ESTANTE CÁPSULA ◾
LENÇOS PRETOS, CHAPÉUS DE PALHA E BRINCOS DE OURO, SUSANA MOREIRA MARQUES
![]() |
Fotografia da minha autoria |
«(...) ao encontro da memória das mulheres portuguesas do passado»
Gatilhos: Referência a Violência, Luto, Morte
O passado não pode ser mudado, mas continua a ter impacto no presente. E que o digam todas as mulheres anónimas que figuram no livro de Maria Lamas, As Mulheres do Meu País, que serve de guia para a obra de Susana Moreira Marques; que o digam todas as mulheres que, sem nome, sem rosto, conseguimos reconhecer para lá destas palavras. Porque há tanto que mudou e muito mais que aparenta estar no mesmo lugar.
UM LIVRO MÚLTIPLO
Lenços Pretos, Chapéus de Palha e Brincos de Ouro é um relato, um ensaio, uma autobiografia. É um livro múltiplo de uma travessia que leva a autora a «aldeias ruidosas do passado» e a «aldeias-museu do presente», passando por hotéis modernos e mulheres que «ainda vivem no silêncio de antigamente».
«Quero chegar aos lugares como se não soubesse nada sobre eles»
É através desta imagem contrastante que compreendemos o impacto de figuras como Maria Lamas, tão central no ativismo político em Portugal, e de tudo o que poderia ter sido vivido, mas não foi, de todas as visões condicionadas que poderiam ter alterado o curso histórico - ou, pelo menos, determinados períodos. Além disso, torna evidente que conhecer o nosso passado é fundamental, não só para no edificarmos enquanto pessoas, mas também para recuperarmos raízes, memórias e termos um contexto da nossa condição.
«Às vezes, é apenas nas pausas das conversas que se conseguem partilhar certos gestos»
Ler esta obra deixou-me a pensar nas mulheres da minha família, naquilo que não fiquei a saber sobre cada uma delas e no que sou por causa delas, mesmo que não seja capaz de reconhecer esses fragmentos em mim. Por esse motivo, fiquei com vontade de voltar a observar os álbuns de família e de lançar questões, para tentar decifrar a bagagem que escondem. No fundo, creio que fiquei com vontade de lhes dar voz.
«Chego tarde demais: e, no entanto, vou»
Embarcando numa viagem atenta, intimista e transformadora a vários níveis, Susana Moreira Marques reúne lembranças, observações, divagações e a própria necessidade de compreender a sua história, sempre com uma grande sensibilidade. Em simultâneo, estabelece uma ponte com a sua avó, convidando-nos a reconstruir certos passos. Já me tinha rendido à sua forma de contar histórias em Agora e na Hora da Nossa Morte, no entanto, voltei a reforçar o fascínio: porque há poesia na maneira como interliga as diferentes componentes narrativas e no modo como, preenchendo silêncios e pausas, nos mostra um mundo de possibilidades.
🎧 Música para acompanhar: Maria, Beatriz Rosário
📖 Da mesma autora, li e recomendo: Agora e na Hora da Nossa Morte
◾ DISPONIBILIDADE ◾
Beautiful blog
ResponderEliminarThank you so much 😊
EliminarPlease read my post
ResponderEliminarPlease read my post
ResponderEliminarMais uma excelente sugestão para incluir na minha lista.
ResponderEliminarObrigada, minha querida.
Beijinho grande!
Aconselho muito, minha querida. Tanto este, como o anterior 😍
EliminarQue me parece ser mais uma boa sugestão para se ler, mas ainda não conhecia de todo
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem Post Novo Diariamente
Sou suspeita, mas acho que sim, vale muito a pena :)
EliminarNão conhecia. 🫣 Obrigada pela partilha, querida. Bom fim de semana 🤍
ResponderEliminarObrigada e igualmente ♡
Eliminar