ALMA LUSITANA: A EDIÇÃO DE 2024

Fotografia da minha autoria



Uma viagem literária para descobrirmos autores portugueses


O Alma Lusitana foi renovado para uma nova temporada e, deste modo, reforço o compromisso de continuar a descobrir autores portugueses. Sinto que a dinâmica anterior funcionou bem, por isso, não farei alterações de maior, só vou adaptar esta iniciativa ao meu cuidado de ser mais consciente na hora de comprar livros.


 A EDIÇÃO DE 2024 

À semelhança do ano anterior, o clube/desafio de leitura privilegiará autores que fazem parte do meu imaginário. Chegou o momento de os resgatar da estante e ficar a conhecer as histórias que têm para contar.

No total, trago 24 nomes, mas as listas terão uma particularidade diferente, pois dividi-as em dois grupos: 1) autores para descobrir; 2) autores que já li e recomendo. Assim, não caio na tentação de estar sempre a adquirir livros, nem me esqueço de quem marcou o meu percurso. Não quer dizer que não compre obras dos nomes recomendados, mas não acuso essa obrigatoriedade e posso dedicar-me aos que tenho por ler.


 COMO FUNCIONARÁ A DINÂMICA 

📖 Todos os meses, destacarei dois autores: um que quero conhecer e outro que já li. Este sorteio foi feito de forma aleatória, sem qualquer ordem de preferência. Sempre que se justificar, acrescentarei um escritor extra;

📖 Podem ler ambos os nomes, só um ou nenhum. Inclusive, podem criar as vossas listas;

📖 Na última semana de cada mês, quer no blogue, quer no Instagram, partilharei os autores para o mês seguinte, com os livros publicados e aqueles que aconselho, para vos ajudar no processo de seleção.


 AS LISTAS DE AUTORES 

📚 Autores Para Descobrir
1. Cláudia Araújo Teixeira;
2. João Pinto Coelho;
3. Anabela Mota Ribeiro;
4. Francisco José Viegas;
5. Adília Lopes;
6. Nuno Markl;
7. Rita Cruz;
8. Miguel d'Alte;
9. Mafalda Santos;
10. Al Berto;
11. Ana Bárbara Pedrosa;
12. Bruno M. Franco.

📚 Autores Que Já Li e Recomendo
1. Ana Pessoa;
2. Rui Cardoso Martins;
3. Inês Meneses;
4. Nuno Camarneiro;
5. Susana Moreira Marques;
6. Nuno Nepomuceno;
7. Maria Isaac;
8. Ricardo Araújo Pereira;
9. Francisca Camelo;
10. José Luís Peixoto;
11. Joana Estrela;
12. Gonçalo Câmara.


 12 MESES, 12 AUTORES 

   


 CONSIDERAÇÕES FINAIS 

📌 O grupo do Alma Lusitana no Goodreads continuará ativo;

📌 Estarei sempre à distância de uma mensagem, para qualquer dúvida e/ou para conversarmos sobre leituras;

📌 Se lerem para o Alma Lusitana, identifiquem-me e utilizem a hashtag #almalusitana2024, para ir acompanhando a vossa participação e conseguir reunir as partilhas no destaque que terei no Instagram.


Esta é a minha proposta. Se vos fizer sentido, será um gosto ter-vos desse lado

14 comments

  1. Parecem-me excelentes apostas. Já li João Pinto Coelho e Francisco José Viegas.
    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  2. Este desafiador é inspirador *.* Vou ficar deste lado a registar as tuas sugestoes como sempre :)

    ResponderEliminar
  3. Que máximo conhecer eses autores vão ser 12 meses incríveis bjs.

    ResponderEliminar
  4. Que até me parece ser mais umas boas apostas para se conhecer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novo Diariamente

    ResponderEliminar
  5. Uma excelente iniciativa! tenho pena de não aderir, mas ainda estou a tentar ler, todos os livros que comprei nos últimos anos!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Teresa 🥰 se te fizer sentido, podes sempre criar a tua lista de autores portugueses

      Eliminar
  6. Muito boas sugestões de nomes :)
    https://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que sim 🥰 estou muito curiosa para descobrir os autores que ainda não conheço

      Eliminar
  7. Tens sempre desafios incríveis. Pena que o meu tempo seja escasso para alinhar .😞

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes participar quando quiseres, sempre que quiseres, respeitando o teu tempo 😊

      Eliminar