À boleia do mundo #19 (Parte 2)

Capítulo 19 (continuação)
31.08.2014

13h01: Está na hora de subirmos ao Santuário. É preciso respirar fundo e ter fôlego, a escadaria ainda é longa. Encontramo-nos no topo.

13h32: Chegamos! Contei 614 degraus, ufa!

O Santuário é lindíssimo por fora, assim como toda a paisagem que podemos observar enquanto subimos, mas por dentro, garanto, ainda é mais. Que me lembre, foi a primeira vez que o visitei, apesar de já ter vindo a Lamego várias vezes.

Ao centro encontramos a Nossa Senhora dos Remédios e nos altares laterais S. Joaquim e Santa Ana. Os painéis de azulejos e os vitrais são encantadores. E o teto deixou-me rendida. No adro da igreja, que tem duas torres, encontramos uma fonte, mas não é a única, isto porque ao longo da escadaria encontramos outras. Além disso, também existem quadros e estátuas. No parque, temos a gruta, o lago, a ponte, o coreto, várias espécies de árvores e mesas.

14h30: Vou agora fazer o caminho inverso e descer os degraus. Ao todo serão 1228, quem me acompanha?

O Somos Portugal já tinha começado. Vi a Iva Domingues e a Mónica Jardim, que são bem mais bonitas ao vivo. E morenas! No entanto, vamos continuar o nosso passeio, ver as barraquinhas, desfrutar da festa e da música que se ouve ao longe.
Visitei a Sé de Lamego que é constituída pela torre, a fachada com três notáveis pórticos de arquivoltas múltiplas, o interior com três naves, uma capela-mor ampla, o coro alto e o claustro. Por fora é magnífica. E o seu interior corrobora essa imagem. De salientar que a Sé faz parte da Rota Douro Maravilhoso.
Defronte encontramos o Museu Arquivo Diocesano Casa do Poço, que tem de custo de entrada 1,50€ por pessoa. Seguimos em frente e depois viramos à direita para irmos até ao quartel (onde o meu pai cumpriu o serviço militar) e à igreja e convento de Santa Cruz. Posteriormente, passei pelo Museu, mas estavam tantas pessoas na entrada que acabei por desistir. Ao voltar para o centro, vi a Marta Cardoso.

16h14: Desfrutamos muito bem do nosso dia por aqui, até porque não faltam sugestões para visitarmos, e é uma cidade em claro crescimento.

O Teatro, ainda que não o tenha visto por dentro, tem um edifício bastante interessante.
Está muito calor. Vai-me saber mesmo bem a coca-cola que tenho na mala frigorífica. Segundo o que consta na lata é para partilhar com a minha vizinha, mas ela que me perdoe, não vou conseguir esperar tanto tempo, tenho que a beber sozinha.

16h25: Despeço-me com a promessa de voltar. Até qualquer dia, Lamego!

Continua...
(qualquer dúvida não hesitem, deixem nos comentários ou mandem por e-mail)

1. Também são os meus favoritos, confesso :D
    OMG, admite: ao escreveres este post lembraste-te de mim :P Ahahah, estou a brincar :)
    Adoro!!! Já subi e desci esse magnífico escadório vezes sem fim. Hás-de experimentar fazê-lo à noite, na altura das festas dos Remédios. É místico :')

NEW REVIEW POST | My Phone: BQ Aquaris E4.5
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

2. Um belo passeio!

Isabel Sá

3. Visitei Lamego há muitos anos, mas há duas coisas que fazes melhor do que eu: descreves muito bem as tuas viagens e tiveste coragem de subir ao santuário. eheheh
    Eu vinha de Castro D'Aire e passei ao cimo, na estrada e depois fiquei-me pelo jardim, lá ao fundo (julgo que se chama Jardim das Quatro Estações), onde estão representadas as quatro estações do ano.
    614 degraus é uma empreitada. eheheh

4. Nunca subi esta escadaria imensa, mas confesso que vontade não me falta!
    Beijinhos

5. Eu também gostei muito de Lamego, obstante o mau tempo (ah! e não subi a escadaria)! Beijinhos.

6. Que saudades deste tipo de posts :))
    Adoro passear e viajar :))

7. r: não poderia deixar de agradecer os comentários que tens deixado no meu blog! Obrigada Andreia :)

8. Para Android é um telemóvel mesmo muito bom se bem que nada substitui o Iphone :P
    Ahaha, és uma querida :')

NEW OUTFIT POST | Time Doesn’t Wait
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

9. Adoro estes teus relatos de viagem! Consegues absorver para o papel tantos detalhes dos lugares por onde passas!