CLUBE DO LIVRA-TE
ESTENDAIS, GISELA CASIMIRO

Fotografia da minha autoria



«Fiz de perder o meu ofício»

Gatilhos: Linguagem/Cenas Explícitas
O risco de não conseguirmos parar de ler


O olhar de quem observa o mundo pelos detalhes apresenta uma candura diferente, uma vez que é capaz de revestir as trivialidades com outra luz. Não ignora os dias sombrios, por vezes repletos de tanta escuridão, mas vê para além do óbvio, mostrando-nos perspetivas que nunca equacionamos que existissem. É como se estivesse num permanente estado de deslumbre e surpresa. E eu senti tudo isso no livro de Gisela Casimiro.


A RIQUEZA DE HISTÓRIAS MUNDANAS

Estendais compila crónicas sobre dores, sonhos, pessoas, relações falhadas, homenagens e uma série de pequenas coisas que se elevam pela forma como a autora brinca com as palavras. Aliás, vai bordando aquilo que ouve, que vê e que pensa com bastante naturalidade, como se fossem retalhos da mesma peça.

«O coração desarruma tudo na ânsia de se fazer maior»

Esta obra foi uma das escolhas do Clube do Livra-te, para novembro, portanto, seguindo a dinâmica habitual, definiram-se metas de leitura para discutirmos no Discord. Fui ler o Prefácio e a Introdução por curiosidade e, quando dei por isso, já tinha lido os textos da meta 1, porque fui completamente arrebatada pela escrita, pela cadência, pela maneira como deambula pelos temas. Às vezes, parece que diz mais coisas nas entrelinhas, mas vai-se tornando evidente a maneira como olha para o que a rodeia - e também para si, para os seus.

«Gostaria que fossem precisas cada vez menos autorizações para existir»

Os pormenores em que se foca são preciosos. Há uma identidade visual inegável e um dialeto que transborda poesia. Não tenho o hábito de sublinhar nos livros, mas anotei várias passagens que me apeteciam tatuar - ou preservar numa moldura -, porque são lindíssimas. E, depois, é muito fácil revermo-nos em certos comportamentos e/ou sentimentos. Por exemplo, quando escreve sobre Mariah Carey, senti que podia ser eu a escrever sobre Os Quatro e Meia. É este nível de identificação que nos entrelaça às crónicas aqui compiladas.

«Somos todos tudo, nenhum lugar é garantido e todos podem ser invertidos»

Lia Pereira escreveu que, «em todas as histórias, a Gisela está em si, buscando o outro». E eu achei esta imagem comovente, porque contrasta bem a intimidade e a pluralidade de cada texto; e, atendendo a que são todos «possibilidade, portal e passagem», fazemos sucessivas viagens, ultrapassamos fronteiras e revisitamos memórias. Acho que nos reencontramos nas suas palavras, ao mesmo tempo que validamos emoções. E do mesmo modo que nos sentimos a entrar em casa, também percebemos que podemos abrir as asas e voar.

«As pessoas continuam a ser a derradeira fronteira umas das outras»

As histórias vão-se estendendo como a roupa que prendemos no estendal, em dias solarengos. Enquanto esperamos que ela seque, existem novos detalhes à espreita, só temos de permanecer atentos. Com a desculpa «é só mais uma crónica», este livro foi lido num piscar de olhos, porque não o queria largar. Há muito amor, mas também há penumbra. Há nostalgia, vulnerabilidade e humor. E há verdade e o compromisso de ver o lado bonito dos dias. Escusado será dizer que, agora, quero ler tudo o que a Gisela Casimiro escrever.


🎧 Música para acompanhar: Emotions, Mariah Carey


◾ DISPONIBILIDADE Wook: Livro | eBook
Bertrand: Livro | eBook

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Mais um livro que não conhecia e que fiquei com vontade de ler.
    Adoro estas sugestões que nos trazes *.*
    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho este a mil porcento! A escrita, a conjugação de temas, a forma como observa o mundo, é tudo perfeito *-* não queria mesmo parar de ler

      Eliminar
  2. Que me parece ser mais uma boa sugestão para se ler, mas ainda não conhecia de todo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novo Diariamente

    ResponderEliminar

Enviar um comentário