a casa holandesa, ann patchett

Fotografia da minha autoria


«Há vezes na vida em que, quando damos um salto, o passado sobre o qual nos apoiávamos cai atrás de nós, 
e o futuro onde queremos pousar ainda não está definido»

Gatilhos: Morte, Abandono


A minha noção de casa traduz-se em conforto. Quando entro na minha, é isso que sinto, portanto, gosto de a viver e de cada regresso, ao final do dia. Saber que há quem veja em casa uma fonte de angústia dilacera. E são estas nuances que vamos descobrindo no livro de Ann Patchett.


 quando uma mudança desmorona tudo

A Casa Holandesa é uma saga familiar que percorre cinco décadas. Quando, em 1946, Cyril Conroy adquire «uma opulenta propriedade nos subúrbios de Filadélfia», pretende surpreender a mulher Elna e proporcionar uma mudança agradável para a sua família. O problema é que este gesto foi o gatilho para que tudo se desmoronasse como um baralho de cartas.

A sinopse tinha-me feito crer que ia gostar desta história, mas não me preparou para o quanto me arrebataria. Fui completamente sugada para a narrativa e não fui capaz de pousar o livro até o terminar. De repente, foi como se estivesse na companhia dos irmãos Maeve e Danny a desvendar todos os segredos, a alinhar factos e memórias; foi como se, também eu, tivesse sido afastada do mundo que sempre conheci e tivesse de sarar as feridas num lugar novo.

A relação entre os dois irmãos é tão bonita e comovente, que passei metade do tempo fascinada com ela e a outra metade a querer abraçá-los por terem sido obrigados a crescer rápido. É através desta lente que desconstruímos a dinâmica familiar, a gestão emocional, o fosso que fica pela certeza do abandono e a permanente sensação de perda.

Há muitas camadas neste livro e gosto que o seu ritmo seja mais lento, prolongando a viagem sofrida, melancólica e, em parte, obsessiva, porque não é fácil abrir mão de algo que sentimos pertencer-nos. É por esse motivo que o sentido de injustiça também ecoa nas entrelinhas, mas acho interessante como vai aligeirando e dando lugar ao perdão.

Acredito que existem lugares que nos moldam e esta imagem enlaça-se à nossa tentativa de olhar para o passado com a noção do presente. Portanto, há verdades que se manifestam mais turvas, condicionadas por aquilo que julgamos que aconteceu. Por outro lado, achei pertinente que se focasse no quanto bastaria uma decisão diferente para que a nossa história fosse igualmente distinta.

A escrita da autora transportou-me para esta casa: para o seu interior e para tudo o que significou fora do seu espaço. Deixou-me revoltada e fragilizada pela paz que parecia nunca mais chegar. E desarmou-me pelo equilíbrio entre a inocência e a necessidade de pensar um passo à frente, para sobreviverem. Além disso, foi curioso ver como algumas coisas se inverteram.

A Casa Holandesa é sobre reerguermo-nos dos destroços. É sobre os elos que não nos permitem sucumbir. E é sobre sermos capazes de avançar, mesmo que demore. Como cantaria a Capicua, «bora colar os caquinhos e fazer um Gaudí», porque esta obra é magistral, uma autêntica obra de arte, sem perder credibilidade. E tenho consciência que este livro continuará a crescer em mim. Terminei em lágrimas.


🎧 Música para acompanhar: The Nutcracker, Op. 71, Act I: March, Pyotr Ilyich Tchaikovsky, Sir Simon Rattle & Berliner Philharmoniker


Disponibilidade: Wook (Livro | eBook) | Bertrand (Livro | eBook)

Nota: Esta publicação contém links de afiliada da Wook e da Bertrand

12 comments

  1. Fico muito feliz por ter contribuido para esta leitura e deixaste-me ainda mais curiosa para o ler *.* Casa tambem é conforto para mim :) O melhor sitio do mundo *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, minha querida, foi uma surpresa maravilhosa *-* quando puderes, lê, acho que vais gostar muito

      Eliminar
  2. Quero muito ler este livro. A tua review deixou-me mesmo com vontade de ler.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  3. A tua review deixou-me curiosa! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia, de todo, mas parece uma leitura interessante.

    ResponderEliminar
  5. This sounds like an excellent book. Historical fiction books are some of favorite type of books to read.

    Allie of
    www.allienyc.com

    ResponderEliminar