MOLESKINE DE NOVEMBRO
![]() |
Fotografia da minha autoria |
«A vida é feita de momentos colecionáveis»
O penúltimo mês do ano traz um carimbo que soa a cliché, mas que não deixa de ser verdadeiro, porque parece impossível já cá estarmos novamente. No meio de tantos dias cinzentos e de chuva, novembro também se revestiu de pequenas celebrações, saídas entre amigos e o alinhar de projetos há muito tempo na gaveta.
MOMENTOS
Cultivar a amizade
A Sofia fez anos e aproveitamos a ocasião para celebrar com sushi. Foi um momento descontraído, com a partilha de peripécias. A meio do mês, juntamo-nos para ir ver comédia ao Hard Club e, mais perto do final, regressamos à Miss Pavlova para provar a rabanada especial - já quero repetir, porque é deliciosa.
A minha Gémea também fez anos este mês. Não estivemos juntas no dia, mas combinamos um jantar esta semana. Sei que me repito, mas é impressionante como cada reencontro transmite a sensação de termos estado juntas umas horas antes. Há coisas que nunca mudam e isso deixa-me com o coração cheio.
Não Faz Sentido
A vida é feita de muitas coisas sem sentido, a começar pelo facto de o Hard Club ser um espaço com uma curadoria musical qualificada, mas eu passar lá a vida a ver comédia. Já assisti a concertos (Diogo Piçarra e Mishlawi), mas os eventos humorísticos/de entretenimento estão em clara vantagem. Para não quebrar a tradição, regressei ao antigo Mercado Ferreira Borges para ver o espetáculo do Guilherme Fonseca.
Naturalmente, não vou partilhar conteúdo específico, mas não posso deixar de referir o quanto adorei o texto, o seu encadeamento e o beat com que termina o espetáculo. Fez todo o sentido sair de casa a uma quarta-feira à noite, com risco de chuva, para ver o Guilherme a solo, algo que já queria há muito tempo. Se puderem, aproveitem as datas que ainda têm bilhetes, porque é humor do bom e não se vão arrepender (ler aqui).
Apresentação do Livro Revolução
A FNAC do Alameda Shop&Spot acolheu uma conversa maravilhosa entre o Hugo Gonçalves e os Literacidades. O Álvaro e o Ludgero apresentaram o mais recente livro do autor, Revolução, e abriram a porta para um debate plural e muito interessante. Nesta conversa, houve espaço para se falar sobre livros (os que está a ler e o próximo que está a pensar escrever), sobre como a Revolução é vista de tantas perspetivas e, claro, sobre apontamentos históricos que contextualizaram a narrativa, mas sem que o diálogo se tornasse maçador. O Hugo Gonçalves é um comunicador nato e ouvi-lo, de uma maneira tão eloquente, a encadear os seus pensamentos, as suas visões sobre o mundo e sobre o próprio estado do país só me deixou com ainda mais vontade de continuar a acompanhar o seu percurso literário, porque tem muito para contar.












Outros apontamentos bonitos do mês: O meu afilhado fez 16 anos (o meu coração não aguenta este avançar rápido do tempo), maratona de Harry Potter, ultimar os detalhes de projetos a lançar em breve.
LEITURAS
📖 O Elevador, Filipa Fonseca Silva
📖 Estendais, Gisela Casimiro
📖 Ideias Concretas Sobre Vagas, Ricardo Araújo Pereira
📖 Deste Silêncio em Mim, Rui Conceição Silva
📖 Três, Valérie Perrin
📖 O Lugar das Coisas Perdidas, Susana Piedade
Outras leituras do mês: Curar Através das Palavras (Rupi Kaur), Que Pouca Vergonha (Guilherme Fonseca), Leva-me ao Teu Líder (Afonso Cruz), Olá, Linda (Ann Napolitano), O Principezinho e a Mulher Mais Feia do Mundo (Afonso Cruz) - também reli O Cultivo de Flores de Plástico, de Afonso Cruz, na nova edição.
FILMES, SÉRIES & PODCASTS
Concluí o projeto Histórias da Montanha, transmitido pela RTP, assistindo aos dois filmes que me faltavam: A Paga e Mariana. Para não tornar este segmento maçador e repetitivo, partilho convosco a publicação que fiz sobre as cinco histórias inspiradas nos contos de Miguel Torga. Podem ler sobre todas elas aqui.
Este mês, também comecei a acompanhar a série Lusitânia, «uma antologia de seis histórias de fantasia/aventura, lendas portuguesas tiradas de um vasto e rico folclore». Até à data, vi três episódios.
À MESA
Bango Sushi
É raro comer sushi, apesar de gostar bastante. No aniversário da Sofia, fomos ao Bango Sushi, localizado na rua Dr. Emílio Peres, no Porto, e fiquei impressionada com o espaço: uma sala ampla, mas acolhedora, e com um ambiente agradável. Quanto à confeção, não tenho qualquer apontamento negativo, muito pelo contrário, porque estava tudo delicioso. Acho que a única crítica que me ocorre prende-se mesmo com o facto de não nos terem explicado como é que funcionavam os pedidos, mas nada que tivesse condicionado a experiência. É um restaurante ao qual não me importarei de regressar. Faço só uma ressalva: não arrisquem ir sem reserva, porque, pelo que percebi, enche com facilidade e podem correr o risco de não conseguirem mesa.


O jantar com a minha gémea foi no Kind Kitchen, um restaurante vegetariano/vegan, na Rua de Ceuta, também no Porto. Achei o espaço encantador, muito harmonioso, que evidencia o lema da casa - «Be kind to every kind» -, até porque fomos muito bem recebidas e esse cuidado prolongou-se durante toda a refeição. Relativamente às nossas escolhas, admito que tivemos alguma dificuldade, porque parecia tudo apetitoso: como entrada, optamos por partilhar uns nuggets de tofu com molho de barbecue coreano; para o prato principal, arriscamos na francesinha - nunca tinha provado francesinha vegetariana, mas já quero repetir; para finalizar, partilhamos uma cookie com gelado. É um restaurante a ter em conta, sem sombra de dúvidas.
ENTRE LINHAS
Calendário do Advento Livrólico
A Carolina Ferreira criou um Calendário do Advento para amantes de livros. Feito a pensar em cada um de nós, até porque a Carolina faz questão de conhecer um pouco melhor a nossa identidade livrólica, é composto por 24 caixas dedicadas ao tema, o que tornará a quadra natalícia ainda mais encantadora - e, também, literária. Adoro a dinâmica dos Calendários do Advento e fez-me todo o sentido apostar neste. Quero muito descobri-lo!


Livra-te x Cor Sem Fim
A Rita da Nova e a Joana da Silva juntaram-se à Cor Sem Fim para lançarem uma linha de merch do Livra-te, podcast que ouço religiosamente todas as quartas-feiras. A coleção conta com dois sacos de pano, um crachá e umas meias de rodapé. Claro que não resisti e encomendei um dos sacos de pano (a versão mais escura) e o crachá, que fica muito bem na minha estante (até encontrar o casaco ideal para o exibir). Os artigos são ainda mais bonitos ao vivo. E acho que podem ser uma excelente prenda (natal ou aniversário) para um amigo/familiar livrólico, independentemente de conhecer ou não o Livra-te. Talvez o crachá seja o mais limitador nesse sentido, mas as outras opções não têm essa fidelização, mesmo tendo o nome do clube.
JUKEBOX
Top 4 favoritas
🎧 Lá Vai Ela, Ana Moura;
🎧 1 Casa, 2 Portões, Filipe Karlsson & Pedro Teixeira da Mota;
🎧 Amigos Com Benefícios, Rita Rocha;
🎧 Teu, Diogo Piçarra
Álbuns
🎵 Distante (Rita Laranjeira);
🎵 Cidade (António Zambujo);
🎵 Calma (Carolina Deslandes);
🎵 Pop-Snacks (Left);
🎵 Afro Fado (Slow J);
🎵 Os Quatro e Meia ao Vivo no Estádio Cidade de Coimbra;
🎵 Concerto 2023 - Ao Vivo Altice Arena (D'ZRT)
GRATIDÃO
«Home is where the good coffee is»
Os dias bonitos de novembro deixaram-me grata por duas razões, principalmente: o estreitar de laços de amizade e a oportunidade de assistir a dois momentos culturais há muito aguardados.
Como correu o vosso mês?
O meu novembro foi essencialmente marcado pelo regresso à escrita. Foi muito importante para mim, porque, eu achava que não voltaria a escrever. Mas, felizmente, consegui desbloquear e escrevi imenso. Não li tanto como gostaria, mas não faz mal. Relativamente às músicas, fui buscar o álbum de Natal da Delta Goodrem: Only Santa Knows que é o meu favorito de Natal. Já sabe bem, ouvir músicas de aconchego.
ResponderEliminarBeijinho grande, minha querida!
Que bom, minha querida, fico mesmo feliz por ti 🥰 que esse regresso à escrita seja maravilhoso!
EliminarSem dúvida, sabe mesmo bem esse aconchego
Gostei de conhecer as memorias que o teu Novembro te deu *.* O meu foi cheio de trabalho mas tambem houve tempo para fazer memorias boas :) Dezembro sera mais calmo mas cheio de actividades com o pequenote :D Ele esta ansioso para conehcer o velhinho das barbas brancas na proxima semana :D
ResponderEliminarÉ tão bom quando conseguimos compilar memórias felizes, também nos trazem um conforto extra para outras situações.
EliminarAww, adivinham-se tempos muito bonitos 😍
Oh, que foi mesmo um mês recheado de bons momentos e coisas, como é tão bom ter isso na nossa vida
ResponderEliminarSó espero que o proximo mês te traga só coisas boas
Beijinhos
Novo post
Tem Post Novo Diariamente
É mesmo, Sofia. Sabe a abraço apertado!
EliminarObrigada, desejo-te o mesmo 🥰
Muito muito muito muito muito obrigada por teres estado tão presente este mês! 💙🫶
ResponderEliminardaylight
Continuarei a estar 💙
EliminarQue fotos maravilhosas 🤍 Espero que Dezembro esteja a ser uma boa continuação de Novembro. ✨
ResponderEliminarMuito obrigada! Espero que tenhas um excelente mês 💛
Eliminar