LER DJAIMILIA

Fotografia da minha autoria



«Se alguma coisa une os vários livros e momentos até aqui é o modo como, 
por distantes que sejam ou pareçam, estou em cada história e em cada personagem»


A literatura e o ato de ler revestem-se de inúmeros pontos fascinantes. Um deles, na minha perspetiva, é quando nos cruzamos com autores que nos fazem querer ficar e explorar toda a sua obra publicada. Ao longo do meu percurso enquanto leitora, fui amealhando alguns nomes que respondem a esse estímulo literário.

Já não me recordo do momento exato em que quis descobrir Djaimilia Pereira de Almeida, mas sei que, ao terminar Luanda, Lisboa, Paraíso, percebi que não poderia ter sido a única experiência. Muito pelo contrário, precisava de a ler noutras histórias e noutras personagens, e compreender a extensão do seu talento.

Como sinto que continua a ser uma escritora pouco mencionada e a merecer um destaque maior, decidi transformar essa vontade num compromisso mais sério. Assim, em 2024, quero ler os títulos que me faltam.


VAMOS LER DJAIMILIA JUNTOS?

Djaimilia Pereira de Almeida, até à data, tem 13 livros publicados.

📖 Esse Cabelo (2015 e 2020);
📖 Ajudar a Cair (2017);
📖 Luanda, Lisboa, Paraíso (2018);
📖 Pintado Com o Pé (2019);
📖 A Visão das Plantas (2019);
📖 As Telefones (2020);
📖 Regras de Isolamento (2020);
📖 Maremoto (2021);
📖 Os Gestos (2021);
📖 Três Histórias de Esquecimento (2021);
📖 Ferry (2022);
📖 Toda a Ferida é Uma Beleza (2023);
📖 O Que é Ser Uma Escritora Negra Hoje, de Acordo Comigo (2023).

Desta lista, já li três: Luanda, Lisboa, Paraíso, Esse Cabelo e Maremoto. E aproveito para fazer uma ressalva: o livro Três Histórias de Esquecimento inclui as novelas A Visão das Plantas e Maremoto e, ainda, uma novela inédita, Bruma. Portanto, talvez seja mais económico optar por esta compilação - como já tenho Maremoto, o mais provável é continuar a investir nas edições autónomas e comprar este apenas pela novela inédita.

Não tenho uma ordem de leitura definida, nem uma meta para concluir o desafio. A minha ideia é ler um exemplar por mês e sortear sempre o título, no mês anterior, mas tudo dependerá do aclamado chamamento. Seja como for, o objetivo será priorizar a autora nas minhas leituras, tornando-a numa escolha mais regular.

Se vos fizer sentido, são muito bem-vindos a esta iniciativa. Para isso, podem invadir as minhas mensagens no Instagram, para conversarmos sobre as leituras, podem identificar-me nas vossas partilhas e, inclusive, usar a hashtag #lerdjaimilia. Na conta do Entre Margens encontrarão um destaque com todas estas informações.


Vamos ler Djaimilia juntos?

10 comments

  1. Confesso que não conheço a obra da autora, mas fiquei curiosa para conhecer.
    Vou guardar o desafio para 2024.
    Bom feriado, minha querida. Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És muito bem-vinda, minha querida. É uma autora que tenho adorado descobrir e senti que precisava de a priorizar mais nas minhas escolhas
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  2. Como sabes, vai ser ano de limpar a TBR e sabes que livro está na TBR desde 2021? "Luanda, Lisboa, Paraíso"! Por isso, esse de certeza que vou ler!



    daylight

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos lá limpar essa TBR! Foi com esse livro que me estreei na obra dela e acho que não o podia ter feito em melhor companhia. Espero que te surpreenda pela positiva

      Eliminar
  3. Não conhecia a autora, mas deixaste-me curiosa! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda só li três livros dela, mas surpreenderam todos. Recomendo *-*

      Eliminar
  4. Oh, que ainda não conhecia de todo o que acabou por falar, mas vou levar cada sugestão
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novo Diariamente

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia 🙈 Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar