MOLESKINE 2021 ||
O MELHOR DE JANEIRO

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de momentos colecionáveis»


Janeiro chegou com um traço de imprevisibilidade, porque, embora soubesse que não bastaria a passagem para um novo ano para ficarmos bem, acreditava que estaríamos a caminhar num sentido mais favorável - por esta altura, já deveria ser evidente que os nossos comportamentos têm consequências sociais. Honestamente, sinto que tenho aguentado bem este barco, mas, a meio, sucumbi à certeza que o cerco aperta e que há uma sensação de impotência paralisante. Mas continuo a remar, acalentando a esperança e, mais, contribuindo para que voltemos a respirar. Apesar de tudo, janeiro trouxe fragmentos muito especiais.


⚓ MOMENTOS
---------------------------

Crise de Identidade: Foi com um misto de surpresa, pânico e entusiasmo que recebi o convite da Sofia para participar no seu podcast. Num futuro bastante próximo, hei-de escrever melhor sobre esta experiência, mas posso adiantar que adorei! A prova disso é que estivemos à conversa durante uma hora e quarenta e um minutos para o episódio, mas redobramos o tempo com o pré e o pós gravação. O Zoom aproximou-nos e, assim, conseguimos falar sobre a minha infância, sobre a importância da cultura e da educação e, claro, sobre futebol - e o nosso Porto. Modéstia à parte, creio que ficou um belo momento.


Presidenciais: Votar é um direito - e um dever - essencial. E sinto que, particularmente, este ano teve um peso acrescido. Tal como mencionei nesta publicação, quero ser parte da solução, por isso, desloquei-me ao meu local de voto para o fazer em plena consciência.


Conversas de Miguxos: Os amigos são a âncora que nos ampara. E eu bem que já estava a precisar de aparvalhar com os meus. Felizmente, conseguimos reunir-nos numa vídeochamada e matar as saudades que há muito se tornaram inexplicáveis. No meio do caos, é bom sentir paz.


Voltamos ao confinamento e Como é Que o Bicho Mexe regressou para nos proporcionar um pouco de normalidade. Com um novo horário, tem sido uma lufada de ar fresco, mesmo quando se abordam temas mais sérios.


📚 LEITURAS
---------------------------

Filho da Mãe, Hugo Gonçalves

Minha Sombria Vanessa, Kate Elizabeth Russell

Série Afonso Catalão, Nuno Nepomuceno


A Casa e o Mundo, R. Tagore: Uma leitura às cegas, graças à Centésima Página, que me permitiu descobrir uma narrativa com três vozes. E é na alternância dos seus pontos de vista que vamos compreendendo a crença panteísta, os ecos da sociedade e os comportamentos distintos que coabitam na mesma casa. Além disso, é notório o profundo respeito pela vida humana e as consequências de sentimentos tão antagónicos. Com várias reflexões intrapessoais, A Casa e o Mundo apresenta um tom intimista, levando-nos a refletir sobre os valores que nos movem.


📺 Filmes & Séries
---------------------------

Cinquenta Sombras Livres: Ana e Grey estão numa fase mais madura da sua relação, embora regressem fantasmas do passado para os colocar à prova. Em simultâneo, há uma novidade que parece comprometer a estabilidade emocional e a confiança que foram fortalecendo. É certo que continua a não ser correta a abordagem de Christian, aliás, é totalmente condenável o seu comportamento obsessivo, contudo, as feridas antigas são percetíveis, condicionando-o. Neste último filme, que completa a trilogia d' As Cinquenta Sombras de Grey, o perigo é iminente, mas descobrimos uma Ana mais implacável e destemida - enquanto acompanhamos um Grey mais vulnerável. Com um final intenso - e uma parte revoltante -, talvez a redenção seja um caminho menos turvo e existam, de facto, pontes de perdão e de amor inquebráveis.

Filha da Lei: Há uma série de assassinatos violentos a acontecer em Lisboa e a equipa de Isabel Garcia, Inspetora-Chefe da Polícia Judiciária, ficou responsável pelos casos que têm vitimado mulheres. Entre a obsessão de encontrar um culpado - que, para Isabel, é óbvio quem é - e as pistas que os levam a lugar nenhum, existe uma aura misteriosa que nos faz duvidar de vários comportamentos. Em simultâneo, acompanhamos o desnorte de uma adolescente, que apenas procura a aprovação dos seus pais. Até ao momento, vi nove episódios e estou a achar interesse, embora tenha cenas um pouco exageradas.


✏ PUBLICAÇÕES
---------------------------

Cinco Desejos Para 2021


Há aspetos que, por enquanto, permanecerão guardados. No entanto, mantendo presente que não será uma falha, caso não os alcance [até porque não têm prazo], estes são os meus cinco desejos para 2021


A abordagem para 2021 será muito semelhante à do ano anterior. 
Para tal, criei um Bullet Journal 
que me auxiliará nesse processo e
 acompanhará esta viagem.



De Norte a Sul de Portugal, há livrarias que merecem paragens demoradas. E, embora a lista seja quase inesgotável, existem sete que estou mesmo muito ansiosa por conhecer ao vivo.



Investir naquilo que nos 
complementa é aconchegar o coração. 
Por isso, sempre que trabalho no e para o blogue, estas ferramentas 
são as minhas aliadas.



A minha escrita acolhe um super 
poder do qual não abdico. Porque fazê-lo à mão é criar um elo umbilical com as palavras, 
enquanto as desenho no papel. 



🍴 À MESA
---------------------------

Macarons: A delicadeza tem forma de um doce. E a verdade é que não lhes resisto. Recentemente, experimentei estes da Mercadona e fiquei fã. Dos cinco sabores disponíveis, o de limão foi o que me agradou menos, porque senti-o demasiado amargo. Por oposição - e compensação -, o de chocolate e o de pistachio são mesmo uma delícia. Repetirei!



📌 ENTRE LINHAS
---------------------------

Quem Manda no Meu Batom?: Um candidato a Presidente da República achou que tinha o direito de atacar outra candidata por causa da cor do batom que a mesma usa. A partir de uma experiência pessoal, a Sofia evidenciou bem qual deve ser a nossa posição perante situações de desrespeito como esta. Porque no nosso batom mandamos nós. Leiam.



📌 JUKEBOX
---------------------------

A surpresa: It's a Sin [Years & Years] 
Melhor duo: Já Nem Sei [Giant & Firgun] 
A diferentona: Lisabona [Plutónio] 
As favoritas: Froze [Hex], Vai Não Vai [Elisa Rodrigues] 
Artista Revelação: Firgun


Álbuns: Ato Isolado [Foque], Noite [Miguel Marôco], Talking Awkwardly To No One in Specific [João Borsch], Retrospective [Light Gun Fire], Encore [Capicua] e Uma Noite Romântica Com João Borsch [João Borsch].


🎥 VÍDEOS & PODCASTS
---------------------------

EP 218 - «Gleidson já tomou a vacina»: Já tinha saudades desta personagem na Informação Privilegiada, a rubrica de Luís Franco-Bastos na RFM. Rio-me sempre com os seus disparates [podem ouvir aqui].

Li, finalmente, a série Afonso Catalão, de Nuno Nepomuceno, e foi com particular interesse que escutei o podcast Os Ficheiros Catalão, porque permitiu-me aprofundar um pouco mais a história d' A Célula Adormecida e, inclusive, conhecer melhor o protagonista. Mais recentemente, aventurei-me n' O Assassino, protagonizado por uma das personagens apresentadas no livro A Morte do Papa. Recomendo ambos!


GRATIDÃO
---------------------------

Janeiro foi desafiante, sobretudo, emocionalmente. Contudo, reservou-me alguns apontamentos de esperança. E, por isso, estou grata por...

... Ter sido convidada pela Sofia para o seu podcast;

... Ter Como é Que o Bicho Mexe como companhia;

... Rever os meus, ainda que por vídeochamada;

... Saber que o meu primo está a recuperar.


Como foi o vosso mês?

Comentários

  1. Que início de ano intenso :) Não sabia que tinhas participado num podcast, vou ter que ouvir.

    Um excelente domingo, minha querida! Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na altura, acabei por partilhar apenas no instagram, mas sairá uma publicação mais detalhada :)

      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
  2. Aproveito para desejar um ótimo mês de fevereiro!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Eu adorei a tua conversa com a Sofia, parece que fiz parte dela, vocês leram-me os pensamentos 💙 Gostei tanto de te ouvir 🥰
    Por aqui Janeiro pareceu tão longo que mais pareceu um ano... venha Fevereiro com a sua breve paz 🌈

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico de coração cheio por saber isso, minha querida! Muito, muito obrigada 💙
      Espero que fevereiro te reserve muitas coisas maravilhosas, mereces

      Eliminar
  4. Que mês incrível! Que fevereiro seja fantástico! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  5. O meu mês foi incrível, mas também não haviam expectativas nenhumas, logo tudo o que tive foi um bónus gigante.
    Ainda não ouvi a vossa conversa no podcast, mas espero ouvi-lo em breve.
    Foi um mês marcante. Esperemos que fevereiro seja tão bom ou melhor. Assim espero. ✨🙏🏼 Grande beijinho e bom domingo 🌈🤍

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade, quando não elevamos as expectativas, acabamos por estar mais predispostos a acolher o que nos acontece
      Depois diz-me o que achaste :D
      Fico a torcer para que seja, minha querida!

      Eliminar
  6. Um mês em grande! Gostei muito de saber que participate num podcast realmente deve de ser uma aventura em grande! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo, sem dúvida! Estava muito nervosa, mas acho que valeu muito a pena :D

      Eliminar
  7. Ainda foi um mês cheio de coisas boas, mas espero que o novo seja cheio de momentos bons também
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Aconteceram momentos bons em Janeiro pra você, vamos orar pra que o novo mês aconteça coisas boas novamente bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  9. Continuo muito agradecida por teres conversado comigo, a gravar e sem estar a gravar! Também foi um dos pontos altos do meu mês. 💙


    A Sofia World

    ResponderEliminar
  10. O progresso segue em frente. Antes de alcançar o futuro, não seja interrompido. Para que os seus sonhos/planos possam ser realizados.

    Tenha uma boa noite Andreia. Proteja-se porque o inimigo invisível é malino!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de lutar sempre pelos nossos sonhos!

      Obrigada e igualmente, Edumanes!

      Eliminar
  11. Um mês cheio :).
    Tenho de ir ouvir o podcast.
    Que fevereiro, apesar da dureza deste segundo confinamento, seja leve e preenchido de bons momentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois diz-me o que achaste :)

      Desejo-te o mesmo, minha querida!

      Eliminar
  12. Janeiro foi aquele mês amargo que no fundo já esperávamos que fosse em certos pontos, porém temos sempre esperança não é? Ainda assim, houve coisas boas e fico mesmo feliz por teres tido muitas delas. No meio da escuridão há sempre uma luz <3
    Aproveito para te dar os parabéns pela Portugalid(Arte), pois tem sido um gosto ler e ver todas as partilhas que nos trazes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manter a esperança é mesmo fundamental, por muito que, por vezes, vacilemos! Muito, muito obrigada, minha querida. De coração *-*

      Eliminar

Enviar um comentário