 |
Fotografia da minha autoria |
«Entregar-se à arte de criar»
O momento em que me sento a criar conteúdo para o blogue envolve sempre algumas particularidades. Porque, até sentir a publicação finalizada, priorizo passos que, para mim, a tornam mais completa e, sem qualquer dúvida, à imagem do que pretendo. Portanto, ciente que o texto é o meu foco principal - pois é através das palavras que me expresso -, não descuro, ainda assim, outros meios de comunicação.
Esta consciencialização foi adquirida com o tempo e com a dedicação depositada nesta casa virtual, atendendo a que compreendi que era mais produtiva e eficiente, quando me organizava para o efeito. Além disso, percebi que este método não condicionava a espontaneidade da partilha. E foi este gatilho que me ajudou a não colocar entraves num trabalho de bastidores com lógica, sobretudo, porque descobri o que funcionava melhor comigo. E, para tal, comecei a usufruir de algumas ferramentas manuais e virtuais que tornam o processo criativo mais entusiasmante.
Investir naquilo que nos complementa é aconchegar o coração. Por isso, sempre que procuro trabalhar na e para As gavetas da minha casa encantada, estas aplicações e estes recursos são os meus aliados.
PRODUÇÃO ESCRITA
Evernote: Utilizo este bloco de notas - na sua vertente móvel - para registar temas e ideias para futuras publicações. Caso não tenha folhas perto, também recorro a esta aplicação para escrever os textos.
Calendário Editorial: Até ao começo deste ano, aproveitava folhas de rascunho para criar um planner mensal. Desta forma, tinha sempre visível as publicações pensadas para cada semana. Para 2021, optei por usufruir do planner incluído na minha agenda, por se tornar ainda mais prático. Além disso, aproveitei a generosidade da Sofia, que, nesta publicação, nos ofereceu o calendário editorial que ela desenvolveu.
Capa + Folhas A4: Sei que poupava tempo - e o ambiente -, caso escrevesse diretamente no computador. Mas a verdade é que necessito deste estímulo manual para criar as minhas publicações - acho que o toque, o sentir a caneta a desenhar as letras e a riscá-las quando determinada palavra/frase não faz sentido, tem um peso considerável na maneira como estruturo os meus pensamentos. Assim, tenho uma capa e recargas prontas para esta tarefa. Em simultâneo, este método funciona como um primeiro rascunho, permitindo-me, depois, aprimorar o texto.
Blogger: Sendo a minha plataforma, a secção das mensagens funciona num ritmo diário [até ao momento] e recorrendo sempre ao agendamento.
PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA
Canon 2000D: Inicialmente, recorria a imagens de terceiros, mas, pouco depois de criar conta no Instagram, senti que fazia mais sentido complementar os meus textos com fotografias da minha autoria. Até 2018, eram todas tiradas com a Nikon Coolpix S3200, mas, tendo em conta que já não estava a corresponder à qualidade que tinha, aproveitei uma promoção de Natal e investi num sonho antigo, adquirindo uma Canon. A fotografia sempre foi uma das minhas maiores paixões, por isso, aliar o melhor destes dois mundos agrada-me bastante. E, neste caso, não podia estar mais satisfeita com a compra.
Adobe Lightroom: Não sou a pessoa mais entendida em edição - nem caminho para tal -, mas tenho gostado de brincar com esta funcionalidade, criando uma certa harmonia entre as fotografias.
Pinterest: Sobretudo, como fonte de inspiração. Mais recentemente, como outra plataforma de partilha do meu conteúdo blogosférico.
EXTRAS
Canva: O meu salvador para criar imagens para as histórias do Instagram, para os cabeçalhos do Moleskine e, inclusive, para os projetos/iniciativas que quero desenvolver ou, então, para sintetizar informações que considero pertinentes numa determinada publicação, porque é uma aplicação intuitiva e bastante versátil [opinião aqui].
Priberam e Conversor do Acordo Ortográfico: Assim que começo a escrever, estas duas páginas são quase abertas de imediato. Porque há sempre dúvidas que surgem - seja de escrita, de gramática ou de conjugação - e, portanto, gosto de estar bem informada e fundamentada.
Instagram: A conta do blogue é, essencialmente, uma ponte para As gavetas, por isso, nem sempre desenvolvo muito nas legendas. Além disso, permite-me melhorar a minha criatividade, conhecer novos pontos de vista e, até, conteúdos e explorar outros meios de comunicação.
Que aplicações/recursos utilizam?