ALMA LUSITANA
BAIÔA SEM DATA PARA MORRER, RUI COUCEIRO

Fotografia da minha autoria



«Uma história de amizade e reencontro com a vida»

Gatilhos: Morte, Saúde Mental, Referência a Violência Doméstica


O título enigmático e a ação passada numa aldeia do Alentejo deixaram-me com vontade de descobrir a obra de estreia do Rui Couceiro. Além disso, na Feira do Livro do Porto, em 2022, tive a oportunidade de ouvir a conversa que o autor teve com Inês Fonseca Santos e achei interessante as temáticas que procurou incluir na narrativa. Um ano e uns meses depois, li-a, finalmente, e não foi tudo o que imaginei que pudesse ser.


ONDE SÓ GRASSA A MORTE

Baiôa Sem Data Para Morrer acompanha um jovem professor que, sem vínculo a uma escola, viciado no telemóvel e a enfrentar uma crise existencial, aceita mudar-se para Gorda-e-Feia, aldeia dos seus avós, e, deste modo, reencontrar-se com o seu destino. O objetivo é ficar uns meses, na casa destes familiares, que Joaquim Baiôa reabilitou, libertando-a da camada de abandono que, em boa verdade, parece povoar toda a aldeia. E, aqui, percebe-se que a desertificação tem peso na história, é uma preocupação que se enlaça aos pensamentos do narrador e das demais personagens. Portanto, junta-se «ao velho faz-tudo», para tentar recuperar um pouco da sua vivacidade. Gorda-e-Feia aparenta ter ficado esquecida aos olhos do mundo, mas a sua pacatez contrasta com uma realidade peculiar: é que a «morte insiste em sair à rua».

«Que distância existiria entre essas duas margens em que nos posicionávamos?»

Fiquei entusiasmada com a premissa, mas distanciei-me da concretização, porque dispersa por acontecimentos que não me parecem centrais para a história. Por norma, até aprecio narrativas lentas, que se focam na banalidade do quotidiano. Nem sempre leio para encontrar essa representação, mas gosto quando a ficção nos apresenta contextos credíveis. Neste livro não senti isso. Ou, melhor, até via várias destas situações a acontecerem, mas não precisava de descrições tão exaustivas para compreender a mensagem.

«Sentia-me a um pequeno passo de compreender o que sentem as pessoas que querem que a vida os deixe em paz»

O contraste entre o urbano e o rural, a questão do envelhecimento e, até, a modernidade que demora a chegar àquele lugar são aspetos que podem proporcionar uma reflexão pertinente, mas ficam ofuscados pelas sucessivas repetições e pelas rotas paralelas que o protagonista procura traçar. Além disso, reconheço que não adorei a sua voz, não adorei a forma como foi interpelando o leitor. Recordo-me de ouvir o autor referir que não tinha qualquer intenção de atribuir um tom moralista, mas fiquei com a impressão contrária. Há passagens em que o narrador parece mesmo colocar-se num patamar superior, como se soubesse algo que nós não sabemos e essa vantagem lhe trouxesse qualquer tipo de ascensão. Acho que lhe faltou mais humildade.

«São vívidas as recordações - como poderiam não ser?»

É um livro demasiado extenso, com incoerências e que se torna maçador na sua minúcia. Queria muito ter gostado, mas a promessa inerente à premissa é explorada de uma forma superficial. Acho que a escrita tem potencial e gosto da ideia de comunidade que Baiôa alimenta, unindo forças por um compromisso comum, mas estava à espera de ser arrebatada. Só para fechar com uma nota positiva: a justificação do título é fantástica.


🎧 Música para acompanhar: Tens Os Olhos de Deus, Ana Moura


◾ DISPONIBILIDADE

Wook: Livro | eBook
Bertrand: Livro | eBook

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

12 comments

  1. Fiquei curiosa com a narrativa, talvez lhe dê uma oportunidade no próximo ano, confesso que não aprecio narrativas lentas.
    Adoro a música da Ana Moura que escolheste, é belíssima.
    Boa semana, minha querida. Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A premissa é ótima, mas não resultou comigo. Espero que, se leres, te reserve uma experiência mais agradável.
      Boa semana, minha querida

      Eliminar
  2. Confesso que já andava curiosa com este livro há bastante tempo.
    Mas fico sempre na dúvida se será uma obra que me irá agradar.
    Gostei muito da opinião.
    Um beijinho
    🌸 Rosana 🌸

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este livro não foi para mim, mas não quer dizer que não venhas a gostar da experiência de leitura. Se estiveres mesmo curiosa, aconselho a arriscares, pode-te surpreender 😊
      Muito obrigada!

      Eliminar
  3. Mais uma excelente sugestao que trata temas pertinentes... vou guarda-la na lista da Wook *.* Muito obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que te reserve uma experiência de leitura melhor 😊

      Eliminar
  4. Que me parece ser mais uma boa sugestão para se conhecer esse livro
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novo Diariamente

    ResponderEliminar
  5. Andreia depois de ler aqui fiquei interessada pra ler o livro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se chegar a ler, Lucimar, espero que lhe reserve uma excelente experiência

      Eliminar
  6. Não conhecia, mas parece interessante 🙂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem apontamentos interessantes, mas confesso que não resultou comigo

      Eliminar