Nunca é de mais


«Quando eu me pergunto quem sou eu, sou o que pergunta ou o que não sabe a resposta?», Geraldo Eustáquio


No último Liebster Award a que respondi recebi um comentário de alguém anónimo, que se identificou como Helena, onde me foram colocadas algumas questões. Achei interessante, até porque nunca me tinha acontecido algo do género. Desde já agradeço e espero que volte para as ler - e volte sempre que lhe apetecer.

A Isy, do blog A Pequena Boneca de Trapos, nomeou-me para o desafio «The Very Inspiring Blogger Awards» e a Cláudia S. Reis, do blog O beijo do mocho, escolheu-me para responder à TAG 5 perguntas. Muito obrigada, também a vocês, por se terem lembrado de mim. 

Nunca é de mais receber mimos destes e vou responder a todos com o maior gosto. Optei por responder aos três na mesma publicação para não deixar acumular. Sem mais demoras, aqui ficam as respostas.


As perguntas da Helena:

1. Porque é que a escrita é tão importante na tua vida?
Escrevo desde que aprendi as letras e sempre me senti bem ao fazê-lo. Inicialmente era uma brincadeira e uma forma de explorar a minha imaginação, mas com o tempo fui olhando para as palavras com outro respeito e percebi que era também uma maneira de libertar pensamentos, de desabafar, de poder viajar para outro lugar sem levantar os pés do chão. Na escrita posso ser eu sem filtros ou deixar que os meus outros «eus» tenham o protagonismo. 

2. Quais são os teus programas preferidos? 
Adoro passear, passar uma tarde inteira a ler, sair para fotografar, combinar encontros com amigos, ouvir boa música, escrever à noite. É daqueles programas que me enchem o coração. Mas se o «programas» da pergunta for referente aos que se vêem na televisão posso dizer que adoro séries e é o que vejo mais.

3. Qual é a tua cor favorita? E porque? 
Sempre adorei a cor azul e acho que não tenho propriamente uma razão que explique o porquê. Ou talvez seja porque me transmite a tranquilidade do mar e o infinito do céu e seja a cor do meu clube. Mas também gosto imenso de verde (e dependendo das tonalidades gosto de ver as duas juntas) e de branco.

4. Que tipo de livros gostas mais de ler? Qual deles te inspirou mais para a escrita? 
Adoro romances, policiais, livros de espionagem e baseados em histórias verídicas. Os romances fazem-nos sonhar, talvez aí a imaginação flua mais rapidamente, mas não tenho um livro que me tenha inspirado para a escrita (até porque comecei a gostar de ler muito tarde), mas tenho autores que fazem esse papel, como é o caso de Miguel Esteves Cardoso, Margarida Rebelo Pinto, Torey Hayden.

5. Qual foi a maior desilusão da tua vida? 
Dizerem-me para que não me afastasse e no fim serem os primeiros a fazê-lo.  

6. Que país te daria imensa vontade de visitar? 
Portugal! Tenho a sorte de puder dizer que já visitei Portugal de norte a sul, mas quero mesmo voltar a fazê-lo, agora com outra maturidade e com muito mais vontade de conhecer todos os seus recantos. 

7. O que pensam os teus verdadeiros amigos em relação a ti numa futura profissão no mundo da escrita?
Iam apoiar-me incondicionalmente. Sempre o fizeram, mesmo sabendo que tudo o que escrevo é bastante amador, até porque para além do meus cadernos e do blog não escrevo noutro lado, por isso tenho a certeza que o continuariam a fazer se decidisse tornar isto mais profissional. 


O desafio da Isy:



Regras:
1º- Agradece e coloca o link da pessoa que te nomeou;
2º- Coloca as regras e o prémio;
3º- Partilha 7 factos sobre ti;
4º- Nomeia 15 blogs inspiradores e comenta nos seus posts para eles saberem que foram nomeados;
5º- Podes por, opcionalmente, o logo do prémio e segue o blog que te nomeou (vejam o logo aqui.

Os sete factos sobre mim:
- Adoro chocolate preto com menta;
- Não gosto de praia;
- Nunca andei de avião;
- Sempre sonhei ter o meu próprio infantário;
- Adoro dançar;
- Quero aprender a tocar guitarra;
- Faço coleção de dedais.

Os 15 blogues que escolho são (é a primeira vez que o faço e não tem qualquer ordem de preferência):
O beijo do mocho, da Cláudia S. Reis
Careless Whisper, da Ísis
O blogue da Carolina, da Carolina
Suspiros da Bea, da Beatriz Sousa
E Era Tudo Muito Bom, da Pérola
Life, Love and Photograph, da Cláudia M.
Rêtro Vintage Maggie, da Magda Carvalho
Big Deal, da Audrey Deal
Dias e Dias, da Leonor
Forever 19, da Pat.
Segredos de uma Italiana, da Italiana
Tomorrow is another chance, da Beatrice.


A TAG com as perguntas da Cláudia:

Regras:
1º- O desafiador deve fazer 5 perguntas sobre o blog escolhido; 
2º- O desafiador deve deixar os links dos blogs que desafiou; 
3º- O blog que for desafiado deve deixar na TAG quem o desafiou; 
4º- Só é permitido criar perguntas SOBRE o blog; 
5º- Os blogs desafiados devem ser informados disso e responder nos comentários da tag se aceitam ou não.

1. Se pudesses recomeçar o teu blogue do zero farias tudo igual?
Talvez alterasse o facto de não ter feito publicações tão regulares, de resto acho que faria tudo igual, até porque abordo assuntos que me interessam particularmente. Este sim é um blog à minha imagem.

2. Há alguma pessoa da qual escondas o teu blogue? Porquê?
Não, até porque nunca senti essa necessidade. Tantos os meus amigos como a minha família sabem que o tenho e sei que o visitam com regularidade e isso não me incomoda. Claro que quando abordamos o assunto pessoalmente há um ligeiro desconforto (não sei se será a palavra mais correta), porque me conhecem, facilmente podem associar a partes da minha vida, mas rapidamente passa. 

3. Qual foi o texto mais sincero que escreveste?
Tenho vários, mas destaco este por ser algo que senti na pele. Por ter acontecido exatamente daquela forma e porque o momento em si custou imenso.

4. Já alguma vez mantiveste um texto nos rascunhos por não seres capaz de o publicar?
Tive muitas dúvidas se devia ou não partilhar o texto que referi na pergunta anterior, mas nunca o mantive nos rascunhos. Nem a esse nem a qualquer outro.  

5. Qual é a tua maior fonte de inspiração?
Não querendo parecer egocêntrica, inspiro-me muito em coisas que se passam comigo, em pensamentos que tenho, em opiniões que vou formando. Mas também me inspiro em pequenas coisas que vejo acontecer à minha frente, sem se passarem diretamente comigo. Inspiro-me em músicas, em autores que são uma referência e na vida que tem tanto para nos oferecer. 

Se a Cláudia não me levar a mal, vou apropriar-me das perguntas dela para os blogues que vou escolher de seguida, uma vez que também são as curiosidades que tenho. Sendo assim, os nomeados são:

- The Inside of Vogue, da Bárbara
DeCoração, da P'
Careless Whisper, da Ísis
Esperanças Desvanecidas, da Beatriz Silva
Opiniões em Teia, da Opinante

Comentários

  1. Obrigada querida!

    Responderei com todo o gosto! :)

    ResponderEliminar
  2. Não levo a mal não. Podes utilizá-las à vontade :) Gostei imenso das tuas respostas.

    E obrigada pela nomeação. Assim que puder vou fazer o desafio que me passaste ;)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada minha querida, vou agendar isto para esta semana já :) beijinhos *

    ResponderEliminar
  4. Como respondi hoje no blog a essa tag, deixo-te aqui as minhas respostas :) E muito obrigada, gostei de ler :)

    1. Se pudesses recomeçar o teu blogue do zero farias tudo igual? Claro que sim, nada como a inocência dos primeiros dias.
    2. Há alguma pessoa da qual escondas o teu blogue? Porquê? Apenas duas pessoas sabem da existência do meu blog, prefiro o anonimato.
    3. Qual foi o texto mais sincero que escreveste? Eu gosto de preservar a sinceridades nos meus posts!
    4. Já alguma vez mantiveste um texto nos rascunhos por não seres capaz de o publicar? Sim, já.
    5. Qual é a tua maior fonte de inspiração? As minhas vivências do quotidiano :)


    ResponderEliminar
  5. obrigada pela tua simpatia, espero não perder a motivação :)

    ResponderEliminar
  6. R: Oh de nada! Não te cansas de ser uma fofinha :)

    ResponderEliminar
  7. Obrigada querida. Já respondi a este :)

    ResponderEliminar
  8. Obrigada, minha querida, mesmo! <3
    Assim que puder faço o desafio, obrigada por te teres lembrado de mim! :')

    ResponderEliminar
  9. Gostei bastante das tuas respostas e agradeço imenso a minha nomeação. Irei responder às tuas questões muito brevemente!
    Beijinhos,
    www.theinsideofvogue.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Ohh muito obrigada por me teres nomeado querida, responderei em breve <3

    ResponderEliminar
  11. Estilos de leitura: Tudo aquilo que eu leio! Espionagem é tão altamente. Quando era pequenita adorava ver o Inspector Gadget. :D

    ResponderEliminar
  12. Muito obrigado, minha querida.

    Vai sair o post lá pelas 10:30h

    Obrigado, beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Obrigada, responderei a tudo com muito gosto :)

    ResponderEliminar
  14. Concordo contigo, concordo muito contigo. As pessoas vivem a correr, quer dizer não vivem porque isso não é viver. E quem esquece a correr e amam a correr, não sabem o que é o amor nem a vida.

    ResponderEliminar
  15. Desculpa a minha parvidade!,
    é encantada ou desarrumada
    não seja nenhuma calamidade
    serás pela poesia apaixonada
    tens amor, carinho e felicidade
    nas gavetas da tua casa mobilada!

    Desejo você uma boa noite e bons sonho, um abraço,
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  16. Nossa, temos muito em comum...

    Bjos

    http://chuvadecamelias.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  17. Que tag maravilhosa como você escreve perfeitamente eu amo
    os seus texto. Sucesso
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderEliminar
  18. Posso perguntar em que curso entraste? Fiquei curiosa :)

    ResponderEliminar
  19. Obrigada pela nomeação amanhã faço o post ;)
    Gostei imenso das tuas respostas e sempre deu para saber mais de ti.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Tantas prendinhas lindas ihih
    Obrigada, assim que possa respondo ao teu desafio sobre mim!

    ResponderEliminar
  21. Amo suas postagem
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderEliminar
  22. Muito Obrigada Andreia ;) Vou fazer esse Post mais para o final da semana :)

    Beijinhos querida

    ResponderEliminar
  23. ADOREI saber mais um pouquinho

    Sónia
    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário