À boleia do mundo #20 (Parte 2)


Capítulo 20 (continuação)
19.08.2015


Tivesse eu palavras para descrever esta paisagem imensa. Parece uma manta de retalhos pintada a terra e a árvores, e água entre as margens.

(Mogadouro)

13h00: Chegamos ao Mogadouro.

Na entrada podemos ver a Biblioteca Municipal Trindade Coelho. E dá para perceber que ou estão ou estiveram em festa.
O encanto está, naturalmente, em pararmos o carro, percorrermos as ruas e contemplarmos a vista. E foi isso que fizemos! Em primeiro lugar, vimos a parte exterior da Igreja da Misericórdia e o Castelo (ou o que resta dele), que «outrora foi uma grande fortaleza» e cuja área circundante é um regalo! Depois descemos ao centro da vila. A Praça Engenheiro Duarte Pacheco tem um espaço agradável que nos convida a sentar para uma longa conversa. Vimos, ainda, a Igreja Matriz e a entrada do Museu de Arqueologia e percorremos a Avenida da Nossa Senhora do Caminho. 
Aproveitamos para almoçar na Pizaria Xoi, mas escolhemos um hambúrguer delicioso de carne, ovo e ananás. Posteriormente, fomos à procura de um dedal. 
Perco-me com peças de artesanato, por isso maravilhei-me a ver a casa rural. A terra de Trindade Coelho é, também ela, acolhedora e merecedora de uma visita mais prolongada. 

15h10: Seguimos para o próximo ponto de visita.

(Zava-Castelo Branco-Meirinhos-Lagoaça-Fornos-Freixo de Espada à Cinta)

16h15: Mais uma paragem, desta vez na vila Manuelina de Freixo de Espada à Cinta.

Está imenso calor! Mesmo assim, andamos a percorrer algumas ruas (também em busca de mais um dedal). Passamos pelo Museu da Seda e do Território, entramos na Igreja Matriz, fomos ao Castelo, subindo a Torre do Galo, mas estava fechado e vimos o Freixo com a Espada à Cinta; passamos pelo Museu Guerra Junqueiro, pela Casa Paroquial, pela Capela de S. José, pela Biblioteca Municipal, pela Adega Cooperativa e agora vamos até à praia fluvial da Congida - que vista deslumbrante!
Há terras que apostam mais na venda de enchidos e vinhos, por isso torna-se difícil encontrar artigos de artesanato (pelo menos daqueles que quero). Hoje tem sido uma verdadeira aventura para comprar dedais. Vou embora sem recordação e com a forte sensação de que devia ter entrado no Museu da Seda, talvez tivesse alguma coisa lá.

17h54: De volta à estrada, até porque o passeio não fica por aqui!


Continua...
(qualquer dúvida não hesitem, deixem nos comentários ou mandem por e-mail)

Comentários

  1. Estou a gostar desta boleia por terras do norte.
    Um abraço e uma óptima Terça-Feira.

    ResponderEliminar
  2. Já viajei mais um pouquinho por aqui hoje!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Mal posso esperar pelo próximo capitulo!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  4. Estou a adorar a viagem e gostei particularmente desta frase "Parece uma manta de retalhos pintada a terra e a árvores, e água entre as margens.", lindíssima :)

    Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  5. E é uma forma ótima de darmos asas à nossa criatividade :D

    Portugal tem sítios incríveis para conhecer, sem dúvida. Nunca lá fui mas, desde ontem, que tenho a pulguinha atrás da orelha. Já viste o que os teus posts me fazem?! Achas bem? :P

    NEW PERSONAL POST | A Day Off Afternoon Routine
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  6. Parece tudo lindo e o jeito que você descreve dar mais ainda essa impressão

    ResponderEliminar
  7. mogadouro e aqui ao lado e eu nao conheço

    ResponderEliminar
  8. Nunca fui explorar essa zona apesar de não ser assim tão longe.
    Mas fico à espera do resto :)

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Que bom viajar pelas tuas palavras, espero um dia poder conhecer
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. E eu sinto que preciso de estar mais próximo de vocês, entendes?! Porque é a única forma que tenho de vos poder agradecer e de partilhar coisas mais pessoais. Gosto quando possibilito este género de conversas, em que parece que estamos todos juntos :3 Obrigado anja!!!
    Vocês valem TANTO!

    NEW TIPS POST | How to have healthy hair
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  11. Um dia vou visitar estes locais para poder ver a sua beleza com os meus olhos :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário