a natureza da mordida, carla madeira

Fotografia da minha autoria



«A realidade escapa-nos como um peixe»

Gatilhos: Violência, Saúde Mental, Doença Degenerativa, 
Luto, Referência a Tentativa de Violação


A voz de Carla Madeira desarmou-me em Tudo é Rio e, sem que o pronunciasse, senti que talvez fosse difícil conseguir o mesmo efeito com outro livro seu. Não gosto de comparar obras, principalmente do mesmo autor, porque acho sempre uma comparação desleal - cada história tem a sua identidade -, mas cá estou eu a morder a língua (irónico, não é?), porque esta narrativa levou-me numa viagem ainda mais impactante.


 personagens que saem do papel

A Natureza da Mordida conta-nos a história de Biá, uma psicanalista reformada e apaixonada por livros, Olivia, uma jovem jornalista, e a forma como os seus caminhos se cruzaram, porque houve uma pergunta a marcar a interação: «o que perdeu que a entristeça tanto?». Perante essa provocação, há um desbloqueio entre duas estranhas que culmina numa relação de intimidade muito pura.

O tom é partilhado, oscilando entre a narração «objetiva e linear de Olivia» e as anotações «esparsas e sarcásticas de Biá», o que nos ajuda a enlaçar as pontas soltas e, sobretudo, a compreender as diferentes faces do mesmo acontecimento. Assim, os primeiros encontros das personagens trazem-nos alguma angústia, porque parece que nos escapou algo. É provável que queiramos recuar e reler, só para garantir que lemos com atenção. Mas está tudo ali, a ser revelado no momento certo. Foi como se a autora nos quisesse deixar na dúvida para, depois, apresentar o quadro completo. Este jogo foi, em simultâneo, uma excelente maneira de nos aproximar da própria condição de Biá, cujas memórias começam a ficar turvas.

Há tanta perda nesta narrativa. Há dor, há sofrimento, há uma vulnerabilidade que só pode ser partilhada pela mágoa. No entanto, também há amor e braços que se amparam na queda, na loucura, na exasperação daquilo que não é compreendido. Eu acredito que é sempre preferível saber a verdade, por mais que dilacere, ao desconhecimento: deste modo, temos sempre forma de encerrar um capítulo, mesmo que demore. Não saber apenas prolonga a ferida. E é nesta dualidade que acompanhamos as protagonistas; é nesta dualidade que exploramos problemas de vidas comuns, que encontram uma maneira de interligarem as suas rotas e de se reconhecerem, como se as suas vivências fossem um espelho: há tragédias que a vida torna transversais.

Além disso, A Natureza da Mordida é um retrato que transborda poesia, que nos mostra como as relações de amizade são tão poderosas e como tudo pode desaparecer em segundos, porque estava tudo lá e nós não vimos. E estar, por vezes, pode ser a pior forma de repararmos.


🎧 Música para acompanhar: Dor Elegante, Itamar Assumpção

📖 Outros livros lidos: Tudo é Rio


◾ DISPONIBILIDADE ◾

Wook: Livro | eBook [português do Brasil]
Bertrand: Livro | eBook [português do Brasil]

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

8 comments

  1. Mais uma autora para eu descobrir. Fiquei com muita vontade de ler este livro.
    Vou guardar a tua sugestão.
    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho muito, minha querida, tem uma escrita absolutamente fabulosa! Estou mesmo rendida às histórias que conta

      Eliminar
  2. Mais uma excelente sugestao para a minha lista de ebooks da wook *.* Vai ser a desgraça desta vida de emigrante :D Muito obrigada pela partilha, minha querida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou fascinada com a autora. E esta história, então, desarmou-me por completo 😍 obrigada eu pelo retorno!

      Eliminar