os meus sentimentos, dulce maria cardoso

Fotografia da minha autoria


«É uma noite de temporal. A noite do acidente»

Gatilhos: Negligência Parental, Acidente de Carro; 
Referência a Álcool, Linguagem Explícita


A capacidade que Dulce Maria Cardoso tem para construir personagens que são toda a história, na essência das suas emoções e não tanto pelos acontecimentos, continuará a impressionar-me, porque é um exercício que implica uma observação do mundo centrada, focada nos detalhes. Por isso, não resisti a este livro.


a vida em suspenso

Os Meus Sentimentos começa numa noite de temporal e rapidamente compreendemos que Violeta, a protagonista/narradora, capotou e está presa pelo cinto de segurança. Perdida a observar uma gota de água num estilhaço, não demora a sentir que, tal como ela, toda a sua vida está suspensa.

Numa viagem até ao passado, começamos a unir as pontas soltas, a perceber a débil estrutura familiar que a rodeia, o peso dos ciúmes e a noção que tem de si. Há muita vulnerabilidade nos pensamentos que narra e nós vamos desconstruindo essas camadas, à medida que avançamos na leitura. Embora seja fascinante, sinto que é uma narrativa que exige atenção redobrada, pela estrutura e pelo recuperar de tantas memórias, por isso, vai-se estranhando e, depois, entranhando.

Não é fácil gostar de Violeta, tive alguma dificuldade em relacionar-me com a sua maneira de estar na vida, mas também é difícil largá-la, uma vez que é evidente que há muitas coisas que lhe faltam, a começar pelo amor, e esses vazios têm peso. Além disso, somos constantemente implicados numa sensação sufocante, quase como se tivéssemos dificuldade em respirar, porque a autora cola-nos ao lado mais intimo, visceral, dos pensamentos da personagem com “nome de flor que também é uma cor”.

Um aspeto que achei curioso foi as diferentes imagens que se podem criar de um mesmo lugar.


🎧 Música para acompanhar: People Watching, Conan Gray

8 comments

  1. Mais um para a minha wishlist da WOOK, fiquei muito curiosa com a história.

    Obrigada pela partilha, minha querida!

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ainda não leste Dulce Maria Cardoso, não aconselho muito começares por este. Ainda assim, acho que vale a pena descobri-lo :)

      Eliminar
  2. Mais uma boa sugestão para se ler, mas não me lembro de já ter ouvido falar desse livro
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novo Diariamente

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Como disse à Ana, não sinto que seja o melhor livro para começar a descobrir a autora. Ainda assim, aconselho-a muito ☺️

      Eliminar
  4. Não conhecia. Obrigada pela partilha. 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive algumas dificuldades com este livro, mas teve aspetos interessantes

      Eliminar