressão que me perturbou e fiquei sem saber que fazer...até porque eu não me vou abaixo facilmente

    ResponderEliminar
  3. Já conhecia a banda...tenho achado piada às tuas escolhas musicais...dizem muito sobre uma pessoa e é louvável que independentemente de gostos...tenhas escolhido portugueses

    ResponderEliminar
  4. Não precisas de agradecer, estarei sempre as ordens :')
    E muito obrigada eu pelo apoio, já estou melhorzinha e sem duvida mais calma também :'D

    ResponderEliminar
  5. Que giroo :) eu por acaso não conhecia :o É o que eu digo, descubro sempre coisas novas aqui no teu blog, ou revejo coisas que já nem me lembrava delas. Gostei mais da 2ª música *.*

    r: e está giro, eu gostooo :DD de nada fofinhaa!
    Bem verdadee! meu querido chocolate, ahah
    Eu acabo sempre por ficar bem querida, é a lei da vida, e ainda bemm :)

    obrigada minha queridaa,
    beijinho gigantee ♥

    ResponderEliminar
  6. Oh, isto está diferente :') e muito giro mesmo. Gosto do novo visual!!!
    Não os conhecia, mas vou já ouvir musiquinhas deles!!
    R: Estar em casa, é uma calmaria para o coração :)
    beijinho grande ♥

    http://naervilhadapolly.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. E fizeste bem querida, :p
    Gostei imenso, já estão na minha playlist hehe
    beijinho grande ♥

    http://naervilhadapolly.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia, gostei muito da segunda.
    Boa dica!

    Bjos

    ResponderEliminar
  9. De nada querida, qualquer coisa gritaa ahah
    E fiquei apaixonada por esta musica que tens no playlist *-*

    ResponderEliminar
  10. r: eu gostava mesmo de conhecer as pessoas daqui do blog :p ♥

    ResponderEliminar
  11. Já conhecia e digo que gosto muito mesmo da musica, assim como da banda. Gostei do teu novo visual no blog, esta giro. Um beijinho de boa semana

    ResponderEliminar
  12. não consigo sair de casa sem música...

    ResponderEliminar
  13. Não oiço muita música portuguesa mas gosto desta :) Já conhecia a banda.

    ResponderEliminar
  14. r: isso é bom! assim vou ficando mais culta, ahah
    realmente essa também é uma das hipóteses para que não se diga que não estamos bem.. não querer chatear os outros com os nossos problemas :x e tens razão, quem nos conhece sabe bem distinguir isso!

    beijinho grande fofinhaa ♥♥

    ResponderEliminar
  15. Mas pronto, não é por isso que vou desistir dos meus sonhos :))

    ResponderEliminar
  16. r: eu percebo isso que estás a dizer de conhecermos certas tradições e costumes de certos sítios, mas aquilo irrita-me :| é que se fosse duas horas, ou uma.. mas é a tarde toda :x e depois à noite nem dá nada de especial na tv tambem -.-
    pois eraa ♥ :)

    ResponderEliminar
  17. r: ahah boaa! Fico à espera de novas sugestões musicais :p
    nem mais, amigos é isso mesmo: amigoo ♥

    ResponderEliminar
  18. Agora também vejo o vale tudo, mas imagina que isso não existia -.- não gosto nda de ver idolos e a tua cara não me é estranha na totalidade.. só vejo a parte deles a cantar, odeio ouvir os comentários e as apresentações antes -.-

    ResponderEliminar
  19. Uma colega minha é companheira de um deles, do André :)

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
  20. tambem adoro musica, nao conhecia :S
    uma optima semana :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Já conhecia a música ou a melodia não sei. Não me é totalmente estranha mas, gosto :D

    ResponderEliminar
  22. Somos para ti o que tu és para nós. Mereces todo o nosso carinho, pois também tu nos presenteias sempre com todo o carinho do mundo!

    Não tens de quê, foi sincero :)

    E ficou muito bonito! Eu adorei :D

    ResponderEliminar
  23. Identifico-me a 100% contigo!! Há alturas que se for preciso ouço a mesma musica vezes e vezes sem conta!! :)))

    É complicado porque não me vejo a fazer grande coisa... tenho um fascínio pelas línguas e letras, mas tenho medo de não conseguir seguir o ritmo... A minha média não está lá grande coisa e no Porto as médias não são de brincadeira...

    ResponderEliminar
  24. Nao conhecia mas gostei muito, muito bom =D

    ResponderEliminar
  25. Não os conheço, mas vou tratar de os conhecer :)
    Tens de falar dos D.A.M.A :p têm músicas deliciosas... pelo menos, eu adoro :D
    Eu agora, até para trabalhar preciso de música... fazer trabalhos, estudar, parece que tudo flui mais rápido :)

    ResponderEliminar
  26. Mesmo querida, eu sempre que venho cá paro só para ouvir a musica ihih E eu também tenho de ver se mudo um bocado as minhas, quem sabe meter mais do Diogo...pois ele tem acústicos muito bons também**

    ResponderEliminar
  27. Não os conhecia e adorei imenso conhecer esta banda vou pesquisar mais sobre eles :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Não os conhecia, mas gostei!!

    Giveaway no nosso cantinho:

    http://thatsthe-way.blogspot.pt/2014/03/giveaway-thats-way-mary-kay.html

    ResponderEliminar
  29. Eu gosto muito de ouvir música portuguesa e oiço música todos os dias e sempre que posso, é tão bom!

    ResponderEliminar
  30. Esta rubrica foi a melhor coisa que podias ter pensado fazer! Identifico-me totalmente ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário