GOODREADS: READING CHALLENGE 2023

Fotografia da minha autoria



O meu ano em livros


O momento em que me sento para rever o meu ano literário é um dos meus favoritos, porque ler é uma atividade que me acalenta e, além disso, é uma maneira de me cruzar com alguns pontos que já não estão presentes. À semelhança de anos anteriores, voltei a alinhar-me com o Reading Challenge do Goodreads.

A minha meta estava nos 55 livros, porque era a quantidade que tinha por ler. Este ano, recuperei o book buying ban, para fomentar uma consciência maior na hora de comprar novos exemplares e para priorizar as obras que estavam na estante à espera de uma oportunidade. Para isso, também usufrui de clubes/desafios de leitura: o Alma Lusitana foi a minha prioridade, mas também me comprometi com o Clube Leituras Descomplicadas. Em simultâneo, participei em alguns meses do Clube do Livra-te e no desafio Ler a Diferença.

Olhando para trás, acredito que criar listas mensais também ajudou bastante no processo. Embora respeite a minha predisposição, porque continuo a ser uma mood reader, foi uma ótima estratégia para parar de adiar o encontro com histórias que comprei para serem descobertas. Por outro lado, percebi que aproveitar a minha hora de almoço para ler contribuiu para elevar o número de leituras. Honestamente, não é a quantidade que me interessa, porém, gosto desta noção de ter lido mais, de ter conhecido mais narrativas e vozes.

Foi uma jornada que me encheu as medidas. E diverti-me a registar particularidades que a tornaram mais enriquecedora, intimista. A cada novo ano vou-me descobrindo enquanto leitora e 2023 abriu portas incríveis!


READING CHALLENGE: CURIOSIDADES

📖 Livros lidos: 132, até ao momento, num total de 33 525 páginas;

📖 O livro mais pequeno: Os Pássaros, Afonso Cruz (32 páginas); 
📖 O livro mais longo: Obra Poética, Sophia de Mello Breyner (992 páginas);

📖 O livro mais popular: Orgulho & Preconceito, Jane Austen;
📖 O livro menos popular: Leva-me ao Teu Líder, Afonso Cruz;

📖 Mês que li menos: Março (7 livros);
📖 Mês que li mais: Agosto (16 livros);

📖 Dos 55 livros iniciais, li 54 e dei DNF a um deles (Grande Sertão: Veredas, João Guimarães Rosa);

📖 Fiz 8 releituras: Orgulho e Preconceito (Jane Austen), O Lugar das Árvores Tristes (Lénia Rufino), Bairro das Cruzes (Susana Amaro Velho), O Cultivo de Flores de Plástico (Afonso Cruz), Heartstopper 1, Heartstopper 2, Heartstopper 3 e Heartstopper 4 (Alice Oseman);

📖 Li 56 autores pela primeira vez;

📖 Autores que li mais: Afonso Cruz (8 livros), Alice Oseman (8 livros, quarto deles releituras), Maria Judite de Carvalho (4 livros) e Ana Pessoa (4 livros);

📖 [Sub]Géneros Literários: Romance (57 livros), Poesia (11 livros), Não Ficção (18 livros), Novela Gráfica (12 livros), Infantojuvenil (4 livros), Crónicas (12 livros), Contos (11 livros), Distopia (3 livros), Comédia Romântica (1 livro), Desenvolvimento Pessoal (1 livro), Ensaio (1 livro), Teatro (1 livro);

📖 Autores: Portugueses (65), Americanes (14), Moçambicanos (1), Suecos (1), Brasileiros (5), Ingleses (3), Britânico-Ganenses (1), Australianos (1), Nova-Iorquinos (1), Coreanos (2), Irlandeses (1), Bielorussos (1), Nigerianos (1), Venezuelanos (1), Iranianos (1), Franceses (2), Indiano-Ganadenses (1), Angolanos (1).


O MEU ANO EM LIVROS

   

   

   

   

   


Dezembro: Caronte à Espera (Cláudia Andrade), Os Vivos, o Morto e o Peixe Frito (Ondjaki), Aqui Dentro Faz Muito Barulho (Bruno Nogueira), Escritores & Amores (Lily King), Baiôa Sem Data Para Morrer (Rui Couceiro), Heartstopper 5 e Este Inverno (Alice Oseman), Obras Completas Volume III (Maria Judite de Carvalho).

Ainda quero terminar Obras Completas Volume VI, de Maria Judite de Carvalho, e gostava que a minha última leitura de 2023 fosse Revolução, do Hugo Gonçalves. Como foi o vosso ano literário?

Comentários

  1. Adorei esta retrospectiva. Eu propus-me a ler 50, só li 27. Reli a obra toda do Nicholas Sparks, adorei descobrir mais sobre os livros do João Tordo e fiz algumas releituras pelo meio.

    Em 2024 quero apostar mais em novos autores, ler um por mês, pelo menos. E continuar a reler a obra do José Luís Peixoto.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! 27 é um excelente número, foram 27 viagens distintas, que te abriram outras portas.
      Em 2024, quero continuar a descobrir a obra do João Tordo, ando em falta.
      Que bom plano!

      Eliminar
  2. Por aqui so falta um, nem acredito mas a maioria foram livros infantis que o kindle contabilizou graças ao meu pequenote *.* Vamos la a ver se consigo ler este ultimo, se nao fica para o ano, ja falta pouco :D Adoro ser inspirada pela partilha das tuas leituras :) Muito muito obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre maravilhoso descobrir livros infantis, acho que nos deixam sempre mais próximos das nossas raízes, daquilo que é mais puro, ainda que possam explorar tantos temas importantes.
      Fico tão feliz por ler isso, muito obrigada *-*

      Eliminar
  3. E que ano tão bem recheado de belas leituras! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Yeeeeeaaaaaah, o reading challenge da rainha disto tudo!!! 🎉🎉🎉


    daylight

    ResponderEliminar
  5. Também já comecei a fazer o meu balanço do goodreads 😃

    ResponderEliminar
  6. Andreia você leu muito livros, livros são verdadeiros tesouros pra nossa vida bjs.

    ResponderEliminar
  7. Como é tão bom saber que este ano foi recheado de boas leituras, nada melhor que ler um bom livro
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novo Diariamente

    ResponderEliminar

Enviar um comentário