ESTANTE CÁPSULA
O CULTIVO DE FLORES DE PLÁSTICO, AFONSO CRUZ

Fotografia da minha autoria



«As vidas de um grupo de pessoas que vive debaixo do mau tempo»

Gatilhos: Morte, Suicídio


O primeiro livro que li do Afonso Cruz foi A Boneca de Kokoschka. Embora não referencie este título quando me perguntam qual a melhor obra para o descobrir, sinto que foi um ótimo ponto de partida, porque houve algo no seu estilo que me desarmou. A partir desse momento, assumi o compromisso de ler tudo da sua autoria.


ABAIXO DA LINHA MÍNIMA DA DIGNIDADE

O Cultivo de Flores de Plástico é um livro de 2013, em edição limitada e numerada, cujas receitas revertiam para a associação CASA. Descobri a sua existência demasiado tarde, portanto, andava há anos para o encontrar. Quando já começava a perder a esperança, encontrei-o na Trade Stories e, agora que o li, valeu completamente a espera. Felizmente, foi reeditado pela Companhia das Letras e poderá chegar a mais leitores.

«Há muitas portas no mundo, mas prefiro olhar-lhes para dentro das janelas»

O texto é belíssimo, com diálogos simples, mas sem serem simplistas, abrindo portas (ou janelas) para inúmeras camadas. Através destas conversas, percebemos que há pessoas que se tornam invisíveis, como se existissem cidadãos de primeira ou de segunda classe. Além disso, percebemos o quanto é ténue a linha que separa uma vida confortável de uma vida de miséria, a facilidade com que a nossa realidade muda, deixando-nos sem chão. No fundo, este livro mostra-nos que basta um passo em falso para transpormos essa fronteira.

«(...) somos sozinhos como os desertos, mas então. Cheios de céu aberto,
pessoas cheias de ar livre. É assim. Há muitas portas no mundo»

Tecendo uma crítica ao consumismo, ao individualismo, à desigualdade, ao lado artificial da nossa existência e, inclusive, aos estereótipos sociais, acompanhamos quatro personagens tão distintas entre si, mas que partilham o facto de serem sem-abrigo. E é interessante ver como cada uma delas luta pela sua sobrevivência.

«É uma linha muito fina, não é?»

O Cultivo de Flores de Plástico é um exercício de empatia, para aprendermos a olhar o outro sem indiferença.


🎧 Música para acompanhar: Lili e os Caracóis, M-Pex

📖 Do mesmo autor, li e recomendo: Todos os livros que li até agora, mas com particular destaque para Flores, Para Onde Vão os Guarda-Chuvas e Os Livros que Devoraram o Meu Pai


DISPONIBILIDADE: Wook | Bertrand

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Tenho imensa curiosidade em conhecer a obra do Afonso Cruz, pelos vários posts que já partilhaste, acho que vai ser desta. Fiquei mesmo com vontade de ler este livro.
    Obrigada pela partilha, minha querida.
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou suspeita, claro, mas é um autor que recomendo imenso! Espero que te proporcione uma excelente leitura, minha querida

      Eliminar
  2. Quero muito ler mais livros do Afonso Cruz e este tem de ir para a lista *.*

    ResponderEliminar
  3. Olá Andreia, pensei que me tinha enganado na morada, demorou a chegar 😀 Afonso Cruz é um autor que gosto.
    Beijinhos, um excelente fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os ctt, pelo que tenho percebido, andam com alguns atrasos, infelizmente.
      Partilho desse gosto, querida Amélia. Que autor maravilhoso!
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  4. Andteia maravilha o livro fiquei curiosa pra ler, bom final de semana bjs.

    ResponderEliminar
  5. Que me parece ser mais uma boa sugestão para se ler, mas ainda não tinha ouvido falar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novo Diariamente

    ResponderEliminar
  6. Confesso que nunca me senti tentada a ler nada do autor. Apesar de todas as boas sugestões que tu e outras pessoas já me deram.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário