alma lusitana: os autores de fevereiro

Fotografia da minha autoria



Uma viagem literária para descobrirmos autores portugueses


Os autores de fevereiro têm uma particularidade comum: por convivência, afinidade ou formação, os seus caminhos cruza(ra)m-se com o Porto. Quando os seus nomes saíram no sorteio, achei esta coincidência curiosa e dei por mim a sorrir. Assim, vou conhecer Francisco José Viegas e recomendar Joana Estrela.


 francisco josé viegas

Natural do Pocinho, Vila Nova de Foz Côa, nasceu em 1962. Professor, jornalista e editor, tem um currículo diverso, pois é responsável pela revista Ler, foi diretor da revista Grande Reportagem e da Casa Fernando Pessoa e ainda exerceu o cargo de Secretário de Estado da Cultura (de junho de 2011 a outubro de 2012). Para além de colaborar em jornais e revistas, também criou programas para a rádio e para a televisão. Na literatura, já conta com uma lista longa de obras publicadas, dividida entre poesia, romance e literatura infantil.

      

      

      

      

   

   

Outros títulos do autor: 
As Imagens | Todas as Coisas | O Segundo Marinheiro | O Medo do Inverno | O Puro e o Impuro | 99 Cervejas + uma | Metade da Vida | A Noite o Que É? | Algumas Distrações | Se Me Comovesse o Amor | Tão Longe Quanto os Homens | Se Eu Fosse... Nacionalidades | Dicionário das Coisas Práticas | A Dieta Ideal


 joana estrela

Natural de Penafiel, nasceu em 1990 e estudou Design de Comunicação, na Faculdade de Belas Artes do Porto. Depois de ter passado por Budapeste e Vilnius, regressou à Invicta, trabalhando em ilustração e banda desenhada. O seu método de trabalho respeita muito o seu próprio divertimento e achei curioso que tenha começado a fazer retratos de família desde cedo, «sobre os quais escrevia legendas divertidas», sendo um «dos seus clássicos fazer listas de coisas-que-dizemos-quando-estamos-zangados».

LI E RECOMENDO

   

📖 Breve opinião sobre Pardalita e A Rainha do Norte aqui

Outras obras da autora:
Mana | Os Tigres na Parede | Menino, Menina | Miau!


O Alma Lusitana tem grupo no Goodreads

8 comments

  1. Tenho muita curiosidade em ler Morte no Estadio. E fiquei curiosa com a escrita da Joana Estrela desde o teu post em que falaste nela. Vou guardar na wishlist *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho as expectativas elevadas, confesso! Depois partilharei o que achei :)
      O Pardalita é maravilhoso

      Eliminar
  2. Do Francisco José Viegas já li Mar em Casablanca e gostei muito.
    Da Joana Estrela não conheço as obras.
    Beijinho grande, minha querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou adicionar esse à minha lista :)
      Se quiseres arriscar em novelas gráficas, aconselho imenso o Pardalita

      Eliminar
  3. Ainda não li ( nem conhecia) nenhum dos livros mencionados.

    ResponderEliminar