Pensamento periclitante


«o pensamento é o caos, acontece tudo em simultâneo, não há sossego, não há fórmula, linha condutora, está sempre activo a stressar e a arriscar!»


No passado dia 30 de Agosto estive presente no Urban Market, que aconteceu na Praça das Cardosas, no Porto, onde pudemos ver as mais variadas espécies de artigos. São a originalidade e a criatividade a falar mais alto, enchendo o espaço de encanto e cativando os olhos de quem passa. Fui com um objetivo concreto: ir à banca da Futilidade (carreguem sobre o nome para irem ao site e visitem o facebook para ficarem a par das novidades), cuja responsável é a minha prima (namorada do meu primo). 

Já a tinha visitado por altura das Festas em honra da Nossa Senhora da Nazaré, na Praia da Aguda, mas como queria comprar um caderno da coleção «Pensamento» achei que o Urban Market seria o sítio ideal para o fazer. Penso de mais e nem sempre de forma metódica, por isso o «Pensamento Organizado» estava fora de questão. Por vezes «formula-se sozinho sem comando», mas o «Pensamento Aéreo» também não me pareceu a melhor definição para aquele que tenho. Ainda pensei no «Pensamento Dedutivo», só que há muitas alturas em que as minhas ideias não se ligam a novas e geram outras; ficam soltas, como filhas únicas. Como em tudo, depende da ocasião. E da inspiração. Pela definição que vos apresentei em cima percebi que o «Pensamento Periclitante» se enquadrava mais ao meu, precisamente porque não pára. Há dias em que está de tal forma desorganizado que é impossível o caos não se instalar. E muda tão repentinamente de assuntos que até fico com a sensação de que está numa qualquer corrida de Fórmula 1. Também tenho sossego, porque há dias calmos; dias em que os pensamentos parecem ter ido de férias. Na realidade, se calhar até tenho um pouco de cada um dentro de mim, mas o «Periclitante» será sempre aquele a definir-me melhor. 

Trouxe um caderno em cor de cartão, pintado e com uma fita preta com um botão grande e verde para que não abra. Desde então tenho escrito, pelo menos, um pensamento por dia. E é assim que nasce uma nova rubrica para o blog - Pensamento Periclitante. Brevemente começarei a partilhá-la convosco.


«Pensamento Dedutivo: 
o pensamento vai evoluindo, nasce uma ideia, liga-se a outra, a outra, a outra e vão gerando novas ideias, novos pensamentos. A ideia inicial desmultiplica-se ou divide-se e gera sempre outra!

Pensamento Organizado: 
o pensamento está todo arrumado em caixinhas, é metódico, corresponde, é comandado e recebe ordens.

Pensamento Periclitante: 
o pensamento é o caos, acontece tudo em simultâneo, não há sossego, não há fórmula, linha condutora, está sempre activo a stressar e a arriscar!

Pensamento Aéreo: 
o pensamento paira, não toca, anda meio a voar, meio no ar... formula-se sozinho sem comando»


Como é o vosso? Dedutivo? Organizado? Periclitante? Aéreo? Não se encaixa nestas definições? É um pouco de todas? Contem-me tudo!  

Comentários

  1. Devia de ter vários artigos giros e interessantes!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  2. O meu tem dias, tenho sempre vários pensamentos.:)

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que tenho um pensamento dedutivo, mas ha dias que é um caos! :D
    Sempre com publicações interessantes :)

    Sofia Pinto

    Morning Dreams

    ResponderEliminar
  4. Son tantos mis pensamientos a lo largo del día que no podría explicarlos....pero me gusta mucho la clasificación de ellos que haces!
    Buen comienzo de semana, guapa!!! y espero que con pensamientos positivos...
    Besos, desde España, Marcela♥

    ResponderEliminar
  5. Acho que tenho um pouco de alguns desses esse evento deve ser bem interessante.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. O meu pensamento varia entre o dedutivo e o periclitante. Não é decididamente organizado :) É bastante activo e voa...voa...voa... às vezes é difícil agarrá-lo. Boa semana!

    ResponderEliminar
  7. Porque gosto muito dela,
    venho ver a tua bela casa
    bem ou mal como esteja ela
    para mim está bem arrumada!

    Pensamento periclitante,
    de Adreia Morais
    esteja perto ou distante
    que sejas bons especiais.

    Boa noite e bons sonhos, um abraço.
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  8. Sou uma mistura do pensamento dedutivo, Periclitante e Aéreo eheheh

    Aguardo ansiosa pela nova rubrica ! :-)

    Beijinhos Querida*

    ResponderEliminar
  9. eu acho que sou uma mistura de todos esses ahah

    ResponderEliminar
  10. Um tema muito sugestivo.
    Creio que o meu pensamento tem todas essas roupagens.

    Dispensava o negativismo, mas também cá mora.

    Uma bela reflexão!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que bom que gostou! :)

    Ótima quarta, Andreia!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  12. Acho que sou uma bela mistura ehehe


    Sónia
    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar
  13. Acho que tenho um bocadinho de todos os pensamentos. O caderno é super giro :)

    ResponderEliminar
  14. Acho que o meu é tudo misturado e mais um pouco! A mente é um lugar misterioso viu, vai saber das loucuras de cada um carrega dentro de suas cabeças!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. eu acho que o meu depende dos dias :D
    bom fim de semana :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Normalmente é «periclitante», mas depois há dias em que é apenas «aéreo» xDD
    Os cadernos são lindos ^^

    ResponderEliminar
  17. Curioso, acho que o meu depende das situações :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário