Doce ou salgado q.b. #10

Imagem retirada daqui

«Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial», Sayonara Ciseski


Adoro massa! Este ingrediente faz parte da minha alimentação durante todo o ano, ainda que no verão abuse dele em frio, elaborando as mais variadas saladas. Camarão é outra das coisas que me faz, e desculpem a imagem visual pouco atraente, salivar. Juntá-los tem tudo para dar certo!

Há bastante tempo que queria experimentar a esparguete preta, que é como quem diz Linguine com Tinta de Choco, da Milaneza. Confesso que fiquei um pouco reticente quanto ao sabor, mas a curiosidade foi mais forte. Não foi difícil de encontrar uma receita que aguçasse a minha vontade. E na passada sexta-feira o jantar ficou por minha conta. A confeção é muito rápida e o resultado bastante saboroso. Enquanto cozinha, a massa vai, de facto, libertando um aroma a choco, mas quando provamos não o detetamos. Além disso, tive a sensação de que fica ligeiramente mais dura que as restantes, mas nada que estrague este prato. É para repetir! 


Esparguete à Marinheira (receita daqui)

Ingredientes:
- 350g de massa de esparguete preto;
- 30g de dentes de alho;
- 350g de camarão;
- 1 copo de vinho branco;
- 1 colher de sopa manteiga;
- Coentros a gosto;
- Piri-piri seco a gosto;
- 1 fio de azeite;
- Sal q.b.

Preparação:
- Levar ao lume um tacho com a água temperada com sal e deixar ferver;
- Deitar o esparguete. Deixar cozer, mexer a espaços, até ficar al dente;
- Entretanto, aquecer o azeite numa frigideira;
- Acrescentar os dentes de alho picados e alourá-los ligeiramente;
- Juntar o piri-piri, os coentros e o camarão descascado e previamente cozido em água e sal;
- Saltear em lume forte;
- De seguida, refrescar com vinho branco e deixar cozer tudo durante alguns minutos. Retirar do lume;
- Juntar o molho de camarão ao esparguete, depois deste escorrido;
- Servir bem quente.

Nota:
- Utilizei miolo de camarão congelado, que cozi antes de iniciar a receita;
- Substituí o piri-piri por pimenta preta;
- Não utilizei manteiga, até pela falta de referência na preparação;
- Uma vez que esta massa é «enriquecida com tinta de choco, sugere-se que seja preparada com ingredientes do mar: peixe, marisco ou ambos».


Já experimentaram? O que acharam? Se ainda não provaram, têm curiosidade em fazê-lo? Qualquer dúvida e/ou sugestão deixem nos comentários ou enviem uma mensagem para o e-mail do blogue que podem encontrar no final da página, na barra lateral direita. 

Comentários

  1. Deve ser deliciosos a fotografia é muito sugestiva.
    Um abraço e boa semana.
    Andarilhar

    ResponderEliminar
  2. Costumo fazer uma receita parecida com essa. Tem bom aspecto, acho que vou experimentar:-).

    ResponderEliminar
  3. Vou ter que experimentar :)

    Tem um aspecto delicioso!!!

    ResponderEliminar
  4. Delicioso!!!!
    Que tengas un buen día, Andreia!!!

    Besos, desde España, Marcela♥

    ResponderEliminar
  5. Quando vi a imagem, ainda antes de saber do que se tratava o post, pensei exatamente que tenho de experimentar essa massa. Em relação ao camarão, apesar de gostar, não costuma usar muito mas essa receita é mesmo muito fácil :)

    ResponderEliminar
  6. Eu também gosto bastante de massa e fiquei bastante curiosa. Pretendo experimentar.
    isamateur.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. sou mt esqesita n sei s m atrevia a experimentar esse esparguete

    ResponderEliminar
  8. Quando ando com paciência, adoro cozinhar. Comer, como mesmo sem paciência eheheh.
    Não conhecia esse prato de camarão com correias velhas do carro. eheheheh

    ResponderEliminar
  9. Tenho de fazer não conhecia esta recita assim por este nome
    retromaggie.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Também sou uma papa massa!! =)
    Tenho de experimentar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Tenho mesmo de experimentar :p
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Muito obrigado meu anjo :D

    Leste-me os pensamentos!!! Ando há imenso tempo para provar massa preta só que não encontro nenhum receita que me encha as medidas. Finalmente encontrei esta que já levo de baixo do braço :D

    NEW BEAUTY WISHES POST | What I would like To Try… Right Now.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  13. Eu não gosto de qualquer tipo de massa mas fria é que não gosto mesmo.

    Obrigada por teres participado na minha rubrica!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário