ENTRELINHAS || O MACACO
BÊBEDO FOI À ÓPERA

Fotografia da minha autoria



«Da embriaguez à civilização»


As primeiras leituras do ano são sempre ponderadas, para iniciar com o pé direito. Porém, é evidente que esta seleção não dita o sucesso da caminhada literária - até porque a escolha depende do meu estado de espírito -, mas motiva-a com outra envolvência. Por isso, em 2020, reservei janeiro para me reencontrar com um dos meus autores favoritos - Afonso Cruz -, numa obra com um registo diferente do habitual.

«Somos o que sobra do bem, da euforia, da alegria esfuziante e insone»

O Macaco Bêbedo Foi à Ópera, que pertence à coleção Retratos da Fundação Francisco Manuel dos Santos, é um ensaio interessantíssimo sobre a presença do álcool na vida do ser humano. Embora, em Portugal, se privilegie mais o vinho, compreendemos que a cerveja funciona como pilar da civilização, atendendo a que apresenta um caráter direcionado para a socialização, para o estreitar de ligações e para a partilha. Assim, partindo da Teoria do Macaco Bêbado, explora a evolução da humanidade - no comportamento social e político - e das próprias bebidas alcoólicas, sempre com um discurso claro, objetivo e cómico.

«O álcool faz a magia de transformar uma pessoa 
desinteressante num sábio e um feio no cânone grego».

Nesta análise biológica - e, também, filosófica -, estabelecem-se pontes com a agricultura, com as consequências do consumo em excesso, com o processo de produção e, inclusive, com o sedentarismo. Em simultâneo, ficamos a conhecer a nossa história de outra perspetiva. Fundamentado com referências que nos despertam uma certa vontade de aprofundar mais o tema, O Macaco Bêbedo Foi à Ópera lê-se num par de horas, mas transborda de cultura - para amantes de cerveja e não só.

«[...] devemos a nossa existência a coisas boas, como o amor e a cerveja»


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. NUNCA li nada do Afonso Cruz, mas o título do livro é programa!!!
    Nunca encontrei um macaco bêbedo na ópera.
    AMANTE de cerveja aposta na leitura desse livro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como amante de cerveja, não desperdicei a oportunidade :D
      Sou suspeita, mas recomendo imenso os livros de Afonso Cruz

      Eliminar
  2. Fiquei muito curiosa com este livro, o tema é uma boa premissa e o facto de nunca ter lido nada do autor, aguça a minha curiosidade. Obrigada pela sugestão.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  3. Ainda não li este livro do Afonso Cruz.
    Continuação de boa semana e um Excelente Ano de 2021.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Deve ter uma historia bastante bonita, mas acho que nunca ouvi falar desse livro
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Não conheço o livro nem o autor.
    Mas pareceu-me interessante.
    Continuação de boa semana, querida amiga Andreia.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo imenso, Jaime! Confesso que não é o meu favorito dele, mas Afonso Cruz vale sempre a pena :)

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  7. Esta sugestao despertou a minha curiosidade so pelo titulo :)

    ResponderEliminar
  8. Fiquei curiosa e o melhor é que até o tenho na estante! :)

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia 😱! Mais um para a minha lista. 😂 acho que vou adorar ler sobre o tema. Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Já há algum tempo que o tenho na lista, mas ainda não o adquiri. Mas já ouvi o autor a falar sobre ele e, como sempre, despertou-me a curiosidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É diferente do que já tinha lido dele, mas muito interessante :)

      Eliminar

Enviar um comentário